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DAC Explica - Coeficiente de Rendimento (Graduação) Imprimir

Data da publicação: 28/11/2024 - DAC Explica


O que é o Coeficiente de Rendimento (CR) e como é calculado?

Conforme previsto no artigo 67 do Regimento Geral de Graduação, Coeficiente de Rendimento (CR) é o índice que mede o desempenho acadêmico do aluno ao longo de seu curso.

Não se trata, contudo, de uma média aritmética simples das notas obtidas, sendo calculado da seguinte forma:

O CR é calculado ao fim de cada período letivo e cumulativamente em relação aos períodos anteriores através de um algoritmo.



Quais disciplinas entram no cálculo do CR?

Tanto as disciplinas obrigatórias e eletivas quanto as extracurriculares entram nos cálculos do Coeficiente de Rendimento, desde que o resultado da avaliação do rendimento escolar seja expresso por notas de 0 a 10, computadas até a primeira casa decimal (Art. 67, §1º).


E QUAIS NÃO ENTRAM?

1 - Disciplinas cujo resultado da avaliação seja aprovação por Frequência (A) ou Suficiência (S). Para mais informações, veja a Deliberação CEPE-A-007/2020

2 - Disciplinas obtidas por meio de Teste de Proficiência.

3 - Disciplinas obtidas por meio de Aproveitamento de Estudos.



O que acontece com meu CR se eu mudar de curso?

O Regimento Geral de Graduação é bastante claro (Art. 67, §4º): “No caso de aluno reingressante, o CR é calculado a partir das ocorrências de seu novo ingresso, exceto no caso de alunos que reingressarem conforme disposto no artigo 8º, inciso IV, alínea a deste regimento.”

Ou seja, se você reingressar na Unicamp pelo Vestibular, Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, Remanejamento Interno, Complementação Curricular ou processo de Reingresso para concluir outro curso, seu CR será totalmente novo.

Funciona assim: o CR constará como “indefinido” durante o primeiro semestre após o novo ingresso, sendo calculado ao final do período letivo a partir das novas notas obtidas. As disciplinas cursadas anteriormente não entrarão no cálculo, ainda que haja o aproveitamento dos créditos.

A exceção (artigo 8º, inciso IV, alínea a) são os estudantes que reingressam para concluir outra Habilitação ou Ênfase do curso graduado - por exemplo, um concluinte do bacharelado o qual reingressou para fazer a licenciatura. Nesse caso,  o Coeficiente de Rendimento será mantido. 



Como posso consultar meu CR?

 A consulta é feita tanto no Histórico Escolar quanto no Relatório de Integralização Curricular.

1 - Histórico Escolar

 

2 - Relatório de Integralização Curricular

Clique aqui para mais informações sobre documentos acadêmicos



Qual a diferença entre CR e CRP (Coeficiente de Rendimento Padronizado)?

Segundo o Regimento de Graduação (Art. 41, §2º), Coeficiente de Rendimento Padronizado (CRP) é a diferença do Coeficiente de Rendimento do aluno (CR) para o Coeficiente de Rendimento Médio de sua turma (CRM) dividida pelo Desvio Padrão do Coeficiente de Rendimento da turma (DP): CRP = (CR - CRM) / DP


SIMPLIFICANDO:

O CRP é uma proporção entre o CR do estudante e o CR Médio da sua turma. 

Ao contrário do CR, o Coeficiente de Rendimento Padronizado pode ser negativo. Se estiver positivo, significa que o CR do aluno está acima do CR Médio da turma. Por outro lado, se o CRP estiver negativo, significa que o CR está abaixo do CR Médio da turma.

Isso se reflete na classificação do estudante na turma. Confira o exemplo abaixo. Note como o CR é acima da média (0,87 contra 0,78), de modo que o CRP é positivo (0,51) e a classificação está alta (15 de 49).

ATENÇÃO: O CRP e a classificação podem mudar mesmo após a conclusão do curso, pois são afetados pelo desempenho do restante da turma - isto é, podem ocorrer mudanças até o último membro da turma se formar.


E PARA QUE O CRP SERVE?

O Coeficiente de Rendimento Padronizado serve para classificar o aluno em diversas situações, por exemplo: 

1 - Prioridade de matrícula em disciplinas

2 - Inscrição no Teste de Proficiência para disciplinas de Línguas Estrangeiras 

3 - Remanejamento Interno

4 - Complementação de Currículo

Em resumo, o CRP foi a maneira encontrada para classificar estudantes de cursos diferentes usando uma métrica que considera as características e especificidades de cada curso.



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