Matrícula em disciplinas é um ato de responsabilidade do estudante, de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica. Deve ser efetuada a cada período letivo, via web, nos prazos previstos pelo Calendário Escolar.
A não efetivação da matrícula em disciplinas, para determinado período letivo regular, causa o cancelamento da matrícula na Universidade.
Ao efetuar a matrícula em disciplinas, o estudante deve:
O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno.
Acesse o tutorial aqui.
O requerimento a ser processado será sempre o último enviado pelo estudante. Para conhecer as mensagens do relatório de matrícula, clique aqui.
É o período em que o estudante pode realizar a inclusão e/ou exclusão de disciplinas na matrícula ou, ainda, a mudança de turma em disciplina que o estudante já está matriculado.
Para mudança de turma por meio de permuta, não existindo vaga, o Sistema de Controle Acadêmico solicita autorização para a Coordenadoria de Pós-Graduação. Caso não seja autorizada a troca de turma, o estudante permanece na turma em que já está matriculado.
Caso o estudante tente trocar de disciplina/turma por meio das operações excluir e incluir, não havendo vaga na disciplina/turma desejada, o estudante perde a matrícula na disciplina excluída.
Para efetuar a alteração de matrícula, o estudante deve:
Nota: Somente é possível a permuta de turmas em que existam vagas.
Períodos de processamento de alteração de matrícula da Pós-Graduação
Durante o período de Alteração de Matrícula o sistema estará fechado para processamento nos horários:
Período normal
Data
|
Horário
|
Evento
|
A partir do 2º dia - até o final da atuação dos docentes | das 07h00 às 07h59
|
Validação com atribuição de vagas |
das 12h00 às 12h59
|
Validação com atribuição de vagas
|
|
das 19h00 as 19h59
|
Validação com atribuição de vagas |
Período de férias
Data
|
Horário
|
Evento
|
Todos os dias - da solicitação dos alunos até o final da atuação dos docentes | das 07h00 às 07h59
|
Validação com atribuição de vagas
|
das 12h00 às 12h59
|
Validação com atribuição de vagas
|
|
das 19h00 às 19h59
|
Validação com atribuição de vagas |
É a ordem em que são classificadas as solicitações de matrícula para o preenchimento das vagas em uma determinada disciplina/turma.
O Sistema de Controle Acadêmico efetua a matrícula do estudante em cada disciplina/turma, até o limite máximo de vagas, segundo a sequência das prioridades definidas abaixo:
É um procedimento efetuado via web, pelas Coordenadorias de Pós-Graduação, quando o sistema detecta a necessidade de autorização durante o processamento do requerimento de matrícula. Pode ocorrer nos seguintes casos:
Na elaboração dos horários, as Coordenadorias de Pós-Graduação devem informar à DAC quais os docentes que podem conceder autorizações de matrícula.
Para avaliar e autorizar matrículas em disciplinas, os docentes indicados pelas Coordenadorias de Pós-Graduação devem acessar o SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica.
O(a) estudante deverá entrar em contato com a unidade de ensino responsável pela disciplina. Os documentos de vínculo com a instituição de origem e visto de estrangeiro, se for o caso, deverão ser encaminhados à secretaria responsável pela disciplina.