Disciplina: AM097 - Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e a Universidade
Título do projeto: Diálogos Interculturais: Povos Indígenas e a Universidade
Turma C
Professor Responsável pelo projeto: Profa. Josely Rimoli
Número de Vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
A disciplina tem como objetivo criar um espaço/tempo para que os/as estudantes, pesquisadores/as e docentes da Unicamp e convidados/as indígenas compartilhem seus conhecimentos e experiências de vida, reconhecendo as diferenças e as potências do diálogo e das relações não-hierárquicas entre os conhecimentos científicos e os dos povos originários. Os/as estudantes indígenas da Unicamp provêm de diferentes lugares do Brasil, de contextos diversos (cidades grandes, pequenas, aldeias) e pertencem a povos diversos, mais de 30 atualmente. Consideramos que essa diversa comunidade acadêmica possibilita uma riqueza de trocas e o reconhecimento da multiplicidade das identidades indígenas no Brasil contemporâneo. O curso tem a interculturalidade como conceito central, entendendo que a inclusão dos/as jovens indígenas na comunidade acadêmica envolve um complexo processo de interação cultural, entre diversas etnias e comunidade acadêmica. Cada encontro da disciplina terá diferentes formatos: rodas de conversa, tanto entre os/as estudantes como com a participação de convidados/as, indígenas e não indígenas, da Unicamp e externos. Nesse sentido, temos como princípio norteador de todo o curso o reconhecimento e o respeito às diferenças e a relação não-hierárquica entres os conhecimentos acadêmicos de diversas áreas. Esta proposta integra as ações da Comissão Assessora de Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas na Unicamp (CAIAPI), ligada à Diretoria Executiva de Direitos Humanos.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Respeitando suas aproximações e silêncios, espera-se que as e os estudantes indígenas criem vínculos pedagógicos com a turma e docente, que participem das reflexões em sala de aula, que elaborem as etapas do Memorial.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não Há
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Escrita de um memorial ao longo da disciplina criando na escrita diálogos entre suas experiências e os temas discutidos, leituras realizadas e vídeos assistidos. (individual) Apresentação dos trabalhos finais - memoriais: formato de apresentação: registro escrito, fotográfico e/ou audiovisual.