Disciplina: AM115 - Cursos e Profissões da Área de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra da Unicamp
Turma A
Professor Responsável pelo Projeto: Prof. Raphael Soeiro Suppino
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Esta disciplina é proposta prioritariamente para compor o Percurso Formativo Indígena para alunos dos cursos da Área de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra da Unicamp. Objetiva-se apresentar os cursos e profissões a estes alunos, auxiliá-los no processo de adaptação à vivência universitária e na escolha mais assertiva do curso.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Refletir sobre as escolhas de curso e a trajetória universitária. Apresentar os percursos formativos dos cursos de graduação da Área de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra da Unicamp. Discutir sobre as atividades e campos de atuação das profissões associadas a estes cursos.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
Serão empregadas exposições dialogadas sobre os tópicos presentes neste programa. Os cursos da Área participarão com apresentações sobre os currículos específicos, ministrando seminários sobre a estrutura curricular, perfil de egresso e áreas de atuação do profissional. Os encontros poderão ser feitos de forma híbrida, em estímulo à participação de estudantes e profissionais de outros Campi.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
Após a exposição de cada tópico/curso, os alunos realizarão atividades relativas ao conteúdo apresentado, conforme solicitação do docente ministrante, podendo ser a produção de um texto, um vídeo simples ou um trabalho, por exemplo. O docente proponente da atividade será o avaliador de cada entrega. As atividades realizadas terão pesos iguais e a nota final da disciplina será composta pela média aritmética das atividades propostas. O aluno será considerado aprovado se obtiver nota final igual ou superior a 5,0 e frequência mínima de 75%. Não há exame final.