Unicamp Diretoria Acadêmica

Matrícula em Disciplinas Imprimir

Matrícula em disciplinas é um ato de responsabilidade do estudante, de fundamental importância para manutenção de sua vida acadêmica. Deve ser efetuada a cada período letivo, via web, nos prazos previstos pelo Calendário Escolar.

A não efetivação da matrícula em disciplinas, para determinado período letivo regular, causa o cancelamento da matrícula na Universidade.

Procedimentos

Ao efetuar a matrícula em disciplinas, o estudante deve:

O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno. 

Acesse o tutorial aqui.

 

O requerimento a ser processado será sempre o último enviado pelo estudante. Para conhecer as mensagens do relatório de matrícula, clique aqui.


Alteração de Matrícula

É o período em que o estudante pode realizar a inclusão e/ou exclusão de disciplinas na matrícula ou, ainda, a mudança de turma em disciplina que o estudante já está matriculado.

Para mudança de turma por meio de permuta, não existindo vaga, o Sistema de Controle Acadêmico solicita autorização para a Coordenadoria de Pós-Graduação. Caso não seja autorizada a troca de turma, o estudante permanece na turma em que já está matriculado.

Caso o estudante tente trocar de disciplina/turma por meio das operações excluir e incluir, não havendo vaga na disciplina/turma desejada, o estudante perde a matrícula na disciplina excluída.

Procedimentos

Para efetuar a alteração de matrícula, o estudante deve:

Nota: Somente é possível a permuta de turmas em que existam vagas.

Períodos de processamento de alteração de matrícula da Pós-Graduação

Durante o período de Alteração de Matrícula o sistema estará fechado para processamento nos horários:

Período normal

Data
Horário
Evento
A partir do 2º dia - até o final da atuação dos docentes das 07h00 às 07h59
Validação com atribuição de vagas
das 12h00 às 12h59
Validação com atribuição de vagas
das 19h00 as 19h59
Validação com atribuição de vagas

Período de férias

Data
Horário
Evento
Todos os dias - da solicitação dos alunos até o final da atuação dos docentes das 07h00 às 07h59
Validação com atribuição de vagas
das 12h00 às 12h59
Validação com atribuição de vagas
das 19h00 às 19h59
Validação com atribuição de vagas


Prioridades de Matrícula

É a ordem em que são classificadas as solicitações de matrícula para o preenchimento das vagas em uma determinada disciplina/turma.

O Sistema de Controle Acadêmico efetua a matrícula do estudante em cada disciplina/turma, até o limite máximo de vagas, segundo a sequência das prioridades definidas abaixo:

  1. estudantes ingressantes cujo coeficiente de rendimento:
    1. ainda não pode ser determinado, em disciplinas da unidade do curso do estudante
    2. já pode ser determinado, em disciplinas da unidade do curso do estudante
    3. ainda não pode ser determinado, em disciplinas de outra unidade
    4. já pode ser determinado, em disciplinas de outra unidade
  2. estudantes já matriculados anteriormente à matrícula atual, cujo coeficiente de rendimento:
    1. ainda não pode ser determinado, em disciplinas da unidade do curso do estudante
    2. já pode ser determinado, em disciplinas da unidade do curso do estudante
    3. ainda não pode ser determinado, em disciplinas de outra unidade
    4. já pode ser determinado, em disciplinas de outra unidade
  3. estudantes especiais


Autorização de Matrícula

É um procedimento efetuado via web, pelas Coordenadorias de Pós-Graduação, quando o sistema detecta a necessidade de autorização durante o processamento do requerimento de matrícula. Pode ocorrer nos seguintes casos:

Procedimentos

Na elaboração dos horários, as Coordenadorias de Pós-Graduação devem informar à DAC quais os docentes que podem conceder autorizações de matrícula.

Para avaliar e autorizar matrículas em disciplinas, os docentes indicados pelas Coordenadorias de Pós-Graduação devem acessar o SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica. 

Disciplina Eventual

O(a) estudante deverá entrar em contato com a unidade de ensino responsável pela disciplina. Os documentos de vínculo com a instituição de origem e visto de estrangeiro, se for o caso, deverão ser encaminhados à secretaria responsável pela disciplina.




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