Unicamp Diretoria Acadêmica

Tutorial para inscrição de Estudante Especial Imprimir

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Graduação ou Pós-graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

O candidato a Estudante Especial na Unicamp deve:


Procedimento para inscrição:


Acessar o link para inscrição no  Sistema de Inscrição para Estudante Especial

Caso seja a primeira inscrição como Estudante Especial ou processo seletivo da Pós-graduação, o candidato deve criar uma conta no sistema.

Caso já tenha cadastro neste sistema, acessar informando o e-mail cadastrado e senha.


Para criar conta no sistema o candidato deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário.


Ao finalizar a conta, o sistema informará que esta foi criada com sucesso.

Memorizar o e-mail e senha cadastrados para acessos posteriores ao sistema de inscrição.

Fazer login no sistema.


Acessar menu Inscrições > Estudante Especial > Nova Inscrição


Ler atentamente as instruções antes de prosseguir e certificar-se de ter providenciado todos os documentos necessários para a inscrição.


Ler com atenção as orientações e o Termo de Aceite de Inscrição > Clicar em Li e aceito os Termos > Avançar



Selecionar o Período Letivo, o Nível e o Tipo de Aluno.

Tipo de aluno: 


Anexar foto e preencher todos os campos obrigatórios das abas da ficha de inscrição.

(Dados pessoais / Endereço / Formação Acadêmica / Disciplinas / Justificativa / Upload de documentos)



Na aba "Formação Acadêmica" clicar em incluir.

Digitar o nome da Instituição, o país e realizar a pesquisa.


Caso o resultado da pesquisa apresente a instituição desejada, selecionar e continuar.

Caso o resultado da pesquisa não identifique a instituição desejada, o candidato deverá fazer a inclusão.


Para fazer a inclusão da instituição desejada, preencher os campos marcados como obrigatórios com os dados da instituição e salvar.


O sistema registrará as informações fornecidas, incluindo os dados na Formação Acadêmica.


Na aba "Disciplinas" informar o código da disciplina e turma já escolhidas anteriormente em consulta ao caderno de horários.


Inserir a justificativa da escolha da disciplina, e no caso de disciplina de Pós-graduação, inserir os dados do docente que autorizou a inscrição, se houver.


Fazer o upload dos documentos exigidos.

Alunos de Universidades Paulistas conveniadas com a Unicamp (Intercambista Nacional) devem inserir a Carta de Apresentação no Tipo de Documento "Certificados Obtidos no Ingresso".

Os arquivos deverão atender às recomendações descritas.


Para realizar o upload é obrigatório aceitar a Declaração de Responsabilidade .


Após o upload do documento o sistema informará que o documento foi salvo e que é necessário salvar a inscrição.


Salvar inscrição.


Ao clicar em Salvar inscrição, o sistema informará a situação da inscrição. 


A Inscrição não será finalizada se houver pendências, que deverão ser resolvidas:


É possível adicionar ou excluir disciplina  da inscrição selecionando o lápis para edição da inscrição.


O candidato receberá a ficha de inscrição finalizada no e-mail cadastrado.


O resultado da seleção será informado por e-mail em data prevista em calendário.







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