Disciplina: AM035 – Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I
Título do projeto: Ler e Escrever: Acompanhamento de Crianças e Jovens I
Professor Responsável pelo projeto: Profª. Maria Irma Hadler Coudry - matrícula: 048925 – Unidade IEL.
Número de Vagas:
Mínimo: 05 alunos
Máximo: 40 alunos
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposições e debates:
Data: Segundas-feiras
Horário: 19h00 às 21h00
Formas de contato:
Telefone: 3521-1512 – ramais: 11511 ou 11512.
E-mail: mihadler@gmail.com
Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:
O processo de formação teórico-metodológica na área da Neurolinguística Discursiva
Alfabetização em processo.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Formação em Linguística e Neurolinguística Discursiva para sustentar a avaliação e o acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades no eixo fala, leitura e escrita. Discussão teórica e metodológica
Neurolinguística e avaliação de linguagem
Estudo das funções mentais superiores e seu papel no aprendizado
Estudos das etapas fundamentais da infância
O conceito de mediação do adulto em relação à criança
Leitura e discussão crítica das patologias atribuídas às crianças na atualidade (Dislexia, TDAH, Déficit Intelectual, Déficit do Processamento Auditivo)
Linguagem e sujeito: a construção da subjetividade
Estudo de casos
Análise de Dados
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Espera-se que o aluno possa elaborar uma avaliação neurolinguística de leitura e de escrita, que possibilite olhar a criança para além do diagnóstico, analisando dados de escrita infantil e observando as hipóteses que o aprendiz formula.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
É desejável que os alunos pesquisem no Banco de Dados de Neurolinguística – BDN (vídeos, pastas, atividades, cadernos escolares, diagnósticos, relatórios, avaliações) referente ao CCazinho/IEL para produção da avaliação da disciplina.
OBS.: O CCazinho (Centro de Convivência de Linguagens/IEL) recebe, avalia e acompanha crianças e jovens que foram diagnosticados de uma patologia que afeta a relação fala, leitura e escrita e os insere no mundo das letras.
a) O aluno será avaliado pela participação nas atividades propostas pela disciplina e pelo desempenho na investigação do BDN.
b) Reflexão teórica a ser inserida no trabalho.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Embora preveja exame, nesta disciplina não será aplicado.