A carteira estudantil é de porte obrigatório para todos os alunos e deve ser apresentada no ambiente universitário, em todas as situações em que for necessária a identificação: restaurantes; bibliotecas; salas, laboratórios e demais áreas com controle de acesso; consultas na DAC, entre outras.
A validade da carteira de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização corresponde ao mês e ao ano do prazo máximo para integralização do curso.
A carteira estudantil do estudante especial é válido até o fim do período letivo inscrito, ou seja, por um semestre:
31 de julho do ano corrente para matriculados no primeiro período letivo
31 de dezembro do ano corrente para matriculados no segundo período letivo
A carteira estudantil perderá sua validade quando o aluno perder seu vínculo com a Unicamp. As funcionalidades serão canceladas caso o estudante conclua o curso, cancele sua matrícula ou a tenha cancelada pela Unicamp.
Para solicitar uma nova via da carteira estudantil em caso de perda ou dano por má conservação, siga as instruções abaixo:
Procedimento
1º - Pague a taxa correspondente à emissão da 2ª via da identidade estudantil para aluno regular ou estudante especial.
Clique aqui para ver os valores das respectivas taxas.
Os dados bancários para transferência são:
Banco: Santander (código 033)
Agência: 0207
Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp
CNPJ: 46.068.425/0001-33
As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.
ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC.
2º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC” e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo:
“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco
Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos
3º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar uma carteira estudantil provisória.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min.
Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.
4º – Quando a carteira estudantil definitiva, personalizada, estiver pronta, o aluno regular será avisado por e-mail e deverá retirá-lo em sua secretaria de curso.
Estudante Especial que solicitar uma nova via da carteira estudantil deverá retirá-la na DAC.
Em média, a produção de uma nova carteira leva algumas semanas.
ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DA CARTEIRA ESTUDANTIL PROVISÓRIA E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DA NOVA CARTEIRA DEFINITIVA, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.
O aluno aceito na condição de estudante especial poderá solicitar sua carteira estudantil física mediante o pagamento da taxa correspondente. O pagamento da taxa é obrigatório mesmo que o interessado já tenha sido estudante regular ou estudante especial, pois não é possível reativar carteiras estudantis de cursos já concluídos.
Com a carteira estudantil física, o estudante especial terá acesso à retirada de livros nas bibliotecas do sistema SBU e aos restaurantes dos campi, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.
Obs.: Algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteira estudantil digital, não sendo necessário solicitar a carteira estudatil física para essa finalidade.
Para ter acesso à carteira estudantil digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.
Procedimento
1º - Aguarde a divulgação do resultado do pedido de inscrição para estudante especial.
CASO O PEDIDO DE INSCRIÇÃO NÃO SEJA ACEITO, NÃO É POSSÍVEL A EMISSÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL.
2º - Caso o pedido de inscrição tenha sido aceito, pague a taxa correspondente à emissão da carteira estudantil para estudantes especiais.
Clique aqui para ver o valor da respectiva taxa.
Os dados bancários para transferência são:
Banco: Santander (código 033)
Agência: 0207
Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp
CNPJ: 46.068.425/0001-33
As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.
ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC
3º - Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC” e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo:
“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco
Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos
4º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar uma carteira estudantil provisória.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h45min às 22h30min.
Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.
IMPORTANTE: A carteira estudantil definitivo é produzida somente após a retirada da carteira estudantil provisória.
5º - Quando a carteira estudantil definitiva, personalizada, estiver pronta, o estudante especial será avisado por e-mail e deverá retirá-la na DAC.
Obs.: A carteira estudantil é válida até o fim do período letivo para o qual o estudante especial estiver matriculado. Caso ainda tenha créditos na carteira estudantil ao fim do período letivo, o valor poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que o interessado realize nova inscrição.
ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DA CARTEIRA ESTUDANTIL PROVISÓRIA E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL DEFINITIVA, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.
Para ter acesso à carteira estudantil digital, os estudantes devem baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.
A carteira estudantil digital serve principalmente para identificação do estudante fora da Unicamp, podendo, por exemplo, substituir carteira estudantil física na hora de solicitar o desconto na compra de ingressos.
Dentro da Unicamp, algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteira estudantil digital. O uso dos restaurantes, contudo, segue condicionado à apresentação da carteira física nas catracas.
Caso tenha algum problema com a carteira estudantil digital (foto, registro inativo, validade expirada etc.), o estudante deverá entrar em contato com a DAC, preferencialmente via sistema “Fale com a DAC”.