Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?
O que significa Viola Vaga? E Viola Reserva?
O que é Pré-Requisito? E Pré-Requisito Parcial? E Pré-Requisito Especial?
Solicitei a matrícula em disciplinas mas o sistema aponta “Conflito de Horários”. O que posso fazer?
Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?
Como eu faço para solicitar Matrícula Fora do Prazo?
A desistência de matrícula em disciplinas diminuirá meu Coeficiente de Rendimento (CR)?
O que é cancelamento de matrícula?
Quantos trancamentos eu posso fazer durante a graduação?
O que é o Trancamento Automático?
Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?
Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer?
Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?
O que acontecerá com os alunos que só obtiveram conceitos neste semestre? Como ficará o CR deles?
E o CRP? O que acontecerá com os alunos que só obtiveram conceitos neste semestre?
Se o aluno exclui uma nota do seu CR, como isso afetará o seu CRP?
E como ficará a situação dos ingressantes se eles só obtiverem conceito?
É possível dar um exemplo desse cálculo com base nas notas do vestibular?
Há também um cálculo do CR de ingressantes por vestibular?
E como ficará o Coeficiente de Progressão (CP) dos alunos que só obtiverem conceitos?
PERGUNTAS FREQUENTES
O que acontecerá com os alunos que só obtiveram conceitos neste semestre? Como ficará o CR deles?
Será igual ao do semestre anterior.
Se toda a turma do aluno só tiver obtido conceito, o CRP de todos os integrantes dessa turma permanecerá o mesmo do semestre anterior. Mas se parte dos professores responsáveis por disciplinas dessa turma tiverem empregado nota, o CRP de todos será modificado.
O CRP desse aluno que só obteve conceito em 2020/1, nesse caso, será calculado com base no seu CR do semestre anterior, comparado com o CRM (CR médio) da turma em 2020/2 e dividido pelo Desvio Padrão, segundo o cálculo usual do CRP (CRP = (CR - CRM) / DP).
Se o aluno exclui uma nota do seu CR, como isso afetará o seu CRP?
O CR usado para calcular seu CRP será aquele sem a nota que foi excluída.
E como ficará a situação dos ingressantes se eles só obtiverem conceito?
Os ingressantes, de modo geral, não têm CR. Se toda a turma for avaliada por conceito, eles permanecerão assim.
No entanto, ingressantes do vestibular COMVEST, Indígena, Olímpico e ENEM têm o seu CRP baseado no artigo 41 §3º do Regimento Geral dos Cursos de Graduação. O Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) inicial para esses ingressantes é definido como (NPO-500)/100, onde NPO corresponde à Nota Padronizada do concurso vestibular recebida pelo aluno. Portanto, todos que ingressarem desse modo e tiverem NPO declarado terão CRP. Além deles, os ingressantes por retorno para concluir nova habilitação e os ingressantes por reabertura de matrícula também terão CRP.
Nesse caso, será calculado um CRP para esse estudante com base nas suas notas do vestibular, de acordo com o cálculo que apresentamos acima. Esse CRP é calculado dessa maneira: NPO (Nota Padronizada de Opção do vestibular) – 500 dividido por cem (NPO-500)/100).
É possível dar um exemplo desse cálculo com base nas notas do vestibular?
Isso depende da nota de cada candidato.
EX1: NPO = 601,10 ⇒ CRP = 601,10 - 500 / 100 = 1,011
EX2: NPO = 458,10 ⇒ CRP = 458,10 - 500 / 100 = - 0.419
Há também um cálculo do CR de ingressantes por vestibular?
O CR só é calculado quando o aluno tem notas inseridas no histórico escolar. Assim, se ele não tiver obtido notas no primeiro semestre, seu CR será indefinido.
Há, contudo, retorno para conclusão de uma nova habilitação ou reabertura de matrícula. Neste caso, todas as disciplinas dos períodos anteriores que originaram o retorno ou a reabertura são considerados para o cálculo do CR.
Não temos como calcular o CR se não tiverem sido inseridas notas nas disciplinas dos alunos. O CR se mantém, portanto, indefinido. Exceto para os casos dos quais já falamos acima: retorno para conclusão de uma nova habilitação ou reabertura de matrícula.
E como ficará o Coeficiente de Progressão (CP) dos alunos que só obtiverem conceitos?
O CP continuará progredindo. Basta o aluno ter sido aprovado nas disciplinas (por conceito ou nota), para que o CP reflita a quantidade de créditos cumpridos pelo aluno, em sua relação com o total exigido para a conclusão da graduação.
O cálculo do Coeficiente Médio das turmas não muda. Ele é baseado no CR de cada aluno que compõe a turma. Se o CR de algum aluno foi modificado, o CR médio também muda.
Sim. É isso mesmo. Apenas as notas que computam o CR serão usadas para calcular o CR médio da turma.
Seria possível nos apresentar uma simulação da seguinte situação?
- Uma turma tem apenas uma disciplina com nota. O CRM da turma é 7.8. Um aluno que tem CR 8 tirou nota 6.5 nessa disciplina e, por isso, pediu a exclusão da nota dele dessa disciplina do CR dele. A nota média dos alunos dessa disciplina foi de 8,5. Como era o CRP desse aluno antes (2019/2) e como ficará agora (2020/1)?
O CR e o CR Médio da turma na graduação variam entre 0 e 1 e uma forma simples de entender a dinâmica do cálculo é que se a Nota na disciplina / 10 for maior ou igual que o CR do aluno, o seu CR irá aumentar ou permanecer igual. Caso contrário, irá diminuir.
O mesmo se aplica ao CR médio: se o CR final do aluno for maior ou igual ao CR médio da turma, o CR médio da turma irá aumentar ou permanecer igual. Caso contrário, irá diminuir.
Essa dinâmica e os cálculos não mudaram com as mudanças durante a pandemia. O que mudou é que as disciplinas que compõem o cálculo do CR podem a vir a ser desconsideradas, se tiverem sido cursadas em 1S2020.
Perguntas Frequentes - Graduação
Qual a diferença entre Período de Matrícula, Adequação de Matrícula e Alteração de Matrícula?
Período de Matrícula é o prazo estipulado no Calendário Escolar em que o estudante solicita matrícula em disciplinas específicas para cursar durante o período letivo vigente. O requerimento de matrícula é feito pelo estudante no site da DAC, na área de acesso restrito do estudante (Serviços Acadêmicos). As matrículas devem ser feitas pelo estudante após a consulta ao Caderno de Horários e levando em consideração a Proposta de Currículo Pleno do Curso, bem como as reservas de turma e cursos.
Adequação de Matrícula é o período estipulado no Calendário Escolar em que as Coordenadorias de Curso “atuam” nos requerimentos feitos pelos estudantes, quando necessário. É nesse período que os Coordenadores de Curso analisam a existência de vaga nas turmas, a reserva dos cursos e dão as autorizações de Viola Vaga e Viola Reserva. Esse período consta no Calendário Escolar para que os estudantes saibam em que momento os Coordenadores podem fazer os ajustes necessários, mas é um período voltado exclusivamente para ação das Coordenações.
Alteração de Matrícula é o período em que o estudante pode fazer modificações em sua grade de horários para o semestre vigente, sendo permitida a inclusão e/ou exclusão de disciplinas bem como a troca de turmas (permuta). No período de Alteração de Matrícula as reservas de curso ou turma não são mais válidas, cabendo ao Coordenador do Curso que oferece a disciplina autorizar ou não as matrículas em caso de Viola Vaga / Viola Reserva. Importante lembrar que o acesso ao sistema de Alteração de Matrícula é feito por um link diferente do qual é feito a matrícula no período regular. No Período de Matrícula, usamos o link Acesso aos Serviços Acadêmicos e em seguida “Requerimento de Matrícula”. No período de Alteração, usamos o próprio sistema de Alteração de Matrícula.
O que significa Viola Vaga? E Viola Reserva?
Viola Vaga é o termo usado para registrar que uma determinada turma (de disciplina) está com todas as vagas disponíveis preenchidas (de acordo com o Caderno de Horários). É de responsabilidade do Coordenador do Curso que oferece a disciplina autorizar ou não a violação da vaga, permitindo assim que a turma em questão tenha mais estudantes inscritos do que o número oferecido de vagas.
Viola Reserva é o termo usado para registrar que uma determinada disciplina está reservada prioritariamente para um determinado curso e/ou turma. É de responsabilidade do Coordenador do Curso que oferece a disciplina autorizar ou não a matrícula de um estudante de outro curso/turma. Por exemplo, o Coordenador pode permitir ou não que um estudante do curso 08 (Engenharia Agrícola) curse uma disciplina reservada para o Curso 04 (Física) OBS: Exemplo apenas hipotético.
Sim, porém não se assegura o direito à vaga em qualquer disciplina/turma.
O que é Pré-Requisito? E Pré-Requisito Parcial? E Pré-Requisito Especial?
Pré-requisitos são condições consideradas indispensáveis para a matrícula em disciplinas. Os Pré-requisitos são estipulados pela Coordenação de cada curso e não podem ser “quebrados”, isto é, não é possível a matrícula em disciplinas sem que o pré-requisito seja atendido pelo estudante.
Pré-Requisito Parcial é a disciplina ou conjunto de disciplinas em que o estudante pode ter sido reprovado por nota mas não por frequência. O estudante deve obter média final maior ou igual a 3,0 (três) e frequência mínima de 75% para matricular-se em outra disciplina.
Pré-Requisito Especial é um pré-requisito que não está ligado diretamente a conclusão de uma ou mais disciplinas específicas, podendo ser autorização especial da coordenadoria do Curso (AA200) ou a exigência de Coeficiente de Progressão mínimo (AA4nn). Exemplo: para cursar determinada disciplina, o estudante deve ter completado, no mínimo, 45% do curso, sendo o Pré-Requisito o código AA445.
Solicitei a matrícula em disciplinas mas o sistema aponta “Conflito de Horários”. O que posso fazer?
O horário de disciplinas é estipulado pelas Coordenadorias de Curso e inserido no sistema de matrícula, que não permite a inscrição em disciplinas oferecidas no mesmo horário. O estudante deve procurar turmas que não conflitam horários ou se programar para cursar as disciplinas em semestres diferentes.
Qual a diferença entre trancamento de matrícula e trancamento de disciplina?
Existem dois termos distintos:
O trancamento de matrícula é o trancamento do semestre, quando o estudante não cursará nenhuma disciplina, podendo, entretanto, continuar a usar os restaurantes e bibliotecas. O trancamento não significa perda de vínculo com a Universidade, mas apenas que o estudante não está assistindo aulas naquele período letivo.
A desistência de disciplina é quando o estudante pretende deixar de frequentar uma ou mais disciplinas, mas não todas as quais está matriculado. A desistência de matrícula em disciplina pode ser realizada apenas uma vez em cada disciplina.
É responsabilidade do estudante ficar atento aos prazos estipulados no Calendário Escolar para que não se confunda com relação às datas limites definidas para cada uma das atividades.
Como eu faço para solicitar Matrícula Fora do Prazo?
O termo “Matrícula fora do prazo” é um termo equivocado usado por muitos estudantes. Na prática, a matrícula em disciplinas não pode ser realizada fora dos prazos estipulados em Calendário Escolar, que devem ser rigorosamente seguidos. Em casos de excepcionalidade comprovada, os estudantes podem requerer recurso para solicitação “fora do prazo”. Entretanto, todas as solicitações são analisadas individualmente, caso a caso, e podem ser deferidas (aceitas) ou indeferidas (negadas).
É responsabilidade do estudante ficar atento aos prazos estipulados no Calendário Escolar para que não se confunda com relação às datas limites definidas para cada uma das atividades.
A desistência de matrícula em disciplinas diminuirá meu Coeficiente de Rendimento (CR)?
A desistência de matrícula em disciplina, solicitada e aceita no período estabelecido no Calendário Escolar, não entra no cálculo do Coeficiente de Rendimento. Apenas disciplinas em que o estudante obteve situação 'aprovado' e 'reprovado' entram no cálculo desse índice.
Sim, a desistência de matrícula em disciplina é permitida uma única vez e, nesse caso, o estudante ainda não usufruiu deste direito.
O que é cancelamento de matrícula?
O Cancelamento de Matrícula é a perda total do vínculo do estudante com a Unicamp, nas formas previstas no Regimento Geral de Graduação.
Também pode ser solicitado pelo estudante através de formulário impresso entregue no Atendimento da DAC. Após solicitar o Cancelamento de Matrícula, o estudante só poderá realizar novo ingresso por uma das formas previstas pelo Regimento Geral de Graduação (Vestibular, Vagas Remanescentes, Processo Seletivo de Vagas Adicionais).
Quantos trancamentos eu posso fazer durante a graduação?
O estudante pode solicitar, mediante formulário entregue no Atendimento da DAC, até dois trancamentos durante a Graduação, consecutivos ou não. Durante o semestre “trancado”, o estudante não pode cursar disciplinas mas pode continuar utilizando os restaurantes e bibliotecas da Unicamp.
Vale ressaltar que estudantes Ingressantes por Vestibular Nacional, Vagas Remanescentes e Reingresso em curso diferente do anterior não podem solicitar trancamento de matrícula nos dois primeiros semestres após o ingresso, conforme o Regimento Geral da Graduação.
O que é o Trancamento Automático?
Trancamento Automático ou Ex officio é um trancamento "preventivo" feito pelo sistema da DAC para aqueles estudantes que não solicitaram matrícula em disciplina nos períodos de Matrícula ou Alteração de Matrícula. O estudante que "entrar" no Trancamento Automático precisa comparecer pessoalmente à DAC no prazo estipulado no Calendário Escolar para solicitar o trancamento do semestre. Do contrário, ele terá sua matrícula cancelada por abandono de curso.
Atenção! O sistema só faz o trancamento automático uma única vez. Caso o estudante deixe de fazer as matrículas nos períodos estipulados no Calendário Escolar em qualquer outro semestre, ele terá sua matrícula cancelada por abandono de curso “direto”, sem trancamento automático e sem prazo para regularizar a situação antes do desligamento.
Tranquei um semestre do curso. Como faço para destrancar minha matrícula?
Não existe “destrancamento de matrícula”. O trancamento de semestre efetivado é “válido” até o próximo período de matrícula, quando o estudante deve fazer as matrículas em disciplinas no site da DAC ou solicitar novo trancamento mediante formulário entregue no Atendimento da DAC.
Jubilamento é um termo usado por muitos estudantes e que corresponde ao Cancelamento de Matrícula. O estudante da Unicamp pode ter sua matrícula cancelada pelos motivos previstos no Artigo 49 do Regimento Geral da Graduação.
O cancelamento de matrícula por CPE não faz mais parte do Regimento Geral de Graduação. Entretanto, o estudante precisa estar atento para não ter sua matrícula cancelada por Projeção ou Integralização Excedida.
A Projeção é um cálculo aproximado do tempo (em semestres) que o estudante ainda PRECISARÁ para concluir seu curso, levando em consideração o oferecimento das disciplinas e a cadeia de pré-requisitos. Já o Limite de Integralização é o período máximo efetivo que o estudante tem para se formar. Se a Projeção for MAIOR do que o Limite de Integralização, o estudante terá sua matrícula cancelada. Por isso, é muito importante que o estudante esteja sempre ciente dos prazos de sua vida acadêmica.
Ao solicitar o Atestado de Matrícula, o estudante deve sempre solicitar uma versão atualizada, clicando na mensagem “Solicitar Nova Versão”.
No caso de Histórico Escolar, o estudante deve, antes de emitir o documento, clicar na mensagem “Solicitar Histórico Atualizado”.
Caso não clique nessas mensagens, o Atestado e Histórico serão emitidos contendo as informações presentes na última atualização, podendo estar desatualizados.
Ambos os documentos são válidos como original. Os Atestados de Matrícula e Históricos Escolares impressos pelo estudante no “Serviços Acadêmicos” possuem um código de autenticidade possível de verificação online pela pessoa e/ou empresa que o receber. O estudante pode imprimir até cinco (5) vias de cada documento pelo site.
No Atendimento da DAC (atendimento presencial) o estudante tem direito a uma impressão gratuita de cada documento por semestre. Caso o estudante necessite de mais de uma via impressa, deverá fazer o depósito da taxa correspondente de acordo com as taxas de serviços pagos, disponível no site da DAC e apresentar o comprovante impresso no momento da solicitação.
Obs: Não serão aceitos depósitos realizados por envelope nos caixas eletrônicos.
Transferências tipo DOC são permitidas.
O estudante que está com sua caixa de mensagens do e-mail institucional da DAC lotada, não recebe mais mensagens até que seja liberado espaço. Para conseguir efetuar a “limpeza” da caixa de entrada, o estudante deve enviar um email - pode ser de email particular - para equipe@ccuec.unicamp.br . A equipe do Centro de Computação irá efetuar a expansão da cota do estudante por uma semana para que ele apague as mensagens sem importância, propagandas e outras mensagens que considere que possam ser apagadas. Após esse período, a cota do estudante voltará ao normal e ele poderá realizar o redirecionamento de email para um email pessoal ou mesmo para seu email com domínio ra@g.unicamp.br
Tive um problema de saúde e recebi um atestado médico. O que devo fazer?
Não existe abono de faltas por motivo de saúde de acordo com o Regimento Geral da Graduação. Caso o estudante deva se ausentar nas aulas por um período, ele ou um procurador legal (munido de procuração simples ou autenticada) deve entrar em contato diretamente com o Professor responsável pela disciplina e /ou Coordenador do Curso. A justificativa de faltas é feita diretamente junto ao Professor e /ou Coordenador e a DAC não participa do processo. Não é necessário entregar nenhum documento na DAC.
No caso de atestados ou relatórios médicos que solicitem o afastamento do estudante de suas atividades acadêmicas por determinado período de tempo, o estudante ou procurador legal pode solicitar o Regime de Exercícios Domiciliares, que é o processo em que o estudante pode realizar atividades acadêmicas atribuídas pelo professor como forma de compensar sua ausência às aulas.
O Regime de Exercícios Domiciliares também é previsto no Regimento Geral da Graduação para estudantes durante a gestação e amamentação de recém-nascido. Para mais informações consulte Abono de faltas/Exercícios Domiciliares.
É de responsabilidade do estudante entrar em contato com os professores para solicitar o envio do conteúdo, cabendo à DAC encaminhar e formalizar a documentação do processo de Exercícios Domiciliares. Cabe aos professores e à Coordenação do Curso a análise de cada caso, lembrando que o pedido pode não ser aceito por um ou mais professores no caso de disciplinas com conteúdo prático.
Meu Professor inseriu uma nota errada no sistema da DAC. O que devo fazer?
É de responsabilidade da Coordenação do Curso de oferecimento da disciplina em questão enviar à DAC, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar, formulário de Retificação de Nota e Frequência. Ao estudante cabe apenas informar o Professor da disciplina sobre a nota equivocada constante no Histórico Escolar e aguardar que a retificação seja efetuada.