Entende-se por Dissertação de Mestrado o trabalho supervisionado que demonstre capacidade para a investigação científica, tecnológica ou artística em determinada área do conhecimento.
Entende-se por Tese de Doutorado o trabalho supervisionado que resulte em contribuição original e inovadora em determinada área do conhecimento.
Para obter o grau de Mestre ou de Doutor, o estudante deverá realizar, pelo menos, dois tipos de atividade: cursar as disciplinas exigidas pelo Programa estipulado por sua Unidade de Ensino; ser aprovado no(s) Exame(s) de Qualificação e elaborar uma Dissertação ou Tese.
O currículo a ser desenvolvido pelo aluno, em atividades de disciplinas e pesquisa, será definido pelo Regulamento do Programa a partir do Catálogo de Pós-Graduação.Também o(s) Exame(s) de Qualificação será(ão) estabelecido(s) no Regulamento do Programa, com normas e conteúdos aprovados pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Unidade.
Só estará apto à defesa da Dissertação ou da Tese o estudante que cumprir, segundo o Regimento Geral da Pós-Graduação, as seguintes exigências:
I - ter demonstrado aptidão em línguas estrangeiras, escolhidas por critérios de relevância para a área de conhecimento, segundo critérios definidos no Regulamento do Programa
II - totalizar os créditos exigidos no Regulamento do Programa, fixados no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação
III - ser aprovado no(s) Exame(s) de Qualificação, segundo as normas e conteúdos estabelecidos no Regulamento do Programa.
Outras exigências poderão ser estabelecidas no Regulamento do Programa.
Em caso de reprovação no Exame de Qualificação, o estudante poderá repeti-lo uma única vez.