Unicamp Diretoria Acadêmica

Matrícula em Disciplinas Imprimir

A matrícula em disciplinas deve ser efetuada a cada período letivo, pela internet, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. É um ato de inteira responsabilidade do estudante e de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica.

A não realização de matrícula em disciplinas a cada período letivo implica no cancelamento do vínculo com a Universidade.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral de Graduação, Capítulo III - Da Matrícula, Seções de I a III.

Procedimentos

Ao efetuar a matrícula em disciplinas, o estudante deve:

O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno. 

Acesse o tutorial aqui.

Para saber os motivos pelos quais a matrícula em disciplinas pode ser negada, conheça as mensagens do relatório de matrícula, clique aqui.


Alteração de Matrícula

É a inclusão e/ou exclusão de disciplinas na matrícula ou a mudança de turma em disciplina que o estudante já está matriculado.

Para mudança de turma através de permuta, não existindo vaga, o Sistema de Controle Acadêmico não solicita autorização para a Coordenadoria de curso. Neste caso, o estudante permanece na turma em que já está matriculado. Somente é possível a permuta de turmas em que hajam vagas.

Caso o estudante tente trocar de disciplina/turma por meio das operações excluir e incluir, não havendo vaga na disciplina/turma desejada, o aluno perde a matrícula na disciplina excluída.

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo III - Da Matrícula, Seção IV - Da Alteração de Matrícula

Procedimentos

Para efetuar a alteração de matrícula, o aluno deve:

Acesse o tutorial aqui.

Períodos de processamento de Alteração de Matrícula em Graduação

Durante o período de Alteração de Matrícula o sistema estará fechado para processamento nos horários:

Data
Horário
Evento
A partir do 2º dia - até o final da atuação dos docentes das 06h00 às 06h59
Validação com atribuição de vagas
das 12h00 às 12h59
Validação com atribuição de vagas
das 17h00 as 17h59
Validação com atribuição de vagas


Prioridades de Matrícula

É a ordem em que são classificadas as solicitações de matrícula para o preenchimento das vagas em uma determinada disciplina/turma.

O Sistema de Controle Acadêmico efetua a matrícula em disciplina/turma, até o limite máximo de vagas determinado, segundo as prioridades estabelecidas no Regimento Geral dos Cursos de Graduação, Capítulo III - Da Matrícula, Seção III - Das Vagas e do Processamento das Matrículas em Disciplinas

Solicitação em turma reservada para curso do aluno:


Fase
Adiantado
Obrigatória
9
6
Eletiva
8
5
Extracurricular
1
1

Solicitação em turma não reservada para curso do aluno:


Fase
Adiantado
Obrigatória
7
3
Eletiva
4
2
Extracurricular
0
0

Os números nas tabelas indicam a prioridade da solicitação do aluno, com 9 (nove) indicando a maior prioridade e 0 (zero) a menor.

Em caso de solicitações de mesma prioridade na tabela acima, as solicitações serão ordenadas em ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) do estudante solicitante.

Após o processamento das matrículas, a DAC encaminhará às Unidades de Ensino relatório final de demanda, a fim de que sejam tomadas providências em relação à adequação das vagas inicialmente oferecidas em cada disciplina/turma. As Unidades de Ensino podem remanejar os alunos inscritos em disciplinas de sua responsabilidade, para melhor redistribuição das vagas oferecidas em cada turma.

De posse das informações fornecidas pelas Coordenadorias de curso, a DAC disponibiliza os relatórios de matrícula para conhecimento dos alunos.


Autorização de Matrícula

É um procedimento efetuado via web, pelas Coordenadorias de curso, quando o Sistema de Controle Acadêmico detecta a necessidade de autorização durante o processamento do requerimento de matrícula. Pode ocorrer nos seguintes casos:

Na elaboração dos horários, as Coordenadorias de curso devem informar à DAC quais professores podem conceder autorizações de matrícula.

Procedimentos

Para avaliar e autorizar matrículas em disciplinas, os professores indicados pelas Coordenadorias de curso devem acessar SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica.


Atividades Multidisciplinares

São disciplinas especialmente planejadas para ampliar a interação do estudante com o mundo, podendo ou não fazer parte do elenco de disciplinas dos cursos de Graduação da Unicamp.

Todas as Atividades Multidisciplinares oferecidas constam no Caderno de Horários, divididas por Unidade responsável e por período de oferecimento. As ementas podem ser encontradas no Catálogos de cursos.

Para cursar as disciplinas de trabalho comunitário, os estudantes devem ter interesse em desenvolver atividades junto à comunidade, enriquecendo assim sua formação, através do desenvolvimento de seu potencial individual.

O professor que desejar oferecer Atividades Multidisciplinares deve solicitar seu oferecimento à Coordenadoria de Graduação do curso, no prazo estabelecido para elaboração dos horários das disciplinas.

Procedimentos

A matrícula em Atividades Multidisciplinares é realizada da mesma forma que das demais disciplinas. O estudante deve acessar os sistemas de  Matrícula ou Alteração de Matrícula nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.


Turma Especial I e II

São disciplinas oferecidas no período regular e que dispensam frequência mínima. Podem se matricular estudantes regulares que tenham tido frequência mínima obrigatória na mesma disciplina pelo menos uma vez, mas não tenham alcançado nota final de aprovação.

O(a) aluno(a) poderá se matricular em Turmas Especiais I e II somente se a disciplina correspondente for obrigatória para a integralização do respectivo curso de graduação.

A Turma Especial I contará com trabalhos programados e, no mínimo, 2 (duas) provas a serem realizados no decorrer do período letivo regular.

A Turma Especial II contará com a aplicação de, no mínimo, 2 (duas) provas no decorrer do semestre, sendo uma aplicada obrigatoriamente no último mês do período letivo.

O estudante poderá cursar Turmas Especiais I ou II, no máximo, em duas disciplinas simultaneamente e não poderá cursar, concomitantemente, disciplinas que delas dependam, ressalvadas as disposições do Regimento Geral de Cursos de Graduação - Capítulo II - Seção V no que se refere a Pré-Requisito Parcial.

A não aprovação em Turmas Especiais I ou II será computada como nova reprovação na disciplina para todos os fins, inclusive para cálculo do CR.

A matrícula e entrega final de notas das Turmas Especiais I e II deverão observar as mesmas datas das demais disciplinas do período letivo, conforme estabelecido no respectivo Calendário Escolar, inclusive a realização de Exame.

Mais informações podem ser obtidas na Portaria GR n° 086/98, de 06/05/98.

Procedimentos

O estudante deve acessar os sistemas de Matrícula ou Alteração de Matrícula nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.


Compartilhar: