Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso de Graduação ou Pós-graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.
O candidato a Estudante Especial na Unicamp deve:
Acessar o link para inscrição no Sistema de Inscrição para Estudante Especial
Caso seja a primeira inscrição como Estudante Especial ou processo seletivo da Pós-graduação, o candidato deve criar uma conta no sistema.
Caso já tenha cadastro neste sistema, acessar informando o e-mail cadastrado e senha.
Para criar conta no sistema o candidato deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário.
Ao finalizar a conta, o sistema informará que esta foi criada com sucesso.
Memorizar o e-mail e senha cadastrados para acessos posteriores ao sistema de inscrição.
Fazer login no sistema.
Acessar menu Inscrições > Estudante Especial > Nova Inscrição
Ler atentamente as instruções antes de prosseguir e certificar-se de ter providenciado todos os documentos necessários para a inscrição.
Ler com atenção as orientações e o Termo de Aceite de Inscrição > Clicar em Li e aceito os Termos > Avançar
Selecionar o Período Letivo, o Nível e o Tipo de Aluno.
Tipo de aluno:
Anexar foto e preencher todos os campos obrigatórios das abas da ficha de inscrição.
(Dados pessoais / Endereço / Formação Acadêmica / Disciplinas / Justificativa / Upload de documentos)
Na aba "Formação Acadêmica" clicar em incluir.
Digitar o nome da Instituição, o país e realizar a pesquisa.
Caso o resultado da pesquisa apresente a instituição desejada, selecionar e continuar.
Caso o resultado da pesquisa não identifique a instituição desejada, o candidato deverá fazer a inclusão.
Para fazer a inclusão da instituição desejada, preencher os campos marcados como obrigatórios com os dados da instituição e salvar.
O sistema registrará as informações fornecidas, incluindo os dados na Formação Acadêmica.
Na aba "Disciplinas" informar o código da disciplina e turma já escolhidas anteriormente em consulta ao caderno de horários.
Inserir a justificativa da escolha da disciplina, e no caso de disciplina de Pós-graduação, inserir os dados do docente que autorizou a inscrição, se houver.
Fazer o upload dos documentos exigidos.
Alunos de Universidades Paulistas conveniadas com a Unicamp (Intercambista Nacional) devem inserir a Carta de Apresentação no Tipo de Documento "Certificados Obtidos no Ingresso".
Os arquivos deverão atender às recomendações descritas.
Para realizar o upload é obrigatório aceitar a Declaração de Responsabilidade .
Após o upload do documento o sistema informará que o documento foi salvo e que é necessário salvar a inscrição.
Salvar inscrição.
Ao clicar em Salvar inscrição, o sistema informará a situação da inscrição.
A Inscrição não será finalizada se houver pendências, que deverão ser resolvidas:
É possível adicionar ou excluir disciplina da inscrição selecionando o lápis para edição da inscrição.
O candidato receberá a ficha de inscrição finalizada no e-mail cadastrado.
O resultado da seleção será informado por e-mail em data prevista em calendário.