Disciplina: AM114 - Estudar na Universidade: Programa On-line de Promoção de Autorregulação da Aprendizagem
Turma A
Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Soely A J Polydoro
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Estudar na universidade: programa on-line de promoção de autorregulação da aprendizagem
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Apoiar o(a) estudante para o enfretamento das demandas do seu estudar e aprender na universidade, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Promover a reflexão sobre a aprendizagem na universidade. - Promover o conhecimento declarativo, procedimental e condicional de estratégias de autorregulação da aprendizagem; - Promover oportunidade de conhecer e praticar o processo de autorregulação da aprendizagem no ensino superior, em todas suas fases e dimensões. - Promover a autorreflexão sobre a própria aprendizagem, recursos envolvidos e condições associadas.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
É esperado que os estudantes realizem todas atividades propostas na disciplina, desenvolvidas de maneira on-line assíncrona no ambiente do Moodle. A partir de um módulo inicial sobre Autorregulação da aprendizagem (com 6 horas de duração), serão disponibilizados os seis módulos com os temas/dimensões que compõe o Programa (com 4h de duração cada um). Cada módulo será organizado com a seguinte rota de aprendizagem: apresentação, problematização, exposição da temática, avaliação do conhecimento sobre o tema, atividade de aplicação e reflexão, síntese, encaminhamento para os próximos módulos e indicação de materiais de aprofundamento. As atividades exigidas incluem recursos como jogos, aplicativos, vídeos, quizzes, textos, questionários e atividades práticas. As atividades entregues receberão feedback. O estudante poderá ter contato com a equipe mediante o uso dos recursos digitais, sejam do Moodle ou da plataforma google Institucional. A avaliação inicial e final será realizada presencialmente.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
A avaliação será por nota e frequência, mediante a entrega das atividades obrigatórias propostas no Moodle e presença nos encontros presenciais inicial e final. Não haverá exame final.