Unicamp Diretoria Acadêmica

Instruções Iniciais para a Elaboração do Catálogo Proposto da Graduação Imprimir

Histórico e Recomendações

A partir do ano de 2019, todo o processo de Catálogo Proposto passou a ser digital, ou seja, NÃO são enviados os processos físicos de capa azul. A documentação inicial que compunha o processo físico, como o cronograma para manutenção do catálogo, Deliberação CONSU-A-20/87, Parecer CCG 83/90 e Parecer CCG 84/90 estarão disponíveis na tabela da página anterior (Portal DAC: Elaboração do Catálogo Proposto - Graduação e Pós-Graduação), para consulta quando necessário.

Apesar dos prazos que constam no Calendário Escolar para a atuação no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) para inserir as informações do Catálogo Proposto, é importante lembrar que seu planejamento deve ser iniciado, pelo menos, no ano anterior ou quando da apresentação do Projeto Político Pedagógico do curso de graduação.

Pautado pelo diálogo de toda a comunidade acadêmica, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e, consequentemente, o Catálogo Proposto devem refletir as propostas educacionais do curso compostas desde o seu mais elementar componente, o(a) docente, que sugere uma atualização na(s) disciplina(s) que ministra, até o Núcleo Docente Estruturante formado por docentes da Coordenadoria e representantes dos departamentos da Unidade de Ensino com atribuições acadêmicas de acompanhamento, concepção e contínua atualização do PPP.

Acesso à aplicação do Catálogo Proposto

A aplicação para elaborar o Catálogo Proposto está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) pelo perfil de acesso da Secretaria e Coordenadoria, acessando:

Trâmites

Após fazer as alterações necessárias em cursos, disciplinas e currículos, conforme demonstram o encaminhamento em lote dos treinamentos de apoio (Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto), é necessário primeiro encaminhar em lote as disciplinas, depois os cursos para, então, gerar a separata para inserir na pauta da Comissão de Graduação (CG) e, mediante a emissão de Parecer favorável da CG, encaminhar à Congregação da unidade de ensino que emite a Deliberação. Mesmo que não ocorra nenhuma alteração no curso ou em nenhuma disciplinas, ainda assim é necessário o encaminhamento às referidas instâncias colegiadas, pois o trâmite demanda Parecer CG e Deliberação da Congregação (não podem ser Ad Referendum) para encaminhamento à Comissão Central de Graduação (CCG).

Ao subir os atos administrativos na aplicação do Catálogo Proposto do SIGA, automaticamente, o sistema insere os documentos no SIGAD/SIARQ dentro do processo digital criado para cada coordenadoria, o qual contém as separata inicial e final dos cursos. Para verificar qual é o número do Processo Digital em que os documentos inseridos no SIGA estão sendo arquivados no SIGAD e/ou abri-lo para consultar, basta seguir o passo a passo ilustrado abaixo:

1º Passo 2º Passo

 

Prazos

Recomendamos que consulte o Calendário Escolar, mas em termos gerais, apresentam as seguintes datas para as tramitações para análise da proposta de alteração:

  1. Enquanto o sistema SIGA ainda não abriu a aplicação de Catálogo Proposto, as Coordenadoria de Curso estudam a proposta para elaboração do Catálogo dos Cursos;
  2. Após as coordenadorias receberem email notificando a abertura do Catálogo Proposto para edição, é necessário verificar se há as seguintes demandas para se atentarem aos prazos: ocorrência de alterações em disciplinas de serviço e alterações em cursos de licenciatura que demandem aprovação/ciência da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP);
  3. Caso não tenha ocorrência de alterações em disciplinas de serviço e alterações em cursos de licenciatura que demandem aprovação/ciência da CPFP, deve-se respeitar o último dia para Coordenadoria de Curso aprovar na Congregação, inserir no SIGA e encaminhar à DAC proposta de elaboração do Catálogo dos Cursos de Graduação, que geralmente fica entre o final do mês de abril ou começo do mês de maio do ano anterior à entrada em vigência do Ano de Catálogo. Por exemplo, para o Catálogo Proposto 2026 da Graduação, o dia 09 de maio de 2025 é o último dia para as coordenadorias inserirem no SIGA Parecer CG e Deliberação da Congregação para tramitarem à DAC;
  4. Caso seja necessário solicitar alterações em disciplinas de outra coordenadoria que seu curso faz uso, geralmente no mês de fevereiro há um prazo para que a coordenadoria faz uso da disciplina enviar ofício a outra coordenadoria proprietária da disciplina e no mês de março há um prazo para a Coordenadoria de Curso que oferece disciplina para outra Coordenadoria de Curso deliberar sobre a proposta de alteração recebida. Por exemplo, para o Catálogo Proposto 2026 da Graduação, o dia 19 de fevereiro de 2025 é o último dia para a Coordenadoria de Curso solicitar alteração em disciplina que é oferecida por outra Coordenadoria e o dia 24 de março de 2025 é o último dia para a Coordenadoria de Curso que oferece disciplina deliberar sobre a proposta de alteração recebida e inserir a documentação no sistema SIGA. Após isso, as coordenadorias continuam os trâmites de encaminhamento à CPFP, caso se trate de cursos de licenciatura, ou de encaminhamento à DAC.
  5. Para cursos de Formação de Professores (Licenciaturas) que tenham alterações que que demandem aprovação/ciência da CPFP (clique aqui para ver a Deliberação CCG nº: 013/2019), o prazo para encaminhamento da proposta, geralmente, é no mês de março.  Por exemplo, para o Catálogo Proposto 2026 da Graduação, o dia 21 de março de 2025 é o último dia para a Coordenadoria de Curso de Formação de Professores inserir no SIGA o Parecer CG e a Deliberação da Congregação e encaminhar à Comissão Permanente de Formação de Professores - CPFP proposta de elaboração do Catálogo dos Cursos de Graduação - 2026.
  6. Ao final do período de edição do Catálogo Proposto, a DAC insere o ato administrativo da espécie Informação que é encaminhado para Subcomissão de Catálogos da CCG, a qual por sua vez, após análise, encaminha Parecer à apreciação da CCG. Mediante deliberação da CCG, a DAC publica o Catálogo no seu site, geralmente, no final do mês de setembro do ano que antecede sua vigência.  

Atuação em Notificações de alterações em disciplinas de serviço (Ciência e Apreciação)

Como a disciplina pertence à sua coordenadoria, as outras coordenadorias não conseguem fazer alterações na disciplina, tais como, inserir pré-requisito ou equivalência. Por isso, a sua coordenadoria recebe via ofício a solicitação para incluir um pré-requisito, por exemplo:

Nesse caso, a aplicação do Catálogo Proposto enviará as seguintes notificações: 

       1. Apreciar Solicitação para coordenadoria do curso A:  A coordenadoria do curso A clica no link “Apreciar Solicitação” para subir Parecer CG e Deliberação da Congregação.  Há dois botões:

            i. Negar: A CG ofertante da disciplina de serviço poderá negar a solicitação. Não é necessário Deliberação da Congregação para reprovar a proposta. Ao ter o pedido negado, o sistema irá desfazer a ação da unidade solicitante;

            ii. Aprovar: O sistema irá requerer o upload e assinaturas digitais da Deliberação da Congregação

       2.Confirmar Ciência para coordenadoria do curso B: A coordenadoria do curso B clica no link “Confirmar Ciência”, sem precisar subir nenhum documento, pois apesar de também fazer uso da disciplina, não será impactada pela nova cadeia de pré-requisito criada.


Fluxo do Catálogo entre as Coordenadorias e a DAC (Initial Workflow)

Orientações para criação de novas disciplinas

  1. Os nomes das disciplinas novas devem ser incluídos sempre com as iniciais em letra maiúscula com exceção de artigos, preposições, etc...
    Exemplo: Cuidados na Manipulação e Utilização de Quimioterápicos;
  2. Recomenda-se que a ementa da nova disciplina criada seja informada nos idiomas: português, inglês e espanhol; dada a possibilidade de se oferecer a disciplina em outros idiomas;
  3. A característica da disciplina não está relacionada com sua inserção no currículo do curso, como obrigatória ou eletiva. Uma disciplina com característica de Seminário pode ser inserida no rol de disciplinas obrigatória, bem como uma disciplina com característica Regular pode ser inserida no bloco de eletivas.

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Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações em disciplinas - arquivo PDF
Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto quando há alterações nos cursos/currículos - arquivo PDF

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