Disciplina: AM020 - Grandes Temas da Atualidade
Título do projeto: Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade
Professor Responsável pelo projeto:
Prof. Neri de Barros Almeida - matrícula: 286112 - Unidade: IFCH
Corresponsável pelo projeto:
Prof. Luís Vedovatto – matrícula: 303570 – Unidade: FCA
Número de Vagas:
Mínimo: 12 alunos
Máximo: 60 alunos
Data, hora e local da primeira reunião:
Dia: Quintas-feiras
Horário: 14h00
Local: IFCH
Formas de contato:
E-mail: neridebarros@gmail.com ou Irvedovato@gmail.com
Os responsáveis estarão disponíveis para agendar reuniões com os alunos, em grupo ou individualmente, para oferecer o apoio acadêmico que se fizer necessário.
Título do projeto de atividades ou do tema das exposições e debates:
1. Direitos humanos, um capítulo do constitucionalismo
2. Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos
3. Direito internacional dos Direitos Humanos
4. Análise do Discurso dos Direitos Humanos
5. Direitos Humanos e Segurança
6. Direitos Humanos e Políticas Públicas
7. Direitos Humanos e Migração
8. Direitos Humanos e Meio Ambiente
9. Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável
10. Direitos Humanos e Novas Tecnologias 1
11. Direitos Humanos e Novas Tecnologias II
12. Direitos Humanos e Novas Tecnologias III
13. Direitos Humanos e Novas Tecnologias IV
14. Direitos Humanos e Novas Tecnologias V
15. Direitos Humanos e Políticas Públicas
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Os objetivos serão atingidos através de dois tipos de atividades:
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Espera-se que os estudantes:
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não há.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Elaboração de um projeto livre de intervenção em favor dos direitos humanos. Cada estudante será convidado a observar seu cotidiano (dentro e fora da universidade, entre conhecidos e desconhecidos, em relações pessoais e institucionais, em situações corriqueiras e excepcionais, etc) a partir do ponto de vista dos direitos humanos com o objetivo de realizar uma avaliação crítica da presença de seus temas, dos sucessos e violações em sua prática. Por meio da interação, desenvolvida desde o início do curso, entre leituras, discussões teóricas e observação da experiência concreta o estudante deverá fazer o relato de uma situação-problema de sua escolha e apresentar para ela um tipo de resposta que pode ser desde uma ação de cunho educativo até o isolamento de um problema pouco notado que demanda atenção e investigação . O projeto pode ter abrangências diversas e dizer respeito, por exemplo, à experiência do aluno em relação a um tópico de sua formação específica ou a um grande tema dos direitos humanos como, por exemplo, o direito à saúde. O projeto poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupo e será recomendado que, na medida do possível, as observações privilegiem a própria universidade como objeto.