Integralização de um curso é quando o estudante cumpre todas as exigências fixadas no Catálogos de cursos.
O sistema de integralização adotado pela Universidade é o de crédito e matrícula por disciplina.
O relatório de Integralização Curricular é publicado na web semestralmente, constando a relação de disciplinas cursadas com suas respectivas informações - se é obrigatória, eletiva ou extracurricular, créditos e nota obtida -, as disciplinas em que o estudante está matriculado atualmente, as disciplinas que ainda precisam ser cursadas e o prazo máximo para conclusão do curso, dentre outras informações.
O estudante pode consultar esse documento no site da DAC > e-DAC > Documentos > Documentos do aluno.
São os tempos mínimo e máximo que o estudante dispõe para a conclusão do curso. O tempo mínimo é igual ao número de períodos fixados pelas Unidades de Ensino na proposta para o cumprimento do Currículo Pleno. O tempo máximo corresponde à soma do tempo mínimo e mais 50% desse período (exemplo: para um curso de 08 semestres de período mínimo, o prazo máximo seria de 12 semestres).
Do tempo máximo de integralização deve ser subtraído o tempo referente a aproveitamento de estudos, dispensas de disciplinas e teste de proficiência. Isso quer dizer que o período máximo pode ser menor do que o estipulado inicialmente quando o estudante solicitar aproveitamento e/ou teste de proficiência.
Caso o estudante solicite trancamento de semestre, o prazo máximo de integralização será acrescido do mesmo número de períodos letivos em que a matrícula esteve trancada. Isso quer dizer que o período máximo será maior que o estipulado inicialmente quando o estudante solicitar trancamento de semestre.
O estudante pode verificar seu prazo de integralização no site da DAC, em Integralização Curricular, após logar em Serviços Acadêmicos.