Apesar dos treinamentos de apoio trazerem o passo a passo para atuações no Catálogo Proposto da Graduação, recomendamos a sua leitura dada a semelhança da aplicação para as atuações da Graduação com a Pós-Graduação:
Treinamentos de apoio
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Link de acesso ao PDF | Link de acesso ao vídeo |
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando não há alterações em relação ao ano anterior | apresentação em PDF | https://youtu.be/IMes9a3rBo4 |
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações em disciplinas | apresentação em PDF | https://youtu.be/3TSIkynYK2E |
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações nos cursos/currículos | apresentação em PDF | https://youtu.be/UeSa2BD-8SY |
Uma das diferenças entre os níveis de Graduação e Pós-Graduação refere-se às coordenadorias de programas que não há na Graduação. Por isso, recomendamos que sigam o Procedimento de atualização de coordenadorias e comissões de Pós-Graduação (CPG), clicando neste link.
Outra diferença que devemos lembrar, trata-se da carga horária nos vetores, uma vez que na Graduação a carga horária inserida nas variáveis de vetores é semanal, mas na Pós-Graduação é a carga horária total. Por exemplo, uma disciplina de 2 créditos composta por 2 horas semanais de atividade teórica dada em sala de aula tem na Graduação as variáveis preenchidas com T=2 e SL=2, porém na Pós-Graduação o valor de T e SL são iguais a 30 horas, que é o resultado de 15 semanas vezes 2 horas semanais. No final dessa página detalhamos acerca das disciplinas de Pós-Graduação que podem ser: Presencial/Híbrida, Semipresencial e Integralmente Remota.
As informações dos cursos de manutenção exclusiva da DAC são:
O corpo docente apresentado na página do curso não é proveniente das atuações no Catálogo Proposto, mas sim do Credenciamento de docentes nos Programas de Pós-Graduação. Para proceder com o credenciamento, consulte o Procedimento Operacional Padrão para Credenciamento na Pós-Graduação, o qual foi desenvolvido em conformidade com os artigos 50 a 56A do Regimento Geral de Pós-Graduação e a Instrução Normativa PRPG nº: 04/2020
Para que o credenciado conste no corpo docente do programa na publicação do Catálogo do site da DAC, é necessário que o credenciamento seja efetuado antes da publicação e o seu prazo de credenciamento se estenda a, pelo menos, o primeiro mês do ano de sua vigência. Por exemplo:
Histórico e Acesso à aplicação do Catálogo Proposto
A partir do ano de 2019, todo o processo de Catálogo Proposto passou a ser digital, ou seja, NÃO são enviados os processos físicos de capa azul.
A aplicação para elaborar o Catálogo Proposto está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) pelo perfil de acesso da Secretaria e Coordenadoria, acessando:
Trâmites
Após fazer as alterações necessárias em cursos, disciplinas e currículos, conforme demonstram o encaminhamento em lote dos treinamentos de apoio, é necessário primeiro encaminhar em lote as disciplinas, depois os cursos para, então, gerar a separata para inserir na pauta da Comissão de Pós-Graduação (CPG) e, mediante a emissão de Parecer favorável da CPG, encaminhar à Congregação da unidade de ensino que emite a Deliberação. Mesmo que não ocorra nenhuma alteração no curso ou em nenhuma disciplinas, ainda assim é necessário o encaminhamento às referidas instâncias colegiadas, pois o trâmite demanda Parecer CPG e Deliberação da Congregação (apenas um dentre eles pode ser Ad Referendum) para encaminhamento à Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG).
Ao subir os atos administrativos na aplicação do Catálogo Proposto do SIGA, automaticamente, o sistema insere os documentos no SIGAD/SIARQ dentro do processo digital criado para cada coordenadoria, o qual contém as separata inicial e final dos cursos. Para verificar qual é o número do Processo Digital em que os documentos inseridos no SIGA estão sendo arquivados no SIGAD e/ou abri-lo para consultar, basta seguir o passo a passo ilustrado abaixo:
1º Passo | 2º Passo |
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Prazos
Recomendamos que consulte o Calendário Escolar, mas em termos gerais, apresentam as seguintes datas para as tramitações para análise da proposta de alteração:
Orientações para criação de novas disciplinas
Recomendamos a leitura do Regimento Geral de Pós-Graduação entre os artigos 23 e 36 e da Instrução Normativa CCPG nº: 01/2022 , fontes que embasam os modos de oferecimento das disciplinas de Pós-Graduação que resumimos abaixo:
Em conformidade com a Instrução Normativa CIDD nº: 01/2023, a qual dispõe em seu Art. 1º, §1º, inciso II, que o vetor D passa a ser incluído na contagem de horas-aula referente às disciplinas de Pós-Graduação, a DAC implementou no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) duas alterações dentro do Oferecimento de Disciplinas (menu: Catálogo/Horário - Horário - Oferecimento de Disciplinas):
1. Conforme o Art. 4º da Instrução Normativa PRPG/CCPG nº: 01/2022, o SIGA passará a desconsiderar o valor de SL (horas em sala de aula) e verificar o valor no vetor D (distância), único componente do vetor de carga horária de disciplinas integralmente remotas, de acordo com o inciso III do Art.29 do Regimento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.
Por exemplo, caso seja uma disciplina remota composta por SL=0 e D=2 (onde se lê: 2 horas por semana à distância), ao se oferecer a disciplina no período letivo, será possível:
1.a) Apontar nenhum horário, caso sejam aulas assíncronas;
2.a) Apontar 1 hora, caso parte das atividades sejam assíncronas;
3.a) Apontar toda a carga horária, nesse caso as 2 horas, caso as aulas sejam síncronas.
2. Como a Instrução Normativa CIDD nº: 01/2023 entrou em vigor a partir do 2º semestre de 2023, a DAC fez os devidos ajustes na carga horária dos docentes responsáveis por disciplinas oferecidas no 2ºs/23 e 1ºs/24 da Pós-Graduação que possuíam carga horária no vetor D. Portanto, no “Relatório Carga Didática Docente/Colaborador” já está considerando a carga didática do vetor D à partir do 2ºs/23 para os cursos semestrais, no entanto, para as disciplinas dos cursos anuais, o relatório considera a carga didática do vetor D à partir de 2024.
Para melhor orientar sobre a inserção de carga didática nas disciplinas da Pós-Graduação apresentamos abaixo um print da tela de inserção de carga didática em uma disciplina/turma para exemplificar. O intuito é mostrar que, apesar do layout e informações da tela serem mantidas sem alterações, a carga horária do vetor D que anteriormente se encontrava no campo “Outros”, utilizado para apontamento de Estudo Dirigido (E), a partir da alteração realizada, passará a compor a carga horária em “Teoria”, a fim de ser computado da mesma maneira que o vetor T na contagem de horas-aula.
Localizando na aplicação de Catálogo Proposto as informações que podem ser alteradas
(LEMBRE-SE DE SEMPRE SALVAR AS INSERÇÕES/ALTERAÇÕES ANTES DE SAIR DA PÁGINA)
Campos a serem mantidos pelo Coordenador e Secretário (a) Geral da Pós-Graduação:
ADMISSÃO – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral » Nome ou parte do nome da Coordenadoria
Incluir o mesmo texto padrão da Admissão do Catálogo de Pós-Graduação /2016. Corrigir somente o link se necessário.
FOTO DE PUBLICAÇÃO CATÁLOGO – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral
Para inserir ou trocar a foto, o campo Admissão deve estar preenchido.
NOME DO CURSO / TÍTULO DO PROFISSIONAL – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível de Catálogo » Situação do curso » Área do curso (especificar ou selecionar todas) » status no processo de aprovação (Selecionar tudo ou especificar) » Pesquisar » Selecionar curso » Iniciar edição » Cadastro Geral do Curso » Cadastro do curso.
Campo obrigatório - Preencher o nome do curso e do título do profissional em inglês e espanhol (Iniciais em maiúsculo).
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível de Catálogo » Situação do curso » Área do curso (especificar ou selecionar todas) » status no processo de aprovação (Selecionar tudo ou especificar) » Pesquisar » Selecionar curso » Iniciar edição » Áreas de concentração » Selecionar área de concentração » Cadastro Geral » Dados da Área de Concentração.
Campo obrigatório - Preencher o nome das áreas de concentração do curso em inglês e espanhol.
TURMA DA DISCIPLINA PED – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral.
Inserir as disciplinas/turmas do Estágio de Capacitação Docente de sua Unidade. Em caso de dúvidas entrar em contato com a DAC.
Campos de acesso comum entre Coordenador/Secretário (a) Geral de Pós-Graduação e Secretário (a) de Programa da Pós-Graduação:
DESCRIÇÃO E LINHA DE PESQUISA – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Selecione Coordenadoria de Programa » coloque o nome do programa » clique em pesquisar » Selecione a Coordenadoria de Programa.
Obs.: A partir do Catálogo de 2017 o campo “Linha de Pesquisa” não é mais um texto padrão para todos os Programas. Deverá ser preenchido com os nomes de todas as linhas de pesquisa específicas de cada Programa.
Requisitos para Obtenção do Título e INTEGRALIZAÇÃO - Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » clique em pesquisar por curso » nome do curso » selecionar nível de Catálogo » Selecione uma Coordenadoria ou todas » Selecione um status no processo de aprovação ou todos » pesquisar » clique no curso » iniciar edição » dados do curso.
Obs.: Os campos “Coeficiente de Rendimento Mínimo”, “aptidão em Língua Estrangeira”, “Exame de Qualificação”, “Defesa de Dissertação/Tese” e “Integralização” são campos obrigatórios. “Publicação” e “Atividades complementares” são opcionais.
CURRÍCULO – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS/DISCIPLINAS ELETIVAS – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível Catálogo » selecione um status ou todos » Pesquisar » Clique no curso » Iniciar edição » Currículo » Selecione Disciplinas Obrigatórias ou Eletivas.
DISCIPLINAS – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por Disciplina » Inserir código, parte do nome ou nome completo da disciplina (deixe esses campos em branco para a opção “todos”) » Nível de Catálogo » Situação da disciplina (Selecione uma situação ou todas) » Coordenadoria (Selecione uma Coordenadoria ou todas) » Status no processo de aprovação (Selecione um status ou todos) » clique em pesquisar
CADASTRO GERAL DA DISCIPLINA (*= campos obrigatórios):
CRIAÇÃO DE DISCIPLINA - Ao criar uma disciplina, inserir o código da Coordenadoria e o código do órgão que consta na Tabela Pública.
COMO GERAR A SEPARATA (PDF) – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do Curso » Nível de Catálogo » Situação = ativo » Área do curso = todos » Status = Selecionar um ou todos.
Obs.: A separata será impressa com as informações de todos os níveis dos cursos Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado.
COMO FAZER “UPLOAD” DO PARECER DA CPG E DA CONGREGAÇÃO – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso ou disciplinas » Deixar o nome do curso ou das disciplinas em branco » Selecionar o nível » Situação = ativo » O status deve ser “Aguardando Congregação”.
Atenção: A partir do momento em que é feito o “upload” do Parecer da CPG e da Congregação a Unidade não consegue mais editar o Catálogo. Sugerimos que seja feito o “upload” somente no momento em que a manutenção estiver de fato encerrada.
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