Estudantes de Instituições de Ensino Superior de outros países que sejam conveniadas com a Unicamp podem realizar intercâmbio em nossa Universidade das seguintes formas:
Para cursar disciplinas já oferecidas regularmente: nessa modalidade, o estudante proveniente de Instituição de Ensino estrangeira vem para o Brasil para cursar disciplinas que a Unicamp já oferece aos seus alunos regulares. As disciplinas têm duração de um semestre letivo (15 semanas).
O estudante pode se inscrever como intercambista, caso esteja matriculado em uma das Universidades que participam de acordos de intercâmbio com a Unicamp e seja indicado pela própria Instituição. As orientações para candidatura seguem abaixo.
Para realizar estágio/pesquisa: nessa modalidade, o estudante proveniente de Instituição de Ensino estrangeira vem para o Brasil para realizar estágio ou parte de sua pesquisa junto com professores da Unicamp. Nesse caso, o estudante será registrado em uma disciplina especial, chamada Tópicos Especiais para Estudante de Intercâmbio, que terá a mesma duração da sua estadia na Unicamp. As orientações para candidatura seguem abaixo.
Atenção: Estudantes provenientes de instituições que não possuem acordo com a Unicamp ou que não foram indicados pela sua instituição deverão se inscrever como estudantes especiais.
Estudantes de instituições de ensino superior de outros países que tenham convênio com a Unicamp e que sejam indicados por sua instituição podem cursar disciplinas isoladas da graduação ou pós-graduação na Unicamp na condição de intercambistas.
Datas importantes -> 1º semestre de 2025
Inscrição no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica | De 01/10/2024 a 12/11/2024 |
Aprovação Plano de Estudos pelas Coordenadorias de Curso | De 01/10/2024 a 28/11/2024 |
Envio de documentos migratórios à DAC via Fale com a DAC, assunto Atendimento ao Estrangeiro | Dia 14/03/2025 |
Teste de Nível para Português ¹ | Verificar no CEL - Centro de Ensino de Línguas |
Matrícula em disciplinas SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica | Dias 17 e 18/03/2025 |
Aprovação pelos Coordenador das disciplinas solicitadas pelos Estudantes Intercambistas | Dias 17 a 20/03/2025 |
Divulgação do Relatório de Matrícula | Dia 21/03/2025 |
(1) O teste de nível em Português é obrigatório para todos aqueles que desejam se matricular em disciplinas de Português para Estrangeiros. Para mais informações, acesse o site do CEL - Centro de Ensino de Línguas.
Para se inscrever, o estudante deverá fazer sua inscrição como intercambista no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA
Primeiramente, será necessário cadastrar um login e senha. Ao logar novamente no sistema, deverá acessar Inscrições > Estudante Intercambista para concluir a inscrição.
Atenção: Neste link, somente poderá se inscrever estudantes indicados por instituições de ensino conveniadas com a Unicamp. Se você não se enquadra nesta categoria, acesse Estudante Especial.
Não será necessária a apresentação presencial dos documentos, mas no momento da inscrição no sistema o estudante deverá informar os seguintes documentos:
- RG e CPF (brasileiro);
- Passaporte (estrangeiro);
- endereço atualizado;
E deverá fazer upload dos seguintes documentos:
- Foto 3x4;
- Passaporte (estrangeiro);
- Carta de recomendação da universidade de origem;
- Histórico escolar;
- Outros documentos, caso o edital de intercâmbio exija;
É imprescindível que estes documentos sejam digitalizados e anexados ao sistema para a conclusão da inscrição.
Informações sobre tipos de vistos para o Brasil, acesse orientações sobre visto para estrangeiros.
Até a data determinada para o envio dos documentos migratórios, o estudante intercambista deve, obrigatoriamente, enviar à DAC, via sistema Fale com a DAC, assunto Atendimento ao Estrangeiro os seguintes documentos digitalizados:
Caso possua a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) dentro do prazo de validade, é suficiente enviar cópia digitalizada, frente e verso, do documento.
Caso o estudante esteja no Brasil há menos de 90 dias e ainda não tenha comparecido à Polícia Federal, será dispensado o envio do protocolo de regularização da situação migratória, devendo enviar a página de identificação do passaporte e o carimbo de entrada no país com data não superior a 90 dias.
Será calculado o prazo de 90 dias, contados a partir da data do carimbo de entrada, para entrega da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Protocolo de Atendimento na Polícia Federal.
Somente após enviar os documentos à DAC, o estudante intercambista terá a matrícula na(s) disciplina(s) realizada(s), nos dias e horários previstos no calendário escolar.
*Para mais informações sobre o Termo de Compromisso, acesse a Deliberação CONSU-A-01-2012 e Portaria GR-074-97.
O estudante poderá se inscrever em múltiplas disciplinas de Graduação ou Pós-graduação, não ultrapassando o limite de 32 créditos por período letivo.
Na Unicamp, cada 1 crédito equivale a 15 horas (Ex.: C:004 4 créditos x 15 = 60 horas)
Após finalizar a inscrição, o estudante deverá aguardar a análise de seu pedido pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI e pela(s) Coordenadoria(s) responsável(eis) pelas disciplinas solicitadas.
Se ao menos uma disciplina for aceita pela(s) Coordenadoria(a) de curso, o estudante receberá uma mensagem por e-mail com instruções para sua vinda ao Brasil e com a Carta de Aceitação para solicitar visto (em caso de estrangeiro).
Todas as etapas do processo podem ser acompanhadas pelo Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA.
O cartão universitário estará disponível no momento da chegada do estudante ao Brasil, no início das aulas. Com o cartão, o estudante terá acesso à retirada de livros nas Bibliotecas do sistema SBU e aos Restaurantes Universitários do campus, podendo realizar as refeições com os mesmos valores oferecidos aos estudantes regulares.
*A validade do cartão universitário sempre será até o fim do período letivo para o qual o estudante se inscreveu. Caso ainda tenha créditos no cartão no fim do semestre, o mesmo poderá ser utilizado em semestres subsequentes, desde que realize nova inscrição.
Após a efetivação da matrícula nas disciplinas, o estudante receberá um e-mail automático com instruções para consulta ao seu Relatório de Matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail com domínio 1ª letra do nome civil+ra@g.unicamp.br e à rede sem fio Eduroam.
Na impossibilidade de completar as atividades de uma disciplina, o estudante poderá solicitar sua desistência. A desistência só é permitida uma única vez na mesma disciplina. Para solicitá-la, o estudante deve acessar o SIGA, no menu Matrícula > Desistência de Matrícula, dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar.
Estudantes de instituições brasileiras ou estrangeiras de ensino superior, que tenham ou não parceria com a Unicamp, podem realizar estágio em laboratório ou parte de sua pesquisa em conjunto com docentes desta Universidade.
Para profissionais externos, brasileiros ou estrangeiros, a Unicamp dispõe do Programa de Pesquisador Visitante Convidado conforme Deliberação CONSU-A-038/2020.
O(a) estudante deverá entrar em contato com o(a) docente com quem pretende realizar o estágio ou a pesquisa para manifestar interesse e acertar os detalhes das atividades a serem desenvolvidas, período de permanência na Unicamp, entre outros. Os documentos de vínculo com a instituição de origem e visto de estrangeiro, se for o caso, deverão ser encaminhados à secretaria responsável pela disciplina.
Em caso de estudante estrangeiro com vínculo maior de 90 dias, solicitar antecipadamente o envio da Carta de Aceitação para obtenção de visto de estudante via:
SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova -> Assunto: Sec. Atendimento ao Estrangeiro, encaminhando:
1.1. Página de identificação do passaporte do interessado.;
1.2. Ofício contendo:
nacionalidade;
número do passaporte;
nível do vínculo (graduação ou pós-graduação)
tipo de vínculo - estudante especial ou estudante de intercâmbio ii;
período de estudos com início e fim de permanência;
assinatura da Coordenadoria de Curso ou do responsável pelo intercâmbio
Para oferecimento e matrícula de disciplina ii, encaminhar a documentação abaixo via:
SIGA -> Administração -> Atendimento -> Minhas solicitações -> Nova -> Assunto: Disciplinas IIs - Abertura e Oferecimento Graduação / Pós-Graduação.
2.1 Formulário de Inclusão de Disciplina de Intercâmbio - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação - Deve conter a assinatura da coordenadoria.
2.1.1. Utilize a calculadora para definir o código da disciplina de acordo com o número de semanas.
2.2 Formulário de matrícula disciplina ii - Modelo Graduação / Modelo Pós-Graduação - Deve conter a assinatura manuscrita do(a) estudante.
2.3 Atestado de matrícula na graduação atualizado da instituição de origem, para interessados em cursar disciplinas de graduação.
2.4 Diploma de graduação para interessados em cursar disciplinas de pós-graduação.
2.5 Termo de compromisso assinado pelo estudante (exclusivo para estrangeiro).
2.6 Um arquivo contendo (exclusivo para estrangeiro):
A qualquer momento, o(a) estudante poderá ser convocado para apresentar documentação original presencialmente na DAC.
No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte as regras em documentos produzidos no exterior.
Informações sobre tipos de vistos para o Brasil, acesse orientações sobre visto para estrangeiros.
Após a efetivação da matrícula na disciplina, o(a) estudante especial receberá um e-mail da DAC com instruções para consulta ao seu relatório de matrícula e uma carta para cadastro de senha que lhe dará acesso ao e-mail institucional e à rede sem fio Eduroam.
A partir do dia seguinte ao recebimento do e-mail de confirmação de matrícula na disciplina, mediante pagamento de taxa, o estudante especial poderá solicitar na DAC a carteira estudantil, conhecido por RA. A carteira estudantil é válida durante o período da disciplina.
Com o cartão, o(a) estudante terá acesso às bibliotecas do sistema SBU e aos restaurantes da Unicamp, mediante carga de crédito.
Em até 10 dias após o término da disciplina, a unidade de ensino deverá abrir solicitação online, via SIGA, assunto Nota/Conceito/Frequência (entrada e retificação) e encaminhar lista de todos estudantes, contendo conceito, frequência, assinatura do docente responsável pela disciplina/turma e da coordenação geral da graduação ou de pós-graduação.