1. Informações para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES), que desejam realizar intercâmbio na Unicamp
A Unicamp possui convênios firmados com Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas.
Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Deliberação CEPE-A-001/2000 e Deliberação CEPE-A-002/2000
Estudantes dessas Universidades e de outras instituições nacionais que não possuem convênio com a Unicamp podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil, desde que sigam os procedimentos listados a seguir.
No caso de nível de Graduação, o Estudante Especial Intercambista Nacional pode se inscrever em múltiplas disciplinas, não ultrapassando o limite máximo de 24 (vinte e quatro) créditos por período letivo.
No nível de Pós-Graduação não há limites de créditos a serem cursados, ficando a critério da Coordenação de Curso autorizar todas as disciplinas solicitadas pelo estudante ou não.
Para candidatos à disciplinas de nível de Graduação, não serão aceitas inscrições de Estudante Especiais que tenham sido reprovados 02 (duas) vezes, por nota ou frequência, em uma mesma disciplina, ou 04 (quatro) vezes em disciplinas distintas, não computadas as ocorrências anteriores a 1995.
(papel timbrado, com logo da universidade)
..............................., ....../........./..................
(Local) (Data)
À
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Campinas-SP
Prezados senhores, Informamos que a Comissão de Graduação da Faculdade......................................................, da Universidade............................................................................., aprovou o plano de estudos do aluno......................................................................................................, nº/RA.................., do curso de …......................................................., para realizar intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas, no período de …..........................................................................................., através do Programa de Intercâmbio Acadêmico entre as Universidades Estaduais Paulistas.
O aluno pretende cursar as disciplinas listadas abaixo:
(código) (nome da disciplina)
…............. - …................................
…............. - …................................
…............. - …................................
…............. - …................................
…............. - …................................
…............. - …................................
Atenciosamente,
(Nome do funcionário)
_______________________________
(Função e departamento)
Exclusivo para estudantes de Instituições brasileiras ou estrangeiras de Ensino Superior, que tenham ou não parceria com a Unicamp, podem realizar estágio em laboratório ou parte de sua pesquisa junto com professores desta Universidade.
Para profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, a Unicamp dispõe do Programa de Pesquisador Visitante Convidado conforme Deliberação CONSU-A-038/2020.
O(a) estudante deverá entrar em contato com o(a) docente com quem pretende realizar o estágio ou a pesquisa para manifestar interesse e acertar detalhes como atividades a serem desenvolvidas, datas da estadia na Unicamp, entre outros. Os documentos de vínculo com a instituição de origem e visto de estrangeiro, se for o caso, deverão ser encaminhados à secretaria responsável pela disciplina.
Em caso de estudante estrangeiro com vínculo maior de 90 dias, solicitar antecipadamente o envio da Carta de Aceitação para obtenção de visto de estudante via:
SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova -> Assunto: Sec. Atendimento ao Estrangeiro, encaminhando:
nome completo do estrangeiro
página de identificação do passaporte
tipo de vínculo - estudante especial, estudante de intercâmbio II, etc
período de estudos com início e fim de permanência
Para oferecimento e matrícula de disciplina II, encaminhar a documentação abaixo via:
SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova -> Assunto: Disciplinas IIs - Abertura e Oferecimento Graduação / Pós-Graduação
2.1 Formulário de Inclusão de Disciplina de Intercâmbio - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação.
2.1.1. Utilize a calculadora para definir o código da disciplina de acordo com o número de semanas
2.2 Formulário de Inscrição Disciplina II - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação - Deve conter a assinatura manuscrita do(a) estudante
2.3 Atestado de Matrícula na graduação atualizado da Instituição de origem (disciplinas nível Graduação)
2.4 Diploma de Graduação (disciplinas nível Pós-Graduação)
2.5 Termo de compromisso assinado pelo estudante (exclusivo para estrangeiro)
2.6 Um arquivo contendo (exclusivo para estrangeiro):
página de identificação do passaporte
página do passaporte que contém o visto (para estrangeiro com vínculo maior de 90 dias)
página do passaporte com o carimbo de entrada no país
Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal (para estrangeiro com vínculo maior de 90 dias)
A qualquer momento, o(a) estudante poderá ser convocado para apresentar documentação original presencialmente na DAC.
No caso de documentos emitidos por Instituições sediadas no exterior, consulte as regras em Documentos produzidos no exterior.
Informações sobre tipos de vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre visto para Estrangeiros.
Após a realização da matrícula na disciplina, o(a) estudante receberá um e-mail da DAC com seu número de registro acadêmico (RA) e a senha para acesso aos sistemas acadêmicos, e-mail institucional, biblioteca e rede Wi-Fi Eduroam.
O cartão universitário estará disponível na DAC no dia seguinte ao recebimento do e-mail de confirmação de matrícula na disciplina. Com o cartão, o(a) estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares. A validade do cartão universitário é a mesma do período do intercâmbio.
E-mail, Senha e Wi-Fi
Após a efetivação da matrícula na disciplina, o(a) estudante receberá um e-mail automático com instruções para consulta ao seu Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio 1ª letra do nome+ra@unicamp.br e à rede sem fio Eduroam.