Disciplina: AM064 - Oficina Autorregulação da Aprendizagem
Título do Projeto: Oficina Autorregulação da Aprendizagem
Professor Responsável pelo Projeto: Profª. Soely Aparecida Jorge Polydoro – matrícula: 283077 – Unidade: FE
Corresponsável pelo projeto:
Número de vagas:
Data, hora e local das reuniões semanais para as Turmas que desenvolverão temas através de exposição e debates:
Formas de contato:
Título do projeto de atividades ou do tema de exposições e debates:
Exposição e Debates: Aprendizagem na universidade.
Na disciplina são discutidos os seguintes temas: integração ao ensino superior; estabelecimento de objetivos; estratégias de aprendizagem; gerenciamento do tempo, memória; processo de autorregulação da aprendizagem; resolução de problemas; estudo diário e estudo para avaliação; ansiedade frente às provas; e autoavaliação.
Breve descrição da dinâmica de desenvolvimento do projeto de atividades ou dos temas de exposição e debates:
Propõe-se a realização encontros com alunos com o objetivo de apoiar o estudante no aprimoramento de seu processo de estudar e aprender, tendo como princípio norteador o processo de autorregulação de aprendizagem, que se centra na possibilidade de o aluno gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para o alcance de suas metas acadêmicas.
Cada encontro presencial inclui: atividade de aquecimento, leitura de uma das cartas, discussão de uma temática com uso de dinâmica de grupo e síntese do tema tratado. As atividades online (Moodle) visam a aplicação de cada uma das temáticas discutidas nos encontros presencias no cotidiano acadêmico dos estudantes.
Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante:
A maioria das atividades será desenvolvida em grupo, a partir de dinâmicas e discussões sobre as temáticas. Questionários, filmes, textos e atividades práticas também serão recursos utilizados no decorrer da disciplina. A cada encontro será proposta uma atividade orientada sobre o tema desenvolvido, que deverá ser entregue pelo moodle, até a data do encontro subsequente.
Serão utilizados os recursos do moodle, fórum de discussões, questionários e outros para o desenvolvimento das atividades.
Requisitos exigidos dos estudantes para participação no projeto:
Não há pré-requisito, mas será dada prioridade de matrícula aos alunos que tiverem menor coeficiente de progressão (CP) e menor coeficiente de rendimento (CR) para que seja possível atender estudantes no início da formação e com indicadores de dificuldades acadêmicas.
Breve descrição da forma de avaliação a ser adotada:
A avaliação será feita considerando o mínimo 75% de frequência às aulas e entrega das atividades orientadas, no prazo estabelecido, conforme escala que segue:
1 ou 2 atividades – 1,0;
3 ou 4 atividades – 2,0;
5 ou 6 atividades – 3,0;
7 ou 8 atividades – 4,0;
9 atividades – 5,0;
10 atividades – 6,0;
11 atividades – 7,0;
12 atividades – 8,0;
13 atividades – 9,0;
14 atividades – 10,0
A nota média para aprovação é igual ou maior que 5,0. Não haverá exame final.