O período estabelecido no Calendário Escolar de Graduação para o início do planejamento do oferecimento do primeiro semestre letivo, antecede o momento em que o catálogo do próximo ano conta com todas as aprovações das Subcomissões de Catálogo e CCG. Porém, coincide com o prazo em que o catálogo já conta com as aprovações das Congregações das unidades responsáveis por cada curso.
Para que seja possível iniciar o planejamento do oferecimento do primeiro semestre, é imprescindível contar com as informações da proposta de cumprimento de currículo do catálogo que ainda está em fase de aprovação, bem como das informações atualizadas que foram inseridas no quadro de vagas.
Por esse motivo, uma das etapas essenciais de preparação para o ambiente de oferecimento, é a efetivação antecipada de catálogo, solicitada pela equipe DAC/DIA.
Com tal antecipação, todas as informações já são disponibilizadas para o planejamento do oferecimento, para a composição das grades e para o desafio de preparar a “reserva de vagas para os ingressantes”
A efetivação definitiva somente acontece após os processos de catálogo contarem com as aprovações da Comissão Central de Graduação-CCG, podendo assim o catálogo ser publicado.
Uma vez publicado, o catálogo deixará de ser tratado como “Proposto” e será considerado “Catálogo Vigente”.