Unicamp Diretoria Acadêmica

Carteira estudantil Imprimir

A carteira estudantil é de porte obrigatório para todos os alunos e deve ser apresentada no ambiente universitário, em todas as situações em que for necessária a identificação: restaurantes; bibliotecas; salas, laboratórios e demais áreas com controle de acesso; consultas na DAC, entre outras.

Validade da carteira estudantil

A validade da carteira de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização corresponde ao mês e ao ano do prazo máximo para integralização do curso.

A carteira estudantil do estudante especial é válido até o fim do período letivo inscrito, ou seja, por um semestre:

A carteira estudantil perderá sua validade quando o aluno perder seu vínculo com a Unicamp. As funcionalidades serão canceladas caso o estudante conclua o curso, cancele sua matrícula ou a tenha cancelada pela Unicamp.

Solicitação de 2ª via da carteira estudantil

Para solicitar uma nova via da carteira estudantil em caso de perda ou dano por má conservação, siga as instruções abaixo:


Procedimento

1º - Pague a taxa correspondente à emissão da 2ª via da identidade estudantil para aluno regular ou estudante especial.

Clique aqui para ver os valores das respectivas taxas.

Os dados bancários para transferência são: 

Banco: Santander (código 033)

Agência: 0207 

Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp

CNPJ: 46.068.425/0001-33

As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.

ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC.


2º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC”  e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo: 

“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco

Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos


3º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar uma carteira estudantil provisória. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min. 

Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.


4º – Quando a carteira estudantil definitiva, personalizada, estiver pronta, o aluno regular será avisado por e-mail e deverá retirá-lo em sua secretaria de curso. 

Estudante Especial que solicitar uma nova via da carteira estudantil deverá retirá-la na DAC.

Em média, a produção de uma nova carteira leva algumas semanas.

ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DA CARTEIRA ESTUDANTIL PROVISÓRIA E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DA NOVA CARTEIRA DEFINITIVA, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.


Carteira estudantil de estudante especial

O aluno aceito na condição de estudante especial poderá solicitar sua carteira estudantil física mediante o pagamento da taxa correspondente. O pagamento da taxa é obrigatório mesmo que o interessado já tenha sido estudante regular ou estudante especial, pois não é possível reativar carteiras estudantis de cursos já concluídos.

Com a carteira estudantil física, o estudante especial terá acesso à retirada de livros nas bibliotecas do sistema SBU e aos restaurantes dos campi, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.

Obs.: Algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteira estudantil digital, não sendo necessário solicitar a carteira estudatil física para essa finalidade. 

Para ter acesso à carteira estudantil digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.


Procedimento

1º - Aguarde a divulgação do resultado do pedido de inscrição para estudante especial. 

CASO O PEDIDO DE INSCRIÇÃO NÃO SEJA ACEITO, NÃO É POSSÍVEL A EMISSÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL.


 2º - Caso o pedido de inscrição tenha sido aceito, pague a taxa correspondente à emissão da carteira estudantil para estudantes especiais.

Clique aqui para ver o valor da respectiva taxa.

Os dados bancários para transferência são: 

Banco: Santander (código 033)

Agência: 0207 

Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp

CNPJ: 46.068.425/0001-33

As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.

ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC


3º - Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC”  e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo: 

“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco

Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos


4º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar uma carteira estudantil provisória. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h45min às 22h30min. 

Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.

IMPORTANTE: A carteira estudantil definitivo é produzida somente após a retirada da carteira estudantil provisória.


5º - Quando a carteira estudantil definitiva, personalizada, estiver pronta, o estudante especial será avisado por e-mail e deverá retirá-la na DAC.

Obs.: A carteira estudantil é válida até o fim do período letivo para o qual o estudante especial estiver matriculado. Caso ainda tenha créditos na carteira estudantil ao fim do período letivo, o valor poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que o interessado realize nova inscrição.

ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DA CARTEIRA ESTUDANTIL PROVISÓRIA E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL DEFINITIVA, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.


Carteira estudantil digital

Para ter acesso à carteira estudantil digital, os estudantes devem baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.

A carteira estudantil digital serve principalmente para identificação do estudante fora da Unicamp, podendo, por exemplo, substituir carteira estudantil física na hora de solicitar o desconto na compra de ingressos.

Dentro da Unicamp, algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteira estudantil digital. O uso dos restaurantes, contudo, segue condicionado à apresentação da carteira física nas catracas.

Caso tenha algum problema com a carteira estudantil digital (foto, registro inativo, validade expirada etc.), o estudante deverá entrar em contato com a DAC, preferencialmente via sistema “Fale com a DAC”.




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