A carteira estudantil é de porte obrigatório para todos os alunos e deve ser apresentada no ambiente universitário, em todas as situações em que for necessária a identificação: restaurantes; bibliotecas; salas, laboratórios e demais áreas com controle de acesso; consultas na DAC, entre outras.
A validade do cartão de estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização corresponde ao mês e ao ano do prazo máximo para integralização do curso.
O cartão do Estudante Especial é válido até o fim do período letivo inscrito, ou seja, por um semestre:
31 de julho do ano corrente para matriculados no primeiro período letivo
31 de dezembro do ano corrente para matriculados no segundo período letivo
O cartão universitário perderá sua validade quando o aluno perder seu vínculo com a Unicamp. As funcionalidades serão canceladas caso o estudante conclua o curso, cancele sua matrícula ou a tenha cancelada pela Unicamp.
Para solicitar uma nova via do Cartão Universitário em caso de perda, extravio ou dano por má conservação, siga as instruções abaixo:
Procedimento
1º - Pague a taxa correspondente à emissão da 2ª via da Identidade Estudantil para Aluno Regular ou Estudante Especial.
Clique aqui para ver os valores das respectivas taxas.
Os dados bancários para transferência são:
Banco: Santander (código 033)
Agência: 0207
Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp
CNPJ: 46.068.425/0001-33.
As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.
ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC
2º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC” e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo:
“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco
Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos
3º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar um cartão provisório.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min.
Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.
4º – Quando o novo cartão definitivo (personalizado com nome e foto) estiver pronto, o Aluno Regular será avisado por e-mail sobre a disponibilidade de entrega e deverá retirá-lo em sua secretaria de curso.
Estudantes Especiais que solicitarem uma nova via do cartão deverão retirá-la na DAC.
Em média, a produção de um novo cartão demora algumas semanas.
ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DO CARTÃO PROVISÓRIO E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DO NOVO CARTÃO DEFINITIVO, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.
O aluno aceito na condição de Estudante Especial poderá solicitar seu Cartão Universitário físico mediante o pagamento da taxa correspondente. O pagamento da taxa é obrigatório mesmo que o interessado já tenha sido Estudante Regular ou Estudante Especial anteriormente, pois não é possível reativar cartões de cursos já concluídos.
Com o cartão físico, o Estudante Especial terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos restaurantes dos campi, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.
Obs.: Algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteirinha digital, não sendo necessário solicitar o cartão físico para essa finalidade.
Para ter acesso à carteirinha digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.
Procedimento
1º - Aguarde a divulgação do resultado do pedido de inscrição para Estudante Especial.
CASO O PEDIDO DE INSCRIÇÃO NÃO SEJA ACEITO, NÃO É POSSÍVEL A EMISSÃO DO CARTÃO.
2º - Caso o pedido de inscrição tenha sido aceito, pague a taxa correspondente à emissão da Identidade Estudantil para Estudantes Especiais.
Clique aqui para ver o valor da respectiva taxa.
Os dados bancários para transferência são:
Banco: Santander (código 033)
Agência: 0207
Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp
CNPJ: 46.068.425/0001-33.
As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.
ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC
3º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC” e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo:
“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco
Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos
4º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar um cartão provisório.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min.
Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.
IMPORTANTE: O cartão definitivo somente é produzido após a retirada do cartão provisório.
5º - Quando o cartão definitivo (personalizado com nome e foto) estiver pronto, o Estudante Especial será avisado por e-mail sobre a disponibilidade de entrega e deverá retirá-lo na DAC.
Obs.: O Cartão Universitário é válido até o fim do período letivo para o qual o Estudante Especial se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão ao fim do semestre, o valor poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que o interessado realize nova inscrição.
ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DO CARTÃO PROVISÓRIO E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DO CARTÃO DEFINITIVO, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.
Estudantes Regulares e Estudantes Especiais possuem uma Identidade Institucional Digital. Para ter acesso à carteirinha digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.
A Identidade Institucional Digital serve principalmente para identificação do estudante fora da Unicamp, podendo, por exemplo, substituir o cartão físico na hora de solicitar o desconto na compra de ingressos.
Dentro da Unicamp, algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteirinha digital. O uso dos restaurantes, contudo, segue condicionado à apresentação do cartão físico nas catracas.
Caso tenha algum problema com a carteirinha digital (foto, registro inativo, validade expirada etc.), o estudante deverá entrar em contato com a DAC, preferencialmente via sistema “Fale com a DAC”.