Unicamp Diretoria Acadêmica

Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade (Turma AM020A) Imprimir

Disciplina: AM020 - Grandes Temas da Atualidade

Título do projeto: Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade

Professor Responsável pelo projeto: 

Prof. Neri de Barros Almeida - matrícula: 286112 - Unidade: IFCH

Corresponsável pelo projeto:

Número de Vagas: 

Data, hora e local da primeira reunião:

Formas de contato:

Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:

1. Direitos humanos, um capítulo do constitucionalismo

2. Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos

3. Direito internacional dos Direitos Humanos

4. Análise do Discurso dos Direitos Humanos

5. Direitos Humanos e Segurança

6. Direitos Humanos e Políticas Públicas

7. Direitos Humanos e Migração

8. Direitos Humanos e Meio Ambiente

9. Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável

10. Direitos Humanos e Novas Tecnologias 1

11. Direitos Humanos e Novas Tecnologias II

12. Direitos Humanos e Novas Tecnologias III

13. Direitos Humanos e Novas Tecnologias IV

14. Direitos Humanos e Novas Tecnologias V

15. Direitos Humanos e Políticas Públicas

Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:

Os objetivos serão atingidos através de dois tipos de atividades:

  1. As conferências que serão ministradas por especialistas nos tópicos destacados no programa;
  2. O processo de avaliação que consiste em produzir o amadurecimento progressivo da percepção do estudante em relação aos direitos humanos identificando na interação entre teoria e experiência cotidiana valores, práticas, demandas, violações, soluções e propostas relativos aos direitos humanos. Essa observação deve ser sistematizada em um projeto que apresente uma proposta de ação de ordem informativa, educativa, administrativa ou mesmo teórica (como a proposta de um problema original ou de abordagem deficitária para estudo).

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:

Espera-se que os estudantes:

  1. Acompanhem cada aula tendo realizado as leituras básicas indicadas para tal;
  2. Participem das discussões que se seguirão às conferências apresentando problemas, dúvidas, pontos de vista alternativos e sugestões;
  3. Envolvam-se ativamente, desde o início da disciplina, na observação e coleta de dados do cotidiano que permitirão a elaboração do projeto final, que servirá de base para a avaliação.

Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:

Não há.

Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:

Elaboração de um projeto livre de intervenção em favor dos direitos humanos. Cada estudante será convidado a observar seu cotidiano (dentro e fora da universidade, entre conhecidos e desconhecidos, em relações pessoais e institucionais, em situações corriqueiras e excepcionais, etc) a partir do ponto de vista dos direitos humanos com o objetivo de realizar uma avaliação crítica da presença de seus temas, dos sucessos e violações em sua prática. Por meio da interação, desenvolvida desde o início do curso, entre leituras, discussões teóricas e observação da experiência concreta o estudante deverá fazer o relato de uma situação-problema de sua escolha e apresentar para ela um tipo de resposta que pode ser desde uma ação de cunho educativo até o isolamento de um problema pouco notado que demanda atenção e investigação . O projeto pode ter abrangências diversas e dizer respeito, por exemplo, à experiência do aluno em relação a um tópico de sua formação específica ou a um grande tema dos direitos humanos como, por exemplo, o direito à saúde. O projeto poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo e será recomendado que, na medida do possível, as observações privilegiem a própria universidade como objeto.


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