Unicamp Diretoria Acadêmica

Instruções Iniciais para a Elaboração do Catálogo Proposto da Pós-Graduação Imprimir

Apesar dos treinamentos de apoio trazerem o passo a passo para atuações no Catálogo Proposto da Graduação, recomendamos a sua leitura dada a semelhança da aplicação para as atuações da Graduação com a Pós-Graduação:

Treinamentos de apoio
Link de acesso ao PDF Link de acesso ao vídeo
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando não há alterações em relação ao ano anterior apresentação em PDF https://youtu.be/IMes9a3rBo4
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações em disciplinas apresentação em PDF https://youtu.be/3TSIkynYK2E
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações nos cursos/currículos apresentação em PDF https://youtu.be/UeSa2BD-8SY

Uma das diferenças entre os níveis de Graduação e Pós-Graduação refere-se às coordenadorias de programas que não há na Graduação. Por isso, recomendamos que sigam o Procedimento de atualização de coordenadorias e comissões de Pós-Graduação (CPG), clicando neste link

Outra diferença que devemos lembrar, trata-se da carga horária nos vetores, uma vez que na Graduação a carga horária inserida nas variáveis de vetores é semanal, mas na Pós-Graduação é a carga horária total. Por exemplo, uma disciplina de 2 créditos composta por 2 horas semanais de atividade teórica dada em sala de aula tem na Graduação as variáveis preenchidas com T=2 e SL=2, porém na Pós-Graduação o valor de T e SL são iguais a 30 horas, que é o resultado de 15 semanas vezes 2 horas semanais. No final dessa página detalhamos acerca das disciplinas de Pós-Graduação que podem ser: Presencial/Híbrida, Semipresencial e Integralmente Remota.

As informações dos cursos de manutenção exclusiva da DAC são:

O corpo docente apresentado na página do curso não é proveniente das atuações no Catálogo Proposto, mas sim do Credenciamento de docentes nos Programas de Pós-Graduação. Para proceder com o credenciamento, consulte o Procedimento Operacional Padrão para Credenciamento na Pós-Graduação, o qual foi desenvolvido em conformidade com os artigos 50 a 56A do Regimento Geral de Pós-Graduação e a Instrução Normativa PRPG nº: 04/2020

Para que o credenciado conste no corpo docente do programa na publicação do Catálogo do site da DAC, é necessário que o credenciamento seja efetuado antes da publicação e o seu prazo de credenciamento se estenda a, pelo menos, o primeiro mês do ano de sua vigência. Por exemplo: 

Histórico e Acesso à aplicação do Catálogo Proposto

A partir do ano de 2019, todo o processo de Catálogo Proposto passou a ser digital, ou seja, NÃO são enviados os processos físicos de capa azul. 

A aplicação para elaborar o Catálogo Proposto está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) pelo perfil de acesso da Secretaria e Coordenadoria, acessando:

Trâmites

Após fazer as alterações necessárias em cursos, disciplinas e currículos, conforme demonstram o encaminhamento em lote dos treinamentos de apoio, é necessário primeiro encaminhar em lote as disciplinas, depois os cursos para, então, gerar a separata para inserir na pauta da Comissão de Pós-Graduação (CPG) e, mediante a emissão de Parecer favorável da CPG, encaminhar à Congregação da unidade de ensino que emite a Deliberação. Mesmo que não ocorra nenhuma alteração no curso ou em nenhuma disciplinas, ainda assim é necessário o encaminhamento às referidas instâncias colegiadas, pois o trâmite demanda Parecer CPG e Deliberação da Congregação (apenas um dentre eles pode ser Ad Referendum) para encaminhamento à Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG).

Ao subir os atos administrativos na aplicação do Catálogo Proposto do SIGA, automaticamente, o sistema insere os documentos no SIGAD/SIARQ dentro do processo digital criado para cada coordenadoria, o qual contém as separata inicial e final dos cursos. Para verificar qual é o número do Processo Digital em que os documentos inseridos no SIGA estão sendo arquivados no SIGAD e/ou abri-lo para consultar, basta seguir o passo a passo ilustrado abaixo:

1º Passo 2º Passo

 

Prazos

Recomendamos que consulte o Calendário Escolar, mas em termos gerais, apresentam as seguintes datas para as tramitações para análise da proposta de alteração:

  1. Enquanto o sistema SIGA ainda não abriu a aplicação de Catálogo Proposto, as Coordenadoria de Curso estudam a proposta para elaboração do Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação;
  2. Após as coordenadorias receberem email notificando a abertura do Catálogo Proposto para edição, entre os meses de janeiro a julho do ano que antecede a vigência do Catálogo, as Coordenadorias de Programa inserem proposta para elaboração do Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação no sistema SIGA. Por exemplo, para o Catálogo Proposto 2026 da Pós-Graduação, o prazo se inicia no dia 19 de janeiro de 2025 e termina no dia 26 de julho de 2025 para as Coordenadorias de Programa inserem proposta para elaboração do Catálogo 2026.
  3. Ao final do período de edição do Catálogo Proposto, a DAC insere o ato administrativo da espécie Informação que é encaminhado à apreciação da CCPG. Mediante deliberação da CCPG, a DAC publica o Catálogo no seu site, geralmente, no final do mês de setembro do ano que antecede sua vigência.

Orientações para criação de novas disciplinas

  1. Os nomes das disciplinas novas devem ser incluídos sempre com as iniciais em letra maiúscula com exceção de artigos, preposições, etc...
    Exemplo: Cuidados na Manipulação e Utilização de Quimioterápicos;
  2. Independente do idioma quando a disciplina for ser oferecida, na criação é necessário que o nome e a ementa da nova disciplina criada seja informada nos idiomas: português, inglês e espanhol;
  3. A característica da disciplina não está relacionada com sua inserção no currículo do curso, como obrigatória ou eletiva. Uma disciplina com característica de Seminário pode ser inserida no rol de disciplinas obrigatória, bem como uma disciplina com característica Regular pode ser inserida no bloco de eletivas.



Recomendamos a leitura do Regimento Geral de Pós-Graduação entre os artigos 23 e 36 e da Instrução Normativa CCPG nº: 01/2022 , fontes que embasam os modos de oferecimento das disciplinas de Pós-Graduação que resumimos abaixo:

  1. Disciplina Presencial/Híbrida: a atividade na qual todos os participantes estão fisicamente presentes - Presencial - ou remotamente de forma síncrona - Híbrida -  onde há a concomitância de participação de membros fisicamente presentes, e a participação em modo remoto, utilizando ferramentas de videoconferência, webconferência ou outro suporte tecnológico de comunicação à distância equivalente, que torne possível todas as participações em tempo real.  Clique aqui e acesse o menu Arquivo para fazer o download do formulário de disciplina presencial ou híbrida. Para preenchê-lo, conforme Item I do art. 29, os componentes de vetor são: T (horas teóricas), P (horas práticas), E (horas em estudos dirigidos), C (número de créditos = horas aula / 15);
  2. Disciplina Semipresencial:  a atividade na qual, em que pelo menos metade da carga horária todos os participantes estão fisicamente presentes, e em outra parte da carga horária, todos estão à distância, sem concomitância física/remota em tempo real. Clique aqui e acesse o menu Arquivo para fazer o download do formulário de disciplina semipresencial. Para preenchê-lo, conforme Item II art. 29, os componentes de vetor são: D (horas remotas), R (horas presenciais: T+P), C (número de créditos = horas aula / 15).
  3. Disciplina Integralmente Remota:  Entende-se por modo integralmente remoto, nas atividades síncronas, quando todos participem em modo remoto todo o tempo das atividades, utilizando ferramentas de videoconferência, webconferência ou outro suporte tecnológico de comunicação à distância equivalente que torne possível as participações em tempo real. Clique aqui e acesse o menu Arquivo para fazer o download do formulário de disciplina integralmente remota. üPara preenchê-lo, conforme Item III do art. 29, os componentes de vetor são: D (horas remotas), C (número de créditos = horas aula / 15).

Em conformidade com a Instrução Normativa CIDD nº: 01/2023, a qual dispõe em seu Art. 1º, §1º, inciso II, que o vetor D passa a ser incluído na contagem de horas-aula referente às disciplinas de Pós-Graduação, a DAC implementou no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) duas alterações dentro do Oferecimento de Disciplinas (menu: Catálogo/Horário - Horário - Oferecimento de Disciplinas):

1. Conforme o Art. 4º da Instrução Normativa PRPG/CCPG nº: 01/2022, o SIGA passará a desconsiderar o valor de SL (horas em sala de aula) e verificar o valor no vetor D (distância), único componente do vetor de carga horária de disciplinas integralmente remotas, de acordo com o inciso III do Art.29 do Regimento Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.

Por exemplo, caso seja uma disciplina remota composta por SL=0 e D=2 (onde se lê: 2 horas por semana à distância), ao se oferecer a disciplina no período letivo, será possível:

1.a) Apontar nenhum horário, caso sejam aulas assíncronas;

2.a) Apontar 1 hora, caso parte das atividades sejam assíncronas;

3.a) Apontar toda a carga horária, nesse caso as 2 horas, caso as aulas sejam síncronas.

2. Como a Instrução Normativa CIDD nº: 01/2023  entrou em vigor a partir do 2º semestre de 2023, a DAC fez os devidos ajustes na carga horária dos docentes responsáveis por disciplinas oferecidas no 2ºs/23 e 1ºs/24 da Pós-Graduação que possuíam carga horária no vetor D. Portanto, no “Relatório Carga Didática Docente/Colaborador” já está considerando a carga didática do vetor D à partir do 2ºs/23 para os cursos semestrais, no entanto, para as disciplinas dos cursos anuais, o relatório considera a carga didática do vetor D à partir de 2024.

Para melhor orientar sobre a inserção de carga didática nas disciplinas da Pós-Graduação apresentamos abaixo um print da tela de inserção de carga didática em uma disciplina/turma para exemplificar. O intuito é mostrar que, apesar do layout e informações da tela serem mantidas sem alterações, a carga horária do vetor D que anteriormente se encontrava no campo “Outros”, utilizado para apontamento de Estudo Dirigido (E), a partir da alteração realizada, passará a compor a carga horária em “Teoria”, a fim de ser computado da mesma maneira que o vetor T na contagem de horas-aula.


Localizando na aplicação de Catálogo Proposto as informações que podem ser alteradas

(LEMBRE-SE DE SEMPRE SALVAR AS INSERÇÕES/ALTERAÇÕES ANTES DE SAIR DA PÁGINA)

Campos a serem mantidos pelo Coordenador   e  Secretário (a) Geral da Pós-Graduação:

ADMISSÃO – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral » Nome ou parte do nome da Coordenadoria

Incluir o mesmo texto padrão da Admissão do Catálogo de Pós-Graduação /2016. Corrigir somente o link se necessário.

FOTO DE PUBLICAÇÃO CATÁLOGO – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral

Para inserir ou trocar a foto, o campo Admissão deve estar preenchido.

NOME DO CURSO / TÍTULO DO PROFISSIONAL – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível de Catálogo » Situação do curso » Área do curso (especificar ou selecionar todas) » status no processo de aprovação (Selecionar tudo ou especificar)  » Pesquisar  » Selecionar curso » Iniciar edição » Cadastro Geral do Curso » Cadastro do curso.

Campo obrigatório - Preencher o nome do curso e do título do profissional em inglês e espanhol (Iniciais em maiúsculo).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível de Catálogo » Situação do curso » Área do curso (especificar ou selecionar todas) » status no processo de aprovação (Selecionar tudo ou especificar) » Pesquisar  » Selecionar curso » Iniciar edição » Áreas de concentração  » Selecionar área de concentração » Cadastro Geral  » Dados da Área de Concentração.

Campo obrigatório - Preencher o nome das áreas de concentração do curso em inglês e espanhol.

TURMA DA DISCIPLINA PED – Catálogo/Horário » Catálogo » Programa de Pós-Graduação » Coordenadoria Geral.

Inserir as disciplinas/turmas do Estágio de Capacitação Docente de sua Unidade. Em caso de dúvidas entrar em contato com a DAC.

Campos de acesso comum entre Coordenador/Secretário (a) Geral de Pós-Graduação e Secretário (a) de Programa da Pós-Graduação:

DESCRIÇÃO  E  LINHA DE PESQUISA – Catálogo/Horário  »  Catálogo  »  Programa de Pós-Graduação  » Selecione Coordenadoria de Programa  »  coloque o nome do programa  »  clique em pesquisar  »  Selecione a Coordenadoria de Programa.

Obs.: A partir do Catálogo de 2017 o campo “Linha de Pesquisa” não é mais um texto padrão para todos os Programas. Deverá ser preenchido com os nomes de todas as linhas de pesquisa específicas de cada Programa.

Requisitos para Obtenção do Título  e  INTEGRALIZAÇÃO - Catálogo/Horário  »  Catálogo  »  Catálogo Proposto  » clique em pesquisar por curso   »  nome do curso »  selecionar nível de Catálogo  »  Selecione uma Coordenadoria ou todas  »  Selecione um status no processo de aprovação ou todos  »  pesquisar  »  clique no curso   »  iniciar edição   »   dados do curso.

Obs.: Os campos “Coeficiente de Rendimento Mínimo”,  “aptidão em Língua Estrangeira”, “Exame de Qualificação”, “Defesa de Dissertação/Tese” e “Integralização” são campos obrigatórios. “Publicação” e “Atividades complementares” são opcionais.

 

CURRÍCULO – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS/DISCIPLINAS ELETIVAS –  Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do curso » Nível Catálogo » selecione um status ou todos » Pesquisar  » Clique no curso » Iniciar edição » Currículo » Selecione Disciplinas Obrigatórias ou Eletivas.

 

DISCIPLINAS – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por Disciplina » Inserir código, parte do nome ou nome completo da disciplina (deixe esses campos em branco para a opção “todos”) » Nível de Catálogo » Situação da disciplina (Selecione uma situação ou todas) » Coordenadoria (Selecione uma Coordenadoria ou todas) » Status no processo de aprovação (Selecione um status ou todos) » clique em pesquisar

CADASTRO GERAL DA DISCIPLINA (*= campos obrigatórios):

CRIAÇÃO DE DISCIPLINA - Ao criar uma disciplina, inserir o código da Coordenadoria e o código do órgão que consta na Tabela Pública.

COMO GERAR A SEPARATA (PDF) – Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso » Nome do Curso » Nível de Catálogo » Situação = ativo » Área do curso = todos » Status = Selecionar um ou todos.

Obs.: A separata será impressa com as informações de todos os níveis dos cursos Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado.

COMO FAZER “UPLOAD” DO PARECER DA CPG E DA CONGREGAÇÃO –  Catálogo/Horário » Catálogo » Catálogo Proposto » Pesquisar por curso ou disciplinas » Deixar o nome do curso ou das disciplinas em branco » Selecionar o nível » Situação = ativo » O status deve ser “Aguardando Congregação”.

Atenção: A partir do momento em que é feito o “upload” do Parecer da CPG e da Congregação a Unidade não consegue mais editar o Catálogo. Sugerimos que seja feito o “upload” somente no momento em que a manutenção estiver de fato encerrada.


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