Unicamp Diretoria Acadêmica

Cartão Universitário Imprimir


A carteira estudantil é de porte obrigatório para todos os alunos e deve ser apresentada no ambiente universitário, em todas as situações em que for necessária a identificação: restaurantes; bibliotecas; salas, laboratórios e demais áreas com controle de acesso; consultas na DAC, entre outras.


Validade do Cartão

A validade do cartão de estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização corresponde ao mês e ao ano do prazo máximo para integralização do curso.

O cartão do Estudante Especial é válido até o fim do período letivo inscrito, ou seja, por um semestre:

O cartão universitário perderá sua validade quando o aluno perder seu vínculo com a Unicamp. As funcionalidades serão canceladas caso o estudante conclua o curso, cancele sua matrícula ou a tenha cancelada pela Unicamp.



Solicitação de 2ª Via do Cartão Universitário

Para solicitar uma nova via do Cartão Universitário em caso de perda, extravio ou dano por má conservação, siga as instruções abaixo:


Procedimento

1º - Pague a taxa correspondente à emissão da 2ª via da Identidade Estudantil para Aluno Regular ou Estudante Especial.

Clique aqui para ver os valores das respectivas taxas.

Os dados bancários para transferência são: 

Banco: Santander (código 033)

Agência: 0207 

Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp

CNPJ: 46.068.425/0001-33.

As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.

ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC


2º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC”  e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo: 

“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco

Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos


3º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar um cartão provisório. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min. 

Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.


4º – Quando o novo cartão definitivo (personalizado com nome e foto) estiver pronto, o Aluno Regular será avisado por e-mail sobre a disponibilidade de entrega e deverá retirá-lo em sua secretaria de curso. 

Estudantes Especiais que solicitarem uma nova via do cartão deverão retirá-la na DAC.

Em média, a produção de um novo cartão demora algumas semanas.

ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DO CARTÃO PROVISÓRIO E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DO NOVO CARTÃO DEFINITIVO, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.



Cartão de Estudante Especial

O aluno aceito na condição de Estudante Especial poderá solicitar seu Cartão Universitário físico mediante o pagamento da taxa correspondente. O pagamento da taxa é obrigatório mesmo que o interessado já tenha sido Estudante Regular ou Estudante Especial anteriormente, pois não é possível reativar cartões de cursos já concluídos.

Com o cartão físico, o Estudante Especial terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos restaurantes dos campi, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.

Obs.: Algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteirinha digital, não sendo necessário solicitar o cartão físico para essa finalidade. 

Para ter acesso à carteirinha digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.


Procedimento

1º - Aguarde a divulgação do resultado do pedido de inscrição para Estudante Especial. 

CASO O PEDIDO DE INSCRIÇÃO NÃO SEJA ACEITO, NÃO É POSSÍVEL A EMISSÃO DO CARTÃO. 


 2º - Caso o pedido de inscrição tenha sido aceito, pague a taxa correspondente à emissão da Identidade Estudantil para Estudantes Especiais.

Clique aqui para ver o valor da respectiva taxa.

Os dados bancários para transferência são: 

Banco: Santander (código 033)

Agência: 0207 

Conta Corrente: 43003047-0, a crédito da Unicamp

CNPJ: 46.068.425/0001-33.

As formas de pagamento são apenas transferência (TED) e depósito em conta. Não serão aceitos comprovantes de depósito feitos por envelope em caixa eletrônico.

ATENÇÃO: AO DIGITAR O CNPJ DA UNICAMP NO APLICATIVO DO BANCO, VERIFIQUE SE OS DADOS BANCÁRIOS MOSTRADOS SÃO DAS CONTAS DAC


3º- Após o pagamento da taxa, abra uma solicitação de “Aquisição de Serviços” via sistema “Fale com a DAC”  e envie o comprovante de pagamento seguindo as instruções abaixo: 

“Fale com a DAC”: https://www.dac.unicamp.br/portal/fale-conosco

Instruções de Envio: https://www.dac.unicamp.br/portal/servicos/taxas-de-servicos-pagos


4º - Compareça ao atendimento presencial da DAC para retirar um cartão provisório. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h45min às 22h30min. 

Não é necessário aguardar que o envio do comprovante seja respondido.

IMPORTANTE: O cartão definitivo somente é produzido após a retirada do cartão provisório.


5º - Quando o cartão definitivo (personalizado com nome e foto) estiver pronto, o Estudante Especial será avisado por e-mail sobre a disponibilidade de entrega e deverá retirá-lo na DAC.

Obs.: O Cartão Universitário é válido até o fim do período letivo para o qual o Estudante Especial se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão ao fim do semestre, o valor poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que o interessado realize nova inscrição.

ATENÇÃO: APÓS A ENTREGA DO CARTÃO PROVISÓRIO E O PEDIDO DE PRODUÇÃO DO CARTÃO DEFINITIVO, NÃO É POSSÍVEL SOLICITAR O REEMBOLSO DA TAXA PAGA.



Carteirinha Digital

Estudantes Regulares e Estudantes Especiais possuem uma Identidade Institucional Digital. Para ter acesso à carteirinha digital, o aluno deverá baixar o aplicativo “Unicamp Serviços” na loja de aplicativos do seu celular.

A Identidade Institucional Digital serve principalmente para identificação do estudante fora da Unicamp, podendo, por exemplo, substituir o cartão físico na hora de solicitar o desconto na compra de ingressos.

Dentro da Unicamp, algumas bibliotecas permitem a retirada de livros apenas com a apresentação da carteirinha digital. O uso dos restaurantes, contudo, segue condicionado à apresentação do cartão físico nas catracas.

Caso tenha algum problema com a carteirinha digital (foto, registro inativo, validade expirada etc.), o estudante deverá entrar em contato com a DAC, preferencialmente via sistema “Fale com a DAC”.




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