Trancamento de matrícula em curso Imprimir

Descrição do serviço

O trancamento de matrícula é a suspensão temporária da matrícula do estudante, válida por um semestre e sem perda do vínculo com a Universidade.  O limite máximo de trancamentos de matrícula é de 2 (dois) períodos letivos consecutivos ou não.

A DAC fornece orientações, executa trancamento de matrícula automático quando o aluno de graduação tendo direito, não efetua matrícula em disciplinas no período,  conforme previsto no Calendário Escolar,  analisa e delibera recursos de alunos de graduação fora do período estabelecido no Calendário Escolar, motivados por acometimento de doença grave.

Legislação relacionada ao serviço

Regimento Geral dos Cursos de Graduação, artigos 34,  46 paragrafo 3,  47, 48,  49 inciso VI e VIII ,116 e 117.

Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, artigos 9 inciso VII,  21, 22 e 48.

Alunos de graduação ou pós-graduação com matrícula ativa na Unicamp.

Requisitos, documentos e informações necessárias para solicitar o serviço

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da Unicamp.

• Na graduação, os recursos devem ser justificados e encaminhados com documentação comprobatória, se houver.

• Na pós-graduação, os recursos devem ser protocolados nas secretarias de cursos.

• A solicitação de trancamento de pós-graduação está sujeita a concordância do orientador e a aprovação da coordenadoria de pós-graduação do curso.

Como solicitar o serviço

1. Para solicitar o trancamento de matrícula no curso, acessar o sistema e-DAC de acordo com os prazos previstos no Calendário Escolar.

2. Em caso de dúvida ou recurso de graduação, abrir solicitação, online, via Fale com a DAC, assunto Trancamento de Matrícula em Curso, justificar a solicitação e apresentar documentação comprobatória se houver.

3. Aguardar análise e resposta pela DAC.

Previsão de atendimento

• O pedido de trancamento da graduação que é realizado pelo próprio aluno no sistema e-DAC é processado imediatamente. Para a pós-graduação, a solicitação está sujeita a concordância do orientador e a aprovação da coordenadoria de pós-graduação do curso.

• As dúvidas e os recursos são respondidos por ordem de chegada.

Informações da área responsável pelo serviço

Contato: Fale com a DAC

Dias e horários de atendimento

As dúvidas podem ser registradas a qualquer momento e os recursos da graduação de acordo com o Calendário Escolar, ambos online, via Fale com a DAC

Atendimento presencial para orientações: segunda a sexta-feira, das 08h45 às 22h30, garantindo atendimento prioritário conforme previsto na lei (Lei 10048 de 11/08/2000).