DAC Explica - Certificado de Conclusão Imprimir

Data da publicação: 02/07/2024

Clique aqui para conhecer todos os documentos acadêmicos emitidos pela DAC

Certificado de Conclusão

O que é?

Documento provisório que atesta a conclusão de curso de Graduação ou Pós-Graduação Stricto Sensu, podendo ser emitido somente antes da produção do Diploma.

ATENÇÃO:  Estudantes Especiais não têm Certificado de Conclusão, possuindo apenas o Certificado de Estudos Realizados sob Regime de Estudante Especial.

Quando Usar?

Em situações nas quais o diploma ainda não está disponível e existe urgência em comprovar a conclusão de curso, por exemplo em:

- Posse em Concursos Públicos (se aceito pelo edital)

- Contratação em empresas privadas

- Inscrição em cursos de Pós-Graduação

- Registro em Conselhos Profissionais (CREMESP, CREA, CRN, CRA etc.)

Como obter:

A emissão digital e com autenticação eletrônica é realizada por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA >>>> aba “Documentos/Diplomas” >>>> “Certificado de Conclusão de Aluno Regular”).

Para alunos regulares de Graduação estará disponível no dia seguinte à integralização do curso, após o sistema reconhecer a aprovação em todas as disciplinas exigidas pelo Currículo Pleno.

Para alunos regulares de Pós-Graduação a disponibilidade ocorre após registro da aprovação da defesa no sistema, desde que não seja aprovação condicional.

NÃO ESQUEÇA:

Caso o Diploma já tenha sido produzido, não há como solicitar o Certificado de Conclusão.

Informações:

Além dos dados pessoais do estudante, traz informações sobre o curso concluído, data de conclusão e Colação de Grau (no caso da Graduação).