Ementa:
A disciplina pretende discutir as bases teóricas dessa metodologia de pesquisa da área das Ciências Humanas ressaltando seus caráter de encruzilhada de saberes na construção de inúmeras possibilidades de pesquisa que, no entanto, requerem uma atitude clara e definida do pesquisador perante o objeto a ser pesquisado. Pretende apresentar e discutir as experiências mais importantes da utilização dessa metodologia no campo educacional, baseado em literatura nacional e internacional.
Bibliografia:
ACEVES, Jorge E. – Las fuentes de la memoria: problemas metodologicos. In VOCES RECOBRADAS – Revista de História Oral, Año 3, nº7 Abril de 2002 Inst. Historico de la Ciudad de Buenos Aires.
ALBERTI, Verena. Historia Oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Ed. FGV/CPDOC, 1990.
ALCÂNTARA, Adriana de O. – Velhos institucionalizados e família: entre abafos e desabafos. Campinas/SP. Ed. Alínea, 2004 (Col. Velhice e Sociedade).
BERTAUX, Daniel. L’approche biographique: validité methodologique, ses potentialités. Cahiers Internationaux de Sociologie. Paris, 69: 197-225, 1980.
_____. From the life history approach to the transformation of sociological practice. The life hystory approach in the Social Science. Beverly Hills: Sage, 1981.
_____.& THOMPSON, Paul. Between generations – family models, myths and memory. Oxford: Oxford University Press, 1993.
BEZERRA, M. Cristina dos S. De colonos a proprietários: a saga da formação do Bairro dos Pires. Limeira/ SP. Sociedade Pró Memória de Limeira, 2002.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. 2 ed., São Paulo: T. A. Queiroz/EDUSP, 1987.
BRESCIANI, S. & NAXARA, M. - Memória e (res)sentimento. Campinas/SP. Ed. Unicamp, 2001 – 554p.
BRIOSCHI, Lucila Reis & TRIGO, Maria Helena Bueno. Família: representação e cotidiano: reflexão sobre um trabalho de campo. São Paulo: CERU, 1989. (Coleção Textos. Séries 2, 1)
CAMPOS, Maria Christina S. de Souza. A associação da fotografia aos relatos orais na reconstrução histórico- sociológica da memória familiar. In: LANG, Alice Beatriz da S. G. (org). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU,1992. (Coleção Textos. Série 2, 3).
CERTEAU, Michel. “Teoria e método no estudo das práticas cotidianas”. In: SZMRECSÁNYI, M. I. F (org). Cotidiano, cultural popular e planejamento urbano (Anais do Encontro). São Paulo: FAU/USP, 1985: 3-19.
COHEN, Yolande. “História Oral: uma metodologia, um modo de pensar, um modo de transformar as Ciências Sociais?” Ciências Sociais Hoje. São Paulo: Hucitec,. 1993.
CORTEZ, M. Cecilia & SOUZA, Christiano – Escola e memória. IFAN-CDAPH/EDUSF, Bragança Paulista, 2000, 196p.
DAVIS, Kathy. Biography as critical methodology. Newsletter Research Committee of ISA, n. 38, Utrecht University, February, 2003. (O método biográfico como uma metodologia crítica) Tradução Olga von Simson (cópia xerox)
DEMARTINI, Z. B. F et alli. “Dilemas da vivência em nova terra: a educação, o lazer e o consumo cultural entre japoneses em São Paulo na 1ª metade deste século” In: MEIHY, José C. S. B. (org). (Re) introduzindo História Oral no Brasil. São Paulo: Departamento de História, FFLCH-USP, 1996.
DERMARTINI, Zeila de B. F. História de vida na abordagem de problemas educacionais. In: VON SIMSON, Olga (org). Experimentos com Histórias de Vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, 1988.
_______. Relatos orais e educação: o Curso Normal na década de 10 interior do Estado de São Paulo. In: VON SIMSON, Olga (org). Os desafios Contemporâneos da História Oral: 1996. Campinas: CMU/UNICAMP, 1997.
_______. Relatos orais: nova leitura de velhas questões educacionais. Revista Portuguesa de Educação. Lisboa, Universidade do Minho, 8 (1): 5-20, 1995. (editada em 1996) e In: “O Brasil no rastro da crise”. Campinas, Hucitec/ANPOCS, 1995.
_______. Resgatando imagens, colocando novas dúvidas: reflexões sobre o uso de fotos na pesquisa em História da Educação. São Paulo: CERU, 1997. (Cadernos CERU). Série 2, n. 8.
_______. Le storie di vita nell’ approccio ai problemi dell’ educazione. La crítica sociologica. Roma, Universidade de Roma, 1990. P. 160-188,
_______. Trabalhando com relatos orais: reflexões a partir de uma trajet&oacut
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 4
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |