Histórico e Recomendações
A partir do ano de 2019, todo o processo de Catálogo Proposto passou a ser digital, ou seja, NÃO são enviados os processos físicos de capa azul. A documentação inicial que compunha o processo físico, como o cronograma para manutenção do catálogo, Deliberação CONSU-A-20/87, Parecer CCG 83/90 e Parecer CCG 84/90 estarão disponíveis na tabela da página anterior (Portal DAC: Elaboração do Catálogo Proposto - Graduação e Pós-Graduação), para consulta quando necessário.
Apesar dos prazos que constam no Calendário Escolar para a atuação no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) para inserir as informações do Catálogo Proposto, é importante lembrar que seu planejamento deve ser iniciado, pelo menos, no ano anterior ou quando da apresentação do Projeto Político Pedagógico do curso de graduação.
Pautado pelo diálogo de toda a comunidade acadêmica, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e, consequentemente, o Catálogo Proposto devem refletir as propostas educacionais do curso compostas desde o seu mais elementar componente, o(a) docente, que sugere uma atualização na(s) disciplina(s) que ministra, até o Núcleo Docente Estruturante formado por docentes da Coordenadoria e representantes dos departamentos da Unidade de Ensino com atribuições acadêmicas de acompanhamento, concepção e contínua atualização do PPP.
Acesso à aplicação do Catálogo Proposto
A aplicação para elaborar o Catálogo Proposto está disponível no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) pelo perfil de acesso da Secretaria e Coordenadoria, acessando:
Trâmites
Após fazer as alterações necessárias em cursos, disciplinas e currículos, conforme demonstram o encaminhamento em lote dos treinamentos de apoio (Passo a passo para atuações no Catálogo Proposto), é necessário primeiro encaminhar em lote as disciplinas, depois os cursos para, então, gerar a separata para inserir na pauta da Comissão de Graduação (CG) e, mediante a emissão de Parecer favorável da CG, encaminhar à Congregação da unidade de ensino que emite a Deliberação. Mesmo que não ocorra nenhuma alteração no curso ou em nenhuma disciplinas, ainda assim é necessário o encaminhamento às referidas instâncias colegiadas, pois o trâmite demanda Parecer CG e Deliberação da Congregação (não podem ser Ad Referendum) para encaminhamento à Comissão Central de Graduação (CCG).
Ao subir os atos administrativos na aplicação do Catálogo Proposto do SIGA, automaticamente, o sistema insere os documentos no SIGAD/SIARQ dentro do processo digital criado para cada coordenadoria, o qual contém as separata inicial e final dos cursos. Para verificar qual é o número do Processo Digital em que os documentos inseridos no SIGA estão sendo arquivados no SIGAD e/ou abri-lo para consultar, basta seguir o passo a passo ilustrado abaixo:
1º Passo | 2º Passo |
Prazos
Recomendamos que consulte o Calendário Escolar, mas em termos gerais, apresentam as seguintes datas para as tramitações para análise da proposta de alteração:
Atuação em Notificações de alterações em disciplinas de serviço (Ciência e Apreciação)
Como a disciplina pertence à sua coordenadoria, as outras coordenadorias não conseguem fazer alterações na disciplina, tais como, inserir pré-requisito ou equivalência. Por isso, a sua coordenadoria recebe via ofício a solicitação para incluir um pré-requisito, por exemplo:
Nesse caso, a aplicação do Catálogo Proposto enviará as seguintes notificações:
1. Apreciar Solicitação para coordenadoria do curso A: A coordenadoria do curso A clica no link “Apreciar Solicitação” para subir Parecer CG e Deliberação da Congregação. Há dois botões:
i. Negar: A CG ofertante da disciplina de serviço poderá negar a solicitação. Não é necessário Deliberação da Congregação para reprovar a proposta. Ao ter o pedido negado, o sistema irá desfazer a ação da unidade solicitante;
ii. Aprovar: O sistema irá requerer o upload e assinaturas digitais da Deliberação da Congregação
2.Confirmar Ciência para coordenadoria do curso B: A coordenadoria do curso B clica no link “Confirmar Ciência”, sem precisar subir nenhum documento, pois apesar de também fazer uso da disciplina, não será impactada pela nova cadeia de pré-requisito criada.
Fluxo do Catálogo entre as Coordenadorias e a DAC (Initial Workflow)
Orientações para criação de novas disciplinas
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