Unicamp Diretoria Acadêmica

Perguntas Frequentes - Pós-Graduação Imprimir

Entrei na Unicamp como Estudante Especial e agora sou Estudante Regular. Como eu faço para Aproveitar as disciplinas que cursei antes?

Como faço para aproveitar disciplinas cursadas em outra Universidade no exterior?

Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?

Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?

O que é cancelamento de matrícula?

Quantos trancamentos eu posso fazer durante a Pós-Graduação?

Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?

Estou emitindo o meu Histórico Escolar e /ou Atestado de Matrícula mas ele aparece desatualizado. O que devo fazer? 

Qual a diferença entre os documentos impressos pelo estudante no site da DAC e os impressos pessoalmente no Atendimento da DAC?

Não consigo acessar meu webmail da DAC porque a caixa de entrada está lotada. Como fazer para apagar mensagens e voltar a utilizá-lo? 

Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?

Fiquei grávida e tive um bebê durante a Pós-Graduação. Posso solicitar licença-maternidade?

Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer? 

Meu prazo de integralização vencerá mas não conseguirei fazer a Defesa de Tese a tempo. O que posso fazer?

 

Entrei na Unicamp como Estudante Especial e agora sou Estudante Regular. Como eu faço para Aproveitar as disciplinas que cursei antes?

O estudante pode solicitar o Aproveitamento de Estudos de disciplinas cursadas ou não na Unicamp junto à Coordenação de seu curso. Para isso, deve entregar na Secretaria de Pós-Graduação de sua unidade o formulário de Aproveitamento de Estudos preenchido, junto com o Histórico Escolar e Programa das Disciplinas cursadas. Caso sejam disciplinas cursadas na Unicamp, basta a apresentação do Histórico Escolar/Certificado de Estudos. A análise é feita pelo Orientador e pelo Coordenador do Curso. Em caso de aprovação, a própria Coordenadoria envia o documento para a DAC.

Como faço para aproveitar disciplinas cursadas em outra Universidade no exterior?

O procedimento é o mesmo dos demais tipos de aproveitamento. A única diferença é que os documentos emitidos no exterior deverão estar legalizados e traduzidos. Para maiores detalhes, consulte documentos produzidos no exterior.

Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?

Período de Matrícula é o prazo estipulado no Calendário Escolar em que o estudante solicita matrícula em disciplinas específicas para cursar durante o período letivo vigente. O requerimento de matrícula é feito pelo estudante no site da DAC, na área de acesso restrito do estudante (Serviços Acadêmicos). As matrículas devem ser feitas pelo estudante após a consulta ao Caderno de Horários e levando em consideração a Proposta de Currículo Pleno do Curso, bem como as reservas de turma e cursos.

Adequação de Matrícula é o período estipulado no Calendário Escolar em que as Coordenadorias de Curso “atuam” nos requerimentos feitos pelos estudantes, quando necessário. É nesse período que os Coordenadores de Curso analisam a  existência de vaga nas turmas, a reserva dos cursos e dão as autorizações de Viola Vaga e Viola Reserva. Esse período consta no Calendário Escolar para que os estudantes saibam em que momento os Coordenadores podem fazer os ajustes necessários mas é um período voltado exclusivamente para ação das Coordenações.

Alteração de Matrícula é o período em que o estudante pode fazer modificações em sua grade de horários para o semestre vigente, sendo permitida a inclusão e/ou exclusão de disciplinas bem como a troca de turmas (permuta). No período de Alteração de Matrícula as reservas de curso ou turma não são mais válidas, cabendo ao Coordenador do Curso que oferece a disciplina autorizar ou não as matrículas em caso de Viola Vaga / Viola Reserva.

Importante lembrar que o acesso ao sistema de Alteração de Matrícula é feito por um link diferente do qual é feito a matrícula no período regular. No Período de Matrícula, usamos o link de Serviços Acadêmicos e em seguida “Requerimento de Matrícula”. No período de Alteração, usamos o próprio sistema de Alteração de Matrícula.

Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?

Existem dois termos distintos:

O trancamento de matrícula é o trancamento do semestre, quando o estudante não cursará nenhuma disciplina, podendo, entretanto, continuar a usar os restaurantes e bibliotecas. O trancamento não significa perda de vínculo com a Universidade, mas apenas que o estudante não está assistindo aulas naquele período letivo.

A desistência de disciplina é quando o estudante pretende deixar de frequentar uma ou mais disciplinas, mas não todas as quais está matriculado. A desistência de matrícula em disciplina pode ser realizada apenas uma vez em cada disciplina.

É responsabilidade do estudante ficar atento aos prazos estipulados no Calendário Escolar para que não se confunda com relação às datas limites definidas para cada uma das atividades.

O que é cancelamento de matrícula?

O Cancelamento de Matrícula é a perda total do vínculo do estudante com a Unicamp, nas formas previstas no Regimento Geral da Pós-Graduação.

Também pode ser solicitado pelo estudante através de formulário impresso entregue no Atendimento da DAC. Após solicitar o Cancelamento de Matrícula, o estudante poderá ser readmitido no Programa somente através de um novo processo de seleção.

Quantos trancamentos eu posso fazer durante a Pós-Graduação?

O estudante pode solicitar, mediante formulário entregue no Atendimento da DAC, até dois trancamentos durante a Pós-Graduação, consecutivos ou não. Durante o semestre “trancado”, o estudante não pode cursar disciplinas, se submeter ao Exame de Qualificação ou defender dissertação/tese, mas pode continuar utilizando os restaurantes e bibliotecas da Unicamp.

O trancamento só pode ser solicitado caso o tempo restante para conclusão do curso seja igual ou maior ao tempo que o estudante permanecerá afastado das atividades acadêmicas.

O estudante da Pós pode solicitar os dois trancamentos em um único formulário, sem ter a necessidade de entregar um segundo formulário após os primeiros seis meses. O formulário precisa conter os carimbos e assinaturas do Professor Orientador, do Coordenador da Comissão do Programa e do Coordenador Geral da CPG e deve ser entregue no Atendimento da DAC.

Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?

Não existe “destrancamento de matrícula”. O trancamento de semestre efetivado é “válido” até o próximo período de matrícula, quando o estudante deve fazer as matrículas em disciplinas no site da DAC ou solicitar novo trancamento mediante formulário entregue no Atendimento da DAC (apenas nos casos em que não tenha solicitado dois períodos de trancamentos consecutivos).

No caso da Pós-Graduação, a partir do 2º semestre do curso o estudante é automaticamente matriculado na Disciplina-Tese (Tese de Mestrado/Tese de Doutorado, podendo ter um código diferente em cada faculdade ou instituto). Assim, caso não tenha disciplinas para cursar no retorno do trancamento, não é necessário fazer requerimento de matrícula.

Estou emitindo o meu Histórico Escolar e /ou Atestado de Matrícula mas ele aparece desatualizado. O que devo fazer?

Ao solicitar o Atestado de Matrícula, o estudante deve sempre solicitar uma versão atualizada, clicando na mensagem “Solicitar Nova Versão”, conforme a foto abaixo.

No caso de Histórico Escolar, o estudante deve, antes de emitir o documento, clicar na mensagem “Solicitar Histórico Atualizado”, conforme a foto.

Caso não clique nessas mensagens, o Atestado e Histórico serão emitidos contendo as informações presentes na última atualização, podendo estar desatualizados.

Qual a diferença entre os documentos impressos pelo estudante no site da DAC e os impressos pessoalmente no Atendimento da DAC?

Ambos os documentos são válidos como original. Os Atestados de Matrícula e Históricos Escolares impressos pelo estudante no “Acesso aos Serviços Acadêmicos” possuem um código de autenticidade passível de verificação online pela pessoa e/ou empresa que o receber. O estudante pode imprimir até cinco (5) vias de cada documento pelo site.

No Atendimento da DAC (atendimento presencial) o estudante tem direito a uma impressão gratuita de cada documento por semestre. Caso o estudante necessite de mais de uma via impressa, deverá fazer o depósito da taxa correspondente de acordo com a tabela de valores correntes, disponível no site da DAC (verifique aqui) e apresentar o comprovante impresso no momento da solicitação.

Obs: Não serão aceitos depósitos realizados por envelope nos caixas eletrônicos.

Transferências tipo DOC são permitidas

Não consigo acessar meu Webmail da DAC porque a caixa de entrada está lotada. Como fazer para apagar mensagens e voltar a utilizá-lo?

O estudante que está com sua caixa de mensagens do e-mail institucional da DAC lotada, não recebe mais mensagens até que seja liberado espaço. Para conseguir efetuar a “limpeza” da caixa de entrada, o estudante deve enviar um email - pode ser de email particular - para equipe@ccuec.unicamp.br . A equipe do Centro de Computação irá efetuar a expansão da cota do estudante por uma semana para que ele apague as mensagens sem importância, propagandas e outras mensagens que considere que possam ser apagadas. Após esse período, a cota do estudante voltará ao normal e ele poderá realizar o redirecionamento de email para um email pessoal ou mesmo para seu email com domínio ra@g.unicamp.br

Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?

É de responsabilidade da Coordenação do Curso de oferecimento da disciplina em questão enviar à DAC, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar, o formulário de Retificação de Nota e Frequência. Ao estudante cabe apenas informar o Professor da disciplina sobre a nota equivocada constante no Histórico Escolar e aguardar que a retificação seja efetuada.

Fiquei grávida e tive um bebê durante a Pós-Graduação. Posso solicitar licença-maternidade?

Oficialmente não existe licença-maternidade para estudantes da Pós-Graduação. Porém, a partir da Instrução Normativa CCPG nº 001/2015, de Novembro de 2015, a estudante que teve o parto durante o período regulamentar do curso pode solicitar a prorrogação de seu prazo de integralização por até 180 (cento e oitenta) dias.

A estudante ou seu representante legal (mediante procuração) deve encaminhar à CPG de seu Instituto ou Faculdade a solicitação por escrito com ciência e concordância do Orientador, impreterivelmente até 30 dias após o nascimento da criança, junto com original e cópia simples da Certidão de Nascimento da criança, ou cópia autenticada. Após análise da solicitação pela respectiva CPG, a unidade de ensino encaminhará a documentação à Diretoria Acadêmica, para que seja efetuada a prorrogação do prazo final de integralização da estudante.

Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer?

Caso o estudante deva se ausentar nas aulas por um período, ele ou um procurador legal (munido de procuração simples ou autenticada) deve entrar em contato diretamente com o Professor responsável pela disciplina e /ou Coordenador do Curso. A justificativa de faltas é feita diretamente junto ao Professor e /ou Coordenador e a DAC não participa do processo. Não é necessário entregar nenhum documento na DAC.

No caso de atestados ou relatórios médicos que solicitam o afastamento do estudante de suas atividades acadêmicas por determinado período de tempo, o estudante ou procurador legal pode solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares, que é o processo em que o estudante pode realizar atividades acadêmicas atribuídas pelo professor como forma de compensar sua ausência às aulas.

O Regime de Exercícios Domiciliares pode ser solicitado também por estudantes durante a gestação e amamentação de recém-nascido. Para mais informações consulte Exercícios Domiciliares/Prorrogação Maternidades.

É de responsabilidade do estudante entrar em contato com os professores para solicitar o envio do conteúdo, cabendo à DAC encaminhar e formalizar a documentação do processo de Exercícios Domiciliares. Cabe aos professores e à Coordenação do Curso a análise de cada caso, lembrando que o pedido pode não ser aceito por um ou mais professores no caso de disciplinas com conteúdo prático.

Meu prazo de integralização vencerá mas não conseguirei fazer a Defesa de Tese a tempo. O que posso fazer?

Após ter a matrícula cancelada por Tempo de Integralização Excedido, o estudante pode solicitar, segundo o Regimento Geral da Pós-Graduação, o religamento de sua matrícula para Defesa de Tese, conhecido como “Religamento por Artigo 15”. Para isso, é necessário que o estudante tenha cumprido todos os requisitos para a Defesa, que são:

A solicitação de religamento deve ser feita pelo estudante direto na Secretaria de Pós-Graduação de sua unidade e, no caso de deferimento, a própria CPG envia à DAC a documentação necessária. O novo prazo para defesa é de até seis meses e nesse período o estudante não pode cursar disciplinas, podendo, contudo, utilizar normalmente os restaurantes e bibliotecas da Unicamp.


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