Disciplina: AM064 - Oficina Autorregulação da Aprendizagem
Título do Projeto: Autorregulação da aprendizagem no ensino superior
Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Soely Aparecida Jorge Polydoro – matrícula: 283077 – Unidade: FE
Corresponsável pelo projeto:
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Promoção de atividades e discussões para apoiar o estudante do ensino superior no aprimoramento de seu estudar e aprender, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem, que se centra na possibilidade de o aluno gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas acadêmicas.
OBJETIVO GERAL: Apoiar o estudante do ensino superior no aprimoramento de seu estudar e aprender.
Na disciplina são discutidos os seguintes temas: integração ao ensino superior; estabelecimento de objetivos; estratégias de aprendizagem; gerenciamento do tempo, memória; processo de autorregulação da aprendizagem; resolução de problemas; estudo diário e estudo para avaliação; ansiedade frente às provas; e autoavaliação.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Dado o ensino remoto emergencial, devido a suspensão das atividades presenciais, no contexto da pandemia, as atividades da disciplina serão desenvolvidas de maneira síncrona on line pelo Google meet semanalmente. Para a realização dos encontros serão realizadas atividades individuais e em grupos, utilizando dinâmicas, aula expositiva dialogada e discussões sobre as temáticas. Além disso, serão utilizados recursos no decorrer da disciplina como jogos, aplicativos, vídeos, fórum, quizzes, textos, questionários, orientados por rotas de aprendizagem e atividades práticas.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Participação nos encontros semanais síncronos e realização de tarefas de modo assíncrono, também com frequência semanal - a cada encontro será proposta uma atividade sobre o tema desenvolvido no Meet, a ser entregue pelo Moodle.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não há pré-requisito
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
A avaliação será feita considerando a entrega das atividades solicitadas, sendo necessário pelo menos 9 para o conceito S (Suficiente). Os outros conceitos serão I (insuficiente - reprovação) e F (Falta de informação - para o caso que o estudante tiver problemas decorrentes da situação excepcional que nos encontramos). Não haverá exame final.