Ementa:
Análise e discussão dos principais aspectos em torno da noção dos conceitos de igualdade, diferença e alteridade que se configuram na formação de múltiplas linguagens e letramentos no cotidiano - e que se manifestam em diferentes suportes, a partir de distintas semioses - para além das manifestações canônicas e consideradas majoritárias, onde serão destacados os impactos para o/no cenário educacional e os contextos de inclusão/exclusão.
Bibliografia:
BUZATO, M.K. Letramento e Inclusão: do Estado-Nação à era das TIC. Revista D.E.L.T.A., 25:1, 2009 (1-38)
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Imprensa Oficial do Est. de São Paulo: Editora UNESP, 1998.
_________. Formas e sentido: cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras, ALB, 2003.
COSCARELLI, C.V.; RIBEIRO, A.E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª. Ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011. (Coleção Linguagem e Educação).
LANE, S.T.M.; SAWAIA, B.B. (orgs). Novas veredas da Psicologia Social. SP: Brasiliense: EDUC, 1995.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. (Col. TRANS)
LINS, H.A.M. Cultura visual e Pedagogia da Imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. 2013 (no prelo).
___________. As transformações tecnológicas e midiáticas nos processos de formação subjetiva: alguns impactos na leitura e na escola. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013. v. 2. p. 1-6.
____________. Psicologia e Educação nas licenciaturas: utilização de ferramentas pedagógicas ligadas às novas tecnologias. In: LINS, H.A.M. (org). Psicologia nas licenciaturas: a perspectiva interacionista em foco. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2013.
________. (org). Leitores na contramão. Campinas, SP: Ed. Leitura Crítica, 2012.
________. Os blogs, as novas tecnologias e as práticas pedagógicas: questões sócio-culturais, políticas e de formação docente. Revista Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 13, n. 2, jul./dez.2011. pp. 35-42
LODI, A.C.B.; MELO, A.D.B.; FERNANDES, E. (orgs). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.
_______.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L. Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.
_______; TESKE, O. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PERLIN, G.; STUMPF, M. (orgs). Um olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneas. Curitiba, PR: CRV, 2012.
RIBEIRO, A.E.; VILLELA, A.M.N.; SOBRINHO, J.C.; SILVA, R.B. (orgs). Linguagem, tecnologia e educação. SP: Peirópolis, 2010.
______ (orgs). Leitura e escrita em movimento.SP: Peirópolis, 2010.
ROJO, R.; MOURA, E. (orgs). Multiletramentos na escola. SP: Parábola Editorial, 2012.
SAWAIA, B. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 3a. ed. RJ: Petrópolis, 2001.
SZTAJNSZRAJBER, D. Abordaje sobre lo humano y la tecnología. Artigo oferecido no curso Educação, Imagens e Mídias, Flacso, Argentina, 2012. Disponível em: http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=5845. Acesso em 29.09.2012.
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |