Unicamp Diretoria Acadêmica

Capítulo-01: Introdução e atuações possíveis nos Catálogos Vigentes da Graduação Imprimir

Introdução

A data de publicação do Catálogo dos cursos de Graduação na página da DAC, que obedece o Calendário Escolar,  é geralmente estabelecido no final do mês de setembro do ano que antecede sua entrada em vigor. Por exemplo, o Catálogo 2024 foi publicado no dia 29 de setembro de 2023 e entrou em vigor a partir do primeiro dia do ano de 2024. Nesse exemplo, o(a) estudante ingressante de 2024 seguirá a proposta de cumprimento curricular do Catálogo Vigente de seu curso, ao longo dos anos, para integralizar.

Denominamos Catálogos Vigentes todos os Catálogos que já entraram em vigor.


Atuações possíveis de serem feitas nos Catálogos Vigentes da Graduação

Considerando-se que os Catálogos Vigentes já foram publicados, suas informações são de domínio público e os estudantes têm determinados diretos adquiridos pelas informações publicadas nos Catálogos quando do ingresso no curso, por isso, somente algumas mudanças, que beneficiem os alunos, poderão ocorrer nos Catálogos Vigentes, conforme abaixo listadas:

  1. Inclusão de nova cadeia de pré-requisito ou completa exclusão de cadeia em disciplina: note que, ao editar uma cadeia já existente de pré-requisito aumentaria o grau de exigência para a matricula ser realizada. Portanto, as ações permitidas são a criação de nova cadeia de pré-requisito ou a completa exclusão. Caso a disciplina não tenha nenhuma cadeia de pré-requisito, somente na elaboração do Catálogo Proposto que será possível se criar a sua primeira cadeia;
  2. Inclusão de disciplinas em Blocos de Eletivas: essa atuação também beneficia os estudantes, pois permite que tenham mais opções para atingir a quantidade de créditos do bloco e integralizar o curso. No entanto, as disciplinas já devem existir no sistema, pois a criação de disciplina somente pode ser efetuada pela coordenadoria no prazo de elaboração do Catálogo Proposto. A inclusão de disciplina em bloco de eletivas é possível de ser realizada nos Catálogos Vigentes, desde que o ano de catálogo vigente seja igual ou superior ao ano de criação/ativação da disciplina;
  3. Estabelecimento de Continências e Equivalências entre disciplinas, desde que não invalidem o Catálogo: com a inclusão de equivalência/continência aumenta a possiblidade do sistema reconhecer automaticamente possíveis disciplinas que, eventualmente, os estudantes tenham concluído para considerar no cálculo da integralização do curso. Porém, há risco de invalidação do currículo caso seja estabelecido, por exemplo, equivalência entre disciplinas do Núcleo Comum. Por exemplo, se a disciplina obrigatória XY123, que consta no 3º semestre do currículo, estiver equivalente à AB321 do 5º semestre, o(a) estudante não poderá cursar a disciplina do 5º semestre por já ter cursado anteriormente uma disciplina equivalente; ou seja, dessa forma, essa relação de equivalência invalida o currículo do curso que, a princípio, estabelecia a necessidade de cursar ambas as disciplinas, obrigatoriamente, mas com a relação de equivalência permitirá que o(a) estudante curse apenas uma delas.


Prazo para as Coordenadorias de Graduação solicitarem as alterações nos Catálogos Vigentes

Recomendamos que consulte as datas estabelecidas no Calendário Escolar, mas em termos gerais, o limite do prazo para as coordenadorias tramitarem via Processo Digital no SIGAD solicitações de alterações nos Catálogos Vigentes ocorre no início do período letivo que antecede o semestre que entrará em vigor as alterações. Por exemplo, no dia 09 de agosto de 2024 foi o último dia para as coordenadorias tramitarem para a DAC as solicitações de alterações em Catálogos Vigentes que passarão a vigorar a partir do 1º semestre de 2025, pois ao longo desse segundo semestre de 2024 o processo seguirá os trâmites para obter a prévia análise de viabilidade da DAC, a apreciação da Comissão Central de Graduação (CCG) e, mediante a aprovação da CCG, o retorno à DAC para inserção no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) das alterações nos anos de Catálogo que foram solicitadas pelas coordenadorias.


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