Unicamp Diretoria Acadêmica

LP154 - Transculturalidade, Memória e Linguagem - 1S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Exame e discussão de tópicos das teorias culturais contemporâneas e de memória nos estudos da linguagem.

Bibliografia:

Bibliografia básica

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ANTHONISSEN, C.; BLOMMAERT, J. (Eds.). Discourse and Human Rights Violations. Amsterdam: John Benjamins, 2007. p. 33-63.

ARANGO, G. J. (Org.). Narraciones de experiencia en educación y pedagogia de la memoria. Buenos Aires: UBA, 2015.

ARFUCH, L. La vida narrada: Memoria, subjetividade y política. Córdoba: Eduvim, 2018.

ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp. 2011.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Elaine Lívia Reis e Glauce Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRUNOW, D. Stuart Hall and Memory Studies. Wrestling with the Angels: Exploring Stuart Hall’s Theoretical Legacy: International Conference, February 2016, Technische Universität Dortmund. p. 1-7.

CANDAU, J. Mémoire et identité. Paris: PUF, 1999.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.

CROWNSHAW, R. (Ed.). Transcultural Memory. London; New York: Routledge, 2016.

ERLL, A.; NÜNNING, A. (Eds.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter de Gruyter, 2008.

FEATHERSTONE, M.; LASH, S. (Eds.). Spaces of Culture: City, Nation, World. London: Sage, 1999.

FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (Eds.). The Handbook of Narrative Analysis. Chichester, UK: John Wiley & Sons, 2015. 

HOOKS, bell. Yearning: Race, Gender, and Cultural Politics. Boston: South End Press, 1999.

KRISTEVA, J. Hannah Arendt, Life is a Narrative. Toronto: University of Toronto Press, 2001.

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MBEMBE, A. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, ano 23, n. 1, p. 171-209, 2001.

MIGNOLO, W. Herencias coloniales y teorías postcoloniales. In: GONZÁLES STEPHAN, B. Cultura y Tercer Mundo: Cambios en el Saber Académico. Venezuela: Nueva Sociedad, 1996. p. 99-136. 

MILANI, T.; RICHARDSON, J. Discourses of Collective Remembering: Contestation, Politics, Affect. Critical Discourse Studies, v. 20, n. 5, p. 459-476, 2023.

NARDI, S. et al. (Eds.). The Routledge Handbook of Memory and Place. London; New York: Routledge, 2020.

PALMA, D. Por trajetórias de vidas e de textos: memória e mobilidades. In: ______ (Org.). Artes e trânsitos da memória: ensaios em linguagem e transculturalidade. Campinas: Pontes, 2021. p. 13-36.

PANAYIOTOU, A. Bilingual Emotion: The Untranslatable Self. Estudios de Sociolingüística, Vigo, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2004.

PEREIRA, A. A. et al. (Org.). História oral e educação antirracista: narrativas, estratégias e potencialidades. São Paulo: Letra e Voz, 2021.

PETHES, N. Cultural Memory Studies: An Introduction. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2019.

POLLACK, M. Memória e identidade social. Tradução de Monique Augras. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SAUNDERS, R. Sobre o intraduzível: sofrimento humano, a linguagem de direitos humanos e a CVR da África do Sul. Tradução de Thiago Amparo. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, ano 5, n. 9, p. 53-75, 2008. 

SELIGMANN-SILVA, M. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas: Editora da Unicamp, 2022.

VERAS, V. Quando traduzir é (re)escrever (um)a história: o papel dos intérpretes na Comissão da Verdade na África do Sul. TradTerm, v. 21, 2013.

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 8

Turma: A Vagas: 35

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Terça 09:00 - 13:00 CL14

Docentes:

  • Daniela Palma

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00 A - CL14
10:00 A - CL14
11:00 A - CL14
12:00 A - CL14
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: