Unicamp Diretoria Acadêmica

DAC Explica - Alteração Cadastral, Nome Social e Envio de Documentos Imprimir

Data da publicação: 15/08/2024 - DAC Explica


Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, o procedimento de alteração dos dados cadastrais e envio de documentos pessoais é realizado pelo Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

Clique nos links a seguir para saber quais os documentos obrigatórios para estudantes de GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO.

No caso de estudantes especiais, a alteração dos dados cadastrais é feita pelo SIGA, porém o envio dos documentos é realizado pelo sistema “Fale com a DAC”, assunto “Cadastro e Documentos Pessoais”.

A inclusão do Nome Social, por sua vez, é sempre solicitada pelo Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.



ENVIO DE DOCUMENTOS PESSOAIS NO SIGA (ALUNOS REGULARES)

1º - Acesse o Sistema SIGA >>> aba "Documentos/Diplomas" >>> opção "Carregar Documentos do Aluno"


- Selecione qual documento deseja enviar e clique em “Carregar”


- Clique em “Adicionar” para buscar o arquivo em seu dispositivo, marque a declaração de veracidade dos documentos e clique em “Enviar”


- Repita o processo acima para todos os documentos necessários 

Por fim, clique em “Finalizar”. O sistema mostrará uma mensagem confirmando a entrega dos documentos


- Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, aguarde a verificação e validação dos documentos pela sua SECRETARIA DE CURSO



ALTERAÇÃO DE CADASTRO (NOME DO REGISTRO CIVIL, ESTADO CIVIL ETC.)

- Altere sua ficha cadastral 

a) Acesse o  Sistema SIGA >>> aba "Cadastros" >>> "Atualizar Dados Cadastrais do Aluno"


b) Faça as mudanças necessárias


c) Confirme a operação no final da página


d) Confirme a veracidade das informações


- Envie documentos comprovando a alteração solicitada (nova Certidão de Nascimento, novo RG, Certidão de Casamento etc.) via Sistema SIGA >>> aba "Documentos/Diplomas" >>> "Carregar Documentos do Aluno"

O procedimento de envio de documentos está descrito em detalhes logo acima.


- Caso seja aluno regular de graduação ou pós-graduação, aguarde a validação das alterações e a verificação dos documentos pela sua SECRETARIA DE CURSO



ATENÇÃO: Nome Social NÃO É APELIDO, é a designação pela qual pessoas travestis e transexuais se identificam e pretendem ser socialmente reconhecidas. 

Mais informações na Resolução GR-005/2020.


INSERÇÃO DE NOME SOCIAL

 - Acesse o Sistema SIGA >>> aba "Cadastros" >>> "Atualizar Dados Cadastrais do Aluno"


- Preencha o nome na ficha cadastral e especifique se você deseja que o Nome Social seja incluído nos documentos de uso externo da Universidade


- Confirme a operação


- Confirme a veracidade das informações



- Aguarde a validação por parte da DAC


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