Edição das Turmas das Disciplinas no Oferecimento – Quais as alterações que podem ser feitas durante o período de elaboração
Legenda:
11.1- Número de Vagas- A coordenadoria define o número de vagas de cada turma de disciplina, conforme o planejamento de alunos de quais cursos e ano de catálogo essa turma de disciplina deverá atender.
11.2- O número mínimo de vagas poderá ser informado como condição para que a turma da disciplina seja oferecida.
11.3- Realocação Automática: O Parágrafo 5º do Artigo 41 do Regimento Geral de Graduação dispõe que as matrículas efetuadas em disciplinas/turmas com a mesma reserva serão reclassificadas em ordem decrescente de Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP). As matrículas serão redistribuídas turma a turma, sendo o primeiro classificado na primeira turma, o segundo na segunda turma, e assim sucessivamente, até a última turma. Ao final dessa sequência, o procedimento será repetido em ordem inversa, até se esgotarem as matrículas efetuadas nesse grupo de turmas.
Desta forma, quando a coordenadoria de graduação opta pelo N (NÃO) no campo de Realocação Automática, a turma da disciplina em questão fica fora desta redistribuição de matrículas.
Trata-se de uma informação utilizada no processo de matrícula, não tendo qualquer relação com a alocação automática de salas.
11.4- Liberação de Matrícula : É um campo que viabiliza a permissão de matrícula pela coordenadoria aos alunos que não tiverem a disciplina como obrigatória em suas propostas de cumprimento de currículo.
11.5- Aceita PED - Informação de extrema importância no momento em que os candidatos ao PED fazem suas inscrições. O sistema apresenta o “Default” PED SIM, ou seja, para evitar maiores transtornos no período de inscrição, todas as disciplinas oferecidas estão com SIM para aceitação de PED. Cabe ao coordenador/secretário alterar essa informação no oferecimento no caso de a coordenadoria considerar que a turma não poderá aceitar PED.
11.6- Aceita Estudante Especial - Também variável conforme a decisão da coordenadoria em aceitar ou não Estudante Especial na turma da disciplina. O “default “é NÃO.
O importante é a coordenadoria/secretaria ter essa clareza e alterar o default conforme decisão da unidade, antes do término do período do planejamento do oferecimento.
Tem sido expressivo número de recursos de Estudantes Especiais que tiveram requerimento de matrícula NEGADO, porque a informação foi inserida de forma incorreta no oferecimento.
11.7. Número de Matriculados - Trata-se de um campo não editável, cujo preenchimento é feito pelo sistema após o processamento dos requerimentos de matrículas ou no momento em que a DAC-DIA efetua a reserva de vagas para alunos ingressantes.
11.8- Tipo de Quinzena: Campo não Editável, o Sistema considera as informações cadastradas no Catálogo.
11.9- Oferecimento- Trata-se de um campo de preenchimento automático. O sistema considera as informações inseridas no horário de oferecimento. Para as disciplinas/turmas, cujos horários de início de oferecimento estão compreendidos entre 08h00 às 17h00, o sistema considera como sendo de oferecimento DIURNO. Turmas com informação de horário a partir das 18h00 são consideradas de oferecimento NOTURNO.
O sistema utiliza esta informação para verificar se a turma está sendo oferecida no turno do curso do aluno.
A grade aponta erros em situações nas quais a disciplina da proposta de cumprimento de currículo de um determinado catálogo está inserida no oferecimento, mas em horário diferente do período do curso. Ex… disciplina de um curso integral sendo oferecida somente no período noturno.
11.10- Horário FIxo- O sistema preenche esse campo com a informação “Possui” todas as vezes que a turma da disciplina está com reserva para cursos de responsabilidade de outras coordenadorias.
Essa informação é utilizada para impedir que ocorra alteração de horário ou mesmo exclusão de uma reserva sem o consentimento dos coordenadores responsáveis pelos cursos que possuem reserva para a turma em questão.
11.11-Carga Didática
Embora o acesso para atualização destas informações permaneça disponível até às vésperas do período de entrada de notas do semestre que está sendo elaborado, é muito importante que o preenchimento destes campos aconteça durante a elaboração do oferecimento, pois a publicação do Caderno de Horários já deve informar quais os docentes atuarão como responsáveis ou participarão da disciplina ao longo do semestre.
Vale destacar :
Apenas o professor indicado como responsável terá acesso para inserir notas e frequência dos alunos matriculados;
A responsabilidade pelas disciplinas deverá ser sempre atribuída a um docente Unicamp, podendo os colaboradores serem mencionados na carga didática como “participantes”
O RAD- Relatório de Atividade Docente - utiliza as informações inseridas nestes campos;
Somente é possível inserir como participantes na carga didática, colaboradores cujos credenciamentos estejam dentro do prazo da validade.
O acesso à edição da carga didática é disponibilizado aos usuários com perfil de secretaria, coordenadores de cursos e DAC.
Sobre os Vetores
Carga Didática Dividida no Vetor das Disciplinas, existindo os vetores:
Teórico - “campo que expressa o equivalente em horas semanais presenciais definidas pela relação, em tempo integral, entre professores e alunos, com exposição” . No vetor Teórico, é inserida a carga didática a um professor por vez, devendo as horas inseridas serem condizentes com o vetor.
Prático - “campo que expressa o equivalente em horas semanais que envolvem efetivamente alunos e professores, em tempo integral, no desenvolvimento prático dos conteúdos”. No vetor Prático e Laboratório pode ser inserido mais de um professor em sala de aula ao mesmo tempo, conforme as necessidades didáticas da disciplina. A carga didática é contabilizada para todos os docentes inseridos.
Particularidades do Vetor de Carga Horária Prática:
Total de Grupos;
Número Total de Semanas por Grupos,
Quantidade de Grupos para cada Docente;
Número de Semana Por Grupos.
Na validação, o número Total dividido pelo número de grupos deve ser igual à soma do Vetor Prático com o Laboratório.
Laboratório - campo que expressa o equivalente em horas semanais que envolvem efetivamente alunos e professores, em tempo integral, no desenvolvimento prático dos conteúdos, dentro de um ambiente projetado e adequado para esse fim, onde se incluem os laboratórios científicos, experimentais, corporais, computacionais, palco, campo experimental e outras atividades definidas a critério da CCG;
Orientação - campo que expressa o equivalente em horas semanais nas quais os alunos desenvolvem atividades com autonomia, sem a presença do docente - A inserção da carga didática neste vetor acontece apenas para registro, não sendo contabilizadas as horas como carga didática para os docentes mencionados.
11.12- Horário de Oferecimento
São os campos nos quais devem ser inseridas as informações dos horários em que as aulas das disciplinas/turmas estão planejadas dentro da grade. Deve ser composto pelo total de horas semanais constantes no vetor SL.
A indicação das salas de aulas nas quais as disciplinas/turmas serão ministradas, também devem ser inseridas durante o período de elaboração, tão logo seja definido o número de vagas que cada turma oferecerá.
A aplicação faz uma consistência de todos os dados que forem inseridos nestes campos.
O campo Sala de Aula - SL indica o total de horas semanais realizadas em salas de aula ou laboratórios, para fins de administração dos espaços formais de atividades de ensino. Ele representa a soma dos números de horas semanais das atividades nos vetores T + L a serem efetivamente realizadas em salas de aula ou laboratórios. A critério da unidade, o número de horas aula no campo P poderá ser incluído na somatória do campo SP
É interessante destacar que é no catálogo que acontece a definição dos vetores das disciplinas. O sistema de oferecimento utiliza as informações estabelecidas em catálogo.
11.13-Salas de Aulas
As informações referentes à capacidade das salas de aulas de cada instituto/faculdade são inseridas pela DAC mediante à informações fornecidas pelas unidades de ensino.
Atualizações possíveis:
Dimensão (Largura X Comprimento) - Condição que pode ser alterada em decorrência de reformas das salas nas unidades de ensino/Ciclo Básico;
Voltagem- Condição que pode ser alterada em decorrência de reformas das salas nas unidades de ensino/Ciclo Básico;
Permite Reserva - Situação de Permissão que deve ser definida na unidade de ensino, com aprovação na Congregação da unidade;
Permite Projeção- Condição que pode ser alterada em decorrência de reformas das salas nas unidades de ensino/Ciclo Básico;
Permite Pré-Alocação- Situação de Permissão que deve ser definida na unidade de ensino, com aprovação na Congregação da unidade. As salas com permissão de Pré-alocação permitem que os usuários com perfil de secretaria/DAC consigam inserir nelas as turmas das disciplinas do oferecimento em planejamento.
Permite Alocação Automática- Situação de Permissão que deve ser definida na unidade de ensino, com aprovação na Congregação da unidade. As salas com permissão de alocação automática, quando sem informação de pré-alocação no período de oferecimento, são consideradas para acomodar turmas de disciplinas de responsabilidade da unidade ou de outras, após a execução da rotina de alocação automática que deve acontecer ao término do período de adequação de Vagas/Turma
Atualizações que necessitam de um olhar mais cuidadoso:
Código da Sala - Trata-se de um campo que não permite alteração, pois é um campo chave no banco de dados que reúne todas as informações da sala. Se a unidade, por algum momento, necessitar alterar o código da sala, a orientação é que seja inativada a sala atual e cadastrada uma nova sala;
Nome da Sala - O campo da “Nome da Sala” é editável com acesso ao usuário com perfil DAC, porém essas alterações devem ser feitas com muito cuidado, devendo limitar-se a pequenas correções;
Tipo de Sala - Também é um campo editável para o usuário com perfil DAC, cuja solicitação de alteração deve ser apresentada em documento com a aprovação da Congregação da unidade. São informações consideradas no Anuário Estatístico da Universidade e o histórico deve estar rigorosamente documentado.
11.14-Disciplinas Quinzenais
O semestre é dividido em semanas, podendo as disciplinas, conforme definição em catálogos, serem de oferecimentos semanais ou quinzenais.
A distribuição da carga horária no oferecimento, considera :
Carga horária Total da Disciplina/15 =
Por exemplo: Uma disciplina semanal com 02 créditos, 30 horas, pode ser inserida no oferecimento das seguintes formas:
01 encontro semanal de 02 horas ( 02 X 15 = 30)
02 encontros semanal de 01 horas (02 X 15=30)
Uma disciplina com as mesmas 30 horas, mas com oferecimento quinzenal, exige que a carga inserida no oferecimento seja duplicada, pois apesar de o semestre contar com 15 semanas, o conteúdo das disciplinas quinzenais deverá ser ministrado em 7 ½ semanas.
01 encontro quinzenal de 04 horas (04 x 7,5 =30)
02 encontros quinzenal de 02 horas ( 04 X 7,5=30)
É muito importante a definição do tipo de quinzena da disciplina no catálogo: quinzenal ímpar ou quinzenal par. Geralmente as coordenadorias utilizam a combinação para disciplinas que se complementam, mas é muito importante estar atento para que as disciplinas complementares não sejam oferecidas na mesma quinzena. Por exemplo:
Química Teórica- Quinzenal Par
Química Experimental - Quinzenal Ímpar
Se a coordenadoria não se atentar para a quinzena (par ou ímpar) e definir por exemplo, que as duas são de oferecimento no mesmo tipo de quinzena, teremos um conflito de horário no oferecimento.
11.15- Disciplinas Substitutivas
Algumas coordenadorias de graduação criam novas disciplinas e inserem no catálogo uma relação de equivalência com disciplinas que deixarão de ser oferecidas.
No entanto, as disciplinas que não serão mais oferecidas constam na proposta de cumprimento de currículos de catálogos que ainda estão vigentes.
Mesmo existindo uma relação de equivalência declarada em catálogo, o sistema precisa ser informado de que deverá considerar a disciplina nova (equivalente que foi criada) e não a que consta na proposta de cumprimento de currículo. Se essa informação não for inserida, ao gerar a grade, o sistema acusará um erro por “disciplina não oferecida”
Para informar o sistema da substituição, é necessário acessar:
Ao confirmar a disciplina substitutiva, as grades não mais apresentarão erros decorrentes da ausência da disciplina do currículo no oferecimento.
11.16-Inserção de Acompanhamentos em Turmas de Disciplinas – Quando é possível fazer?
O Sistema de Gestão Acadêmica- SIGA permite que turmas de disciplinas da graduação aconteçam concomitantemente com disciplinas do nível Pós-Graduação que possuam conteúdos semelhantes.
Esta prática geralmente é adotada quando um mesmo docente precisa ministrar a disciplina nos dois níveis
Os alunos da Pós-Graduação efetuam a matrícula na sigla da disciplina da Pós-graduação e os da graduação na disciplina de graduação. As duas turmas se acompanham no decorrer do semestre e ao final, no período de entrada de notas, cada aluno terá no histórico o registro da disciplina de seu nível.
Apenas as disciplinas de graduação permitem a inserção de acompanhamento. Por isso, quando a coordenadoria da Pós-Graduação define que haverá acompanhamento com uma disciplina da graduação, deve solicitar ao funcionário da secretaria de graduação para que a inserção seja inserida. E é importante enfatizar que não acontecem acompanhamento entre duas disciplinas do nível Pós-Graduação, pois não existem equivalências automáticas, declaradas em catálogo entre disciplinas da Pós-Graduação.
Diferente do que acontece na Pós-Graduação, na graduação há a possibilidade de duas disciplinas diferentes se acompanharem, desde que haja uma relação de continência/equivalência entre elas. Somente nestes casos, o usuário com perfil de secretaria consegue inserir o acompanhamento.
Turmas diferentes de uma mesma disciplina podem se acompanhar também e esse recurso é bastante utilizado, principalmente para facilitar o gerenciamento das atividades no Google Classroom.
11.17-Reservas para cursos e anos de catálogo/turmas nas disciplinas oferecidas
Aos coordenadores de graduação é disponibilizado o recurso de definir para quais cursos e anos de catálogo uma determinada turma de disciplina deverá ser reservada.
Seja pela necessidade de agrupar alunos de cursos de uma determinada área do conhecimento, cuja abordagem deva apresentar algumas especificidades ou para limitar o número de vagas da turma para um público seleto, pode-se indicar para quais cursos e anos de catálogo a turma da disciplina estará reservada.
Quando é inserida apenas a informação do curso, sem especificar ano de catálogo, alunos de quaisquer catálogos dos cursos listados poderão requerer e conseguir matrícula na turma da disciplina, desde que obviamente tenham cumprido os pré-requisitos das mesmas.
É interessante destacar que a possibilidade de “reservar” vagas de uma turma para um grupo “seleto” não desobriga a coordenadoria de graduação de propiciar que toda a demanda de alunos em fase ou defasados tenham a oportunidade de requerer matrícula
Ao inserir uma reserva no oferecimento para um curso sob a responsabilidade de outra coordenadoria, altera-se automaticamente o status do campo “Horário Fixo” de Não para Sim.
Após inserida a reserva para curso sob responsabilidade de outra coordenadoria, a mesma somente poderá ser excluída mediante atuação na notificação (que será gerada quando solicitar a exclusão da reserva) pela outra coordenadoria.
Alterações nos horários de oferecimento de uma disciplina com “Horário Fixo =Sim” só serão efetivadas após TODAS as coordenadorias responsáveis por cursos que constam na reserva da turma darem seu aval na aplicação de Notificações. Se uma única coordenadoria rejeitar a mudança de horário o sistema não irá efetuar essa alteração
No caso de algum curso/ ano de catálogo constante da demanda ficar fora da indicação da reserva, as grades destes cursos apresentarão erros.
Por exemplo:
Os alunos do curso de Engenharia Mecânica que ingressaram no primeiro semestre de 2021 precisarão cursar, segundo a proposta de seu currículo, a disciplina MA311 em 01S2022.
Acontece que no momento de inserir o ano de reserva no oferecimento, a coordenadoria responsável pela disciplina MA311 inseriu o curso 10, ano de catálogo 2022.
Desta forma, somente os alunos do catálogo 2022 conseguirão requerer matrícula na turma da disciplina.
Mas esse tipo de erro é detectado na grade, conforme abaixo:
E a grade explícita a informação de que a disciplina consta no oferecimento, porém com a reserva incorreta:
Um detalhe interessante, é que ao inserir a reserva em uma determinada turma de disciplina, o sistema exibe a opção de informar se a reserva será mantida ou não no período de adequação de vagas/turmas.
O Default do preenchimento do Campo é N (Não) o que significa que todas as reservas inseridas permanecerão durante o período de adequação de vagas/turmas.
Se a coordenadoria alterar a informação do campo para S (SIM), no período de adequação de vagas/turmas as reservas inseridas no período de oferecimento serão desconsideradas, podendo a turma da disciplina receber requerimentos de alunos de cursos que não estão no escopo da reserva.
11.18-Verificação de Grades
No item 10 informamos que as grades podem ser geradas pelos usuários com perfil de secretaria/coordenadoria desde o início do período da elaboração do oferecimento.
A sugestão é de que sejam geradas novas grades a cada alteração no oferecimento, pois as grades exibem o seguintes erros:
- Conflitos de Horários;
- Reservas Incorretas;
- Ausências de disciplinas obrigatórias no oferecimento.
São erros graves, que se não corrigidos, impedirão que os alunos consigam efetuar matrícula em disciplinas que constam nas propostas de seus currículos.
11.19- Validação dos Oferecimentos Informados
Além da verificação pelo recurso de “Gerar Grades”, o Sistema de Gestão Acadêmica-SiGA disponibiliza um recurso de verificação mais completa : “Validar Oferecimentos Informados”
A verificação das grades propicia identificar conflitos de horários, erros nas reservas inseridas e ausência de oferecimento de disciplinas obrigatórias, mas não mostra se as turmas que foram inseridas, realmente constarão na Publicação do Caderno de Horário. Isso porque, se por acaso o usuário não tiver inserido o número de vagas na turma, deixando o campo com 0, a grade não exibirá erros, mas os alunos não conseguirão requerer matrícula na turma e a turma não constará na Publicação.
Por isso é importante fazer a “Validação dos Oferecimentos Informados” e se atentar a cada detalhe exibido na tela de validação:
11.20- Validar Carga Didática
O recurso de Validar a Carga Didática permite identificar ausência de informações nos vetores das disciplinas, colaboradores que estão com credenciamentos vencidos e todo tipo de inconsistência que acarretará em transtornos no decorrer do semestre, cujo oferecimento está sendo elaborado.
Assim posto, ressaltamos que a aplicação deve ser utilizada por todos os colaboradores que atuam diretamente no planejamento do oferecimento.
Ao desconsiderar a importância da utilização desta ferramenta, a coordenadoria/secretaria de graduação está ampliando as possibilidades de necessitar que a DAC faça correções em carga didática, após o término do período de atuação das unidades.
11.21 Notificação de Horário
Tão importante quanto gerar e verificar grades a cada sequência de alterações inseridas é gerenciar as Notificações de Horários.
Trata-se de uma ferramenta de comunicação entre as coordenadorias que utilizam as disciplinas umas das outras.
Alterações como alterar horário/ excluir reservas geram notificações para as coordenadorias de cursos que constam nas reservas das turmas.
E a efetivação das alterações no oferecimento somente acontecerá após as coordenadorias envolvidas atuarem nas notificações.
Da mesma forma, sua coordenadoria recebe notificações quando outra coordenadoria/unidade está fazendo alterações em turmas de disciplinas que estejam reservadas para os cursos de sua unidade/coordenadoria.
11-22 Exportar Oferecimentos Informados
Após inserir todas as informações e fazer todas as validações que o SIGA disponibiliza é prudente que seja gerado um Relatório que reúna todos os dados do oferecimento.
Esse documento pode ser utilizado para mais uma verificação, sendo disponibilizado para todos os departamentos responsáveis por disciplinas.
O uso combinado de todas as ferramentas de verificação/validação, aliado à conferência do relatório de “Oferecimentos Informados” mitiga erros decorrentes de falha de comunicação entre os departamentos e secretarias/coordenadorias;
Trata-se de uma prática altamente recomendada para que o oferecimento de disciplinas seja de fato concluído com sucesso.