Quadro de Vagas
O Quadro de Vagas é uma aplicação que faz parte do Processo de Catálogo e as informações são inseridas manualmente por um usuário com perfil DAC/DIA.
Cada curso de graduação tem o número de vagas regulares definidos e aprovados pela Congregação das Faculdades ou Institutos, devendo contar também com aprovação em Deliberações CEPE e CONSU.
Para atualizar este quadro, a cada ano, o usuário DAC acessa as informações que são publicadas pela COMVEST, que divulga quantas vagas regulares são oferecidas por cada curso para ingresso por Vestibular Unicamp-VU, bem como as vagas regulares e adicionais que serão oferecidas para as modalidades Olimpíadas Científicas- VOC e Vestibular Indígena.
O número de vagas regulares oferecidas por cada curso, geralmente, não muda de um ano para o outro. Mas, variações no preenchimento dos campos podem ocorrer, tendo em vista que as modalidades Vestibular Indígena, Olímpiadas Científicas e ENEM podem fazer uso destas vagas, conforme o que for aprovado internamente na Congregação das Faculdades/Institutos.
Por exemplo: O curso de Administração historicamente oferece 180 vagas regulares. Porém, algumas destas vagas poderão ser destinadas aos ingressos por modalidades diferentes do Vestibular UNICAMP-VU.
Vagas Regulares =180
É interessante observar que o quadro acomoda as informações de vagas de outras formas de ingressos, cujos números não são deduzidos das vagas regulares. Nesta situação temos o número de vagas que cada curso disponibiliza para os alunos concluintes do PROFIS (Resolução GR 041/2019).
O levantamento do número de vagas PEC-G é feito pela DAC-DIA, área DAC responsável por informar ao MEC o número de vagas que cada curso disponibiliza para esta forma de ingresso .
Quando a coordenadoria informa à DAC de que disponibilizará vagas cortesias para alunos do convênio PEC-G, a equipe DAC DIA insere o número informado no campo correspondente. E é muito importante destacar que as vagas PEC-G são oferecidas a título de cortesia pela coordenadoria de graduação, não sendo portanto, deduzidas/acrescentadas dos números de vagas regulares.
Quadro de Vagas e Relatório de Demanda
Independente de as vagas de cada curso serem ou não regulares, o sistema se utiliza de todas as informações constantes no quadro para calcular a demanda de cada disciplina que figura como sendo de primeiro semestre nas propostas de cumprimento de currículo dos cursos de graduação.
Por isso é muito importante que as informações do quadro de vagas sejam preenchidas corretamente.
A demanda de vagas de ingressantes é um número estático, ou seja, esse número não sofre interferência de outros fatores ao longo do período de planejamento do oferecimento, como acontece com a demanda de disciplinas de alunos veteranos.
Para fazer o planejamento de oferecimento, o coordenador deve-se atentar à demanda de vagas de ingressantes.
Um erro que tem acontecido com frequência é a coordenadoria de graduação não se atentar ao número que consta na demanda de disciplinas para ingressantes e por isso não ajustar o número de vagas nas turmas que são reservadas para esse público.
Essa inobservância impacta na atividade DAC de fazer a reserva de vagas para os alunos ingressantes, cuja aplicação considera o número de vagas de cada curso no quadro e o número de vagas oferecidas de cada disciplina que o aluno ingressante precisa cursar no primeiro semestre.
Se o número de vagas oferecidas for menor que o número de ingressantes que precisam cursá-la, a aplicação não conseguirá concluir a reserva de vagas.
Vale enfatizar que a aplicação de “reservar vagas para ingressantes” é utilizada pela DAC somente após o término do período de acesso às coordenadorias à edição do oferecimento. No caso de constatar que o número de vagas oferecidas está abaixo do número de ingressantes, a DAC precisará entrar em contato com a coordenadoria de graduação responsável pela disciplina e informar sobre a divergência de informações. Para a correção do problema, a coordenadoria de graduação deve enviar um ofício solicitando que a DAC altere o número de vagas no oferecimento. Por isso, é imprescindível que, no período de elaboração do horário, cada coordenadoria de graduação verifique atentamente se as vagas que estão sendo oferecidas encontram-se em conformidade com a demanda de ingressantes e veteranos.
Quadro de Vagas Versus Vagas para Remanejamento Interno e Vagas para Processo Seletivo Aberto (Vagas Remanescentes)
No início da abordagem sobre quadro de vagas, foi esclarecido que o quadro de vagas é uma aplicação do catálogo.
Esta ferramenta calcula quantas das vagas regulares disponibilizadas estão ocupadas e quantas estão ociosas.
Descrever como é feito o cálculo do levantamento de vagas do Remanejamento Interno e Vagas Remanescentes