A Unicamp oferece anualmente vagas em cursos de Graduação para o Programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G), a fim de atender países com os quais o Brasil mantém acordo cultural.
Para participar, o candidato deve acessar as informações do Ministério das Relações Exteriores e seguir as orientações e prazos estipulados. Lembrando que a inscrição deve ser feita, presencialmente, no Consulado ou Missão Diplomática Brasileira no país de origem do candidato.
Estudantes já participantes do Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G) podem solicitar mudança de curso e/ou Instituição uma única vez, exclusivamente ao fim do primeiro ano de estudos.
Para solicitar transferência para a Unicamp, o estudante deverá enviar à DAC os seguintes documentos:
Formulário Solicitações Diversas preenchido e assinado, informando o curso para o qual solicita a transferência
Atestado de Matrícula da IES em que encontra-se matriculado em papel timbrado, com carimbo e assinatura ou código de autenticação digital.
Histórico Escolar com as disciplinas cursadas nos dois primeiros semestres do curso, em que conste a forma de ingresso pelo PEC-G, em papel timbrado, com carimbo e assinatura ou código de autenticação digital.
Programa das disciplinas cursadas nos dois primeiros semestres do curso, em papel timbrado, com carimbo e assinatura ou código de autenticação digital.
Não é permitida a solicitação de transferência de estudantes que tiveram sua matrícula cancelada na IES de origem.
Caso as notas das disciplinas do segundo semestre ainda não apareçam no Histórico Escolar, o estudante também deverá encaminhar declaração da Universidade de origem informando a data de conclusão do segundo período letivo e a data prevista para entrega das respectivas notas.
Os documentos deverão ser encaminhados por meio do canal Fale com a DAC. O resultado da análise será informado ao estudante por e-mail.
A Unicamp também recebe anualmente estudantes participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), um programa de concessão de bolsas individuais resultante da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para participar, o candidato deve acessar o site da Capes e consultar o edital vigente. As inscrições são feitas pelo site e o candidato deve ficar atento às regras e condições estabelecidas em cada edital.
Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros.