DAC Explica - Alteração Cadastral, Nome Social e Envio de Documentos Imprimir

Data da publicação: 15/08/2024

Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, o procedimento de alteração dos dados cadastrais e envio de documentos pessoais é realizado pelo Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

Clique nos links a seguir para saber quais os documentos obrigatórios para estudantes de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO.

No caso de estudantes especiais, a alteração dos dados cadastrais é feita pelo SIGA, porém o envio dos documentos é realizado pelo sistema “Fale com a DAC”, assunto “Cadastro e Documentos Pessoais”.

A inclusão do Nome Social, por sua vez, é sempre solicitada pelo Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

ENVIO DE DOCUMENTOS PESSOAIS NO SIGA (ALUNOS REGULARES)

1º - Acesse o Sistema SIGA >>> aba "Documentos/Diplomas" >>> opção "Carregar Documentos do Aluno"

- Selecione qual documento deseja enviar e clique em “Carregar”

- Clique em “Adicionar” para buscar o arquivo em seu dispositivo, marque a declaração de veracidade dos documentos e clique em “Enviar”

- Repita o processo acima para todos os documentos necessários

Por fim, clique em “Finalizar”. O sistema mostrará uma mensagem confirmando a entrega dos documentos

- Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, aguarde a verificação e validação dos documentos pela sua SECRETARIA DE CURSO

ALTERAÇÃO DE CADASTRO (NOME DO REGISTRO CIVIL, ESTADO CIVIL ETC.)

- Altere sua ficha cadastral

a) Acesse o  Sistema SIGA >>> aba "Cadastros" >>> "Atualizar Dados Cadastrais do Aluno"

b) Faça as mudanças necessárias

c) Confirme a operação no final da página

d) Confirme a veracidade das informações

- Envie documentos comprovando a alteração solicitada (nova Certidão de Nascimento, novo RG, Certidão de Casamento etc.) via Sistema SIGA >>> aba "Documentos/Diplomas" >>> "Carregar Documentos do Aluno"

O procedimento de envio de documentos está descrito em detalhes logo acima.

- Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, aguarde a validação das alterações e a verificação dos documentos pela sua SECRETARIA DE CURSO

ATENÇÃO: Nome Social NÃO É APELIDO, é a designação pela qual pessoas travestis e transexuais se identificam e pretendem ser socialmente reconhecidas.

Mais informações na Resolução GR-005/2020.

INSERÇÃO DE NOME SOCIAL

- Acesse o Sistema SIGA >>> aba "Cadastros" >>> "Atualizar Dados Cadastrais do Aluno"

- Preencha o nome na ficha cadastral e especifique se você deseja que o Nome Social seja incluído nos documentos de uso externo da Universidade

- Confirme a operação