Disciplina: AM096 - Estratégia Lixo Zero
Professor Responsável pelo projeto: Profa. Emília Wanda Rutkowski - matrícula: 117013
Número de Vagas:
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 50 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
A disciplina será oferecida às quarta-feira das 09h00 às 12h00
Formas de contato:
19.997755612 [whats] ou froggulp@unicamp.br (e-mail para alunos)
Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:
A estratégia LixoZero proposta em 1974 pelo eng. Paul Palmer pretendeu desenvolver ações, atividades e atitudes para eliminar desperdício de recursos materiais e o descarte inadequado de materiais recicláveis na indústria. Atualmente a estratégia LixoZero tem sido gradualmente adotada mundo afora como um instrumento fundamental da economia circular.
Nessa perspectiva se propõe a aproveitar ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos e dar-lhes destinação ambientalmente adequada. Presente em várias cidades do mundo o movimento LixoZero visa, sobretudo, eliminar o envio desses resíduos para os aterros sanitários ou para a incineração. Na UNICAMP, o FLUXUS/FEC, Laboratório de Ensinagem em Sustentabilidade Socioambiental e Morfologia Urbana, membro do ORIS (Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária), que é membro do movimento internacional LixoZero via GAIA [Global Alliance for Incinerator Alternatives]. O movimento Lixo Zero apregoa ações articuladas, autônomas, de modo que cada grupo ou entidade promova ações que consolidem mudanças coletivas de hábito/comportamento. Os campi universitários, por definição, são espaços promotores de possibilidades de mudanças. A UNICAMP, não só por seu papel de destaque acadêmico, mas, também, por ter assumido institucionalmente tornar-se um “laboratório vivo para a sustentabilidade”, é um território fértil para a geração de propostas e ações Lixo Zero. Nessa perspectiva, a disciplina AM096 Estratégia Lixo Zero foi proposta. Uma parceria entre FLUXUS e GGUS (Grupo Gestor Unicamp Sustentável, CTG LZ) para divulgar a estratégia e ampliar o debate na comunidade universitária sobre a viabilização de campi universitários Lixo Zero.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Para atingir os objetivos da disciplina, as seguintes atividades pedagógicas acontecem de modo remoto: Vídeos Diálogos: prática fundamental no processo de aquisição crítica de conhecimento. Os diálogos acontecerão durante as aulas expositivas com o objetivo de alterar sua dinâmica, estimulando na troca de conhecimento o exercício da análise crítica do conteúdo pelos alunos, para que construam coletivamente seus saberes e desenvolvam postura crítica frente aos conhecimentos e crenças existentes Debates com profissionais: estes debates foram pensados para aprofundar o conhecimento necessário à elaboração de seus trabalhos.
Trabalho em grupo: grupos de 4 a 5 estudantes proporão soluções LixoZero para os campi UNICAMP.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Participação nos debates propostos, leitura prévia, trabalho em grupo
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não Há
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Participação e trabalhos em grupo.