Unicamp Diretoria Acadêmica

FE051 - Linguagens, Letramentos e Alteridade - 1S/2025 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Análise e discussão dos principais aspectos em torno da noção dos conceitos de igualdade, diferença e alteridade que se configuram na formação de múltiplas linguagens e letramentos no cotidiano - e que se manifestam em diferentes suportes, a partir de distintas semioses - para além das manifestações canônicas e consideradas majoritárias, onde serão destacados os impactos para o/no cenário educacional e os contextos de inclusão/exclusão.

Bibliografia:

BUZATO, M.K. Letramento e Inclusão: do Estado-Nação à era das TIC. Revista D.E.L.T.A., 25:1, 2009 (1-38)

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Imprensa Oficial do Est. de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

_________. Formas e sentido: cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras, ALB, 2003.

COSCARELLI, C.V.; RIBEIRO, A.E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª. Ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011. (Coleção Linguagem e Educação).

LANE, S.T.M.; SAWAIA, B.B. (orgs). Novas veredas da Psicologia Social. SP: Brasiliense: EDUC, 1995.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.  (Col. TRANS)

LINS, H.A.M. Cultura visual e Pedagogia da Imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. 2013 (no prelo).

___________. As transformações tecnológicas e midiáticas nos processos de formação subjetiva: alguns impactos na leitura e na escola.  Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013. v. 2. p. 1-6.

____________. Psicologia e Educação nas licenciaturas: utilização de ferramentas pedagógicas ligadas às novas tecnologias. In: LINS, H.A.M. (org). Psicologia nas licenciaturas: a perspectiva interacionista em foco. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2013.

________. (org). Leitores na contramão. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2012.

________. Os blogs, as novas tecnologias e as práticas pedagógicas: questões sócio-culturais, políticas e de formação docente. Revista Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 13, n. 2, jul./dez.2011. pp. 35-42

LODI, A.C.B.; MELO, A.D.B.; FERNANDES, E. (orgs). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

_______.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L. Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

_______; TESKE, O. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

PERLIN, G.; STUMPF, M. (orgs). Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas. Curitiba, PR: CRV, 2012.

RIBEIRO, A.E.; VILLELA, A.M.N.; SOBRINHO, J.C.; SILVA, R.B. (orgs). Linguagem, tecnologia e educação. SP: Peirópolis, 2010.

 

______ (orgs). Leitura e escrita em movimento.SP: Peirópolis, 2010.

 

ROJO, R.; MOURA, E. (orgs). Multiletramentos na escola. SP: Parábola Editorial, 2012.

 

SAWAIA, B. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 3a. ed. RJ: Petrópolis, 2001.

 

SZTAJNSZRAJBER, D. Abordaje sobre lo humano y la tecnología. Artigo oferecido no curso Educação, Imagens e Mídias, Flacso, Argentina, 2012. Disponível em: http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=5845. Acesso em 29.09.2012.

Ano de Catálogo: 2025

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 25

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quarta 14:00 - 18:00

Docentes:

  • Aryane Santos Nogueira
  • Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00 A -
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: