Ementa:
A ser disponibilizada no período do oferecimento da disciplina.
Bibliografia:
ARDOINO, J. ; LOURAU, R. As pedagogias institucionais. São Carlos, RiMa, 2003.
BARBIER, R. Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
GUATTARI, F. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 3ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.
GUATTARI, F. Psicanálise e Transversalidade: ensaios de Análise Institucional. Aparecida-SP. Ideias e Letras, 2004.
HESS, R. Uma técnica de formação e de intervenção : o diário institucional In: Hess, R. & Savoye, A. (coords) Perspectives de l’analyse institutionnelle. Paris, Méridiens Klincksieck, 1988:119-38. (Texto traduzido)
HESS, R. Momento do diário e diário dos momentos. In: Souza, E.C. & Abrahão, M.H.M.B. (orgs) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: PUCRS, 2006: 89-103.
L’ABBATE, S.; MOURÃO, L.C. & PEZZATO L.M. (Orgs.) Análise Institucional & Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2013.
L’ABBATE, S. O analisador dinheiro em um trabalho de grupo realizado num hospital universitário em Campinas: revelando e desvelando as contradições institucionais. In: Rodrigues & Altoé (orgs) SaúdeLoucura nº 8. Análise Institucional, São Paulo, Hucitec, 2004: 79-99.
L’ABBATE, S. Análise Institucional e Intervenção: breve referência à gênese social e histórica de uma articulação e sua aplicação na Saúde Coletiva. Mnemosine, Rio de Janeiro, vol 8, n. 1:194-219, 2012.
LAPASSADE, G. El analizador y el analista. Barcelona, Gedisa, 1979.
LOURAU, R. René Lourau na Uerj. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro, UERJ, 1993. Mnemosine, Rio de Janeiro, vol 3, n. 2, 2007.
LOURAU, R. O instituinte contra o instituído. In: Altoé, S. (org.) René Lourau, analista institucional em tempo integral. São Paulo, Hucitec, 2004: 47-65.
LOURAU, R. Implicação e sobreimplicação. In: Altoé, S. (org.) Op. Cit. 2004a:186-198.
LOURAU, R. Implicação: um novo paradigma: In: Altoé, S. (org.) Op Cit 2004b: 246-258.
LOURAU, R. Uma técnica de análise das implicações: B. Malinowski. In: Altoé, S. (org.) Op Cit, 2004c: 259-283.
LOURAU, R. A Análise Institucional. 3ª ed. Petrópolis, Vozes, 2014.
MONCEAU,G. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Educação e Pesquisa, v.31, n 3: 467-482, 2005.
MONCEAU,G. Como as instituições permeiam as práticas profissionais. Socioclínica institucional e formação de professores. (In: Pimenta, S.G. & Franco, M.A.S. (orgs) Pesquisa em Educação. Possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo, Edições Loyola, 2008: 27-73.
PEZZATO, L.M.; L’ABBATE, S. O uso de diários como ferramenta de intervenção da análise institucional: potencializando reflexões no cotidiano. Physis. Rio de Janeiro, vol 21, nº 4: 1297-314, 2011.
PEZZATO, L.M. ; L’ABBATE, S. Uma pesquisa-ação-intervenção em saúde bucal coletiva: contribuindo para a produção de novas análises. Saúde soc,São Paulo, vol 21,n.2: 130-42, 2012.
PEZZATO, L.M.; L’ABBATE, S. ; BOTAZZO, C. Produção de micropolíticas no processo de trabalho em saúde bucal: uma abordagem socioanalítica. Cienc. saúde coletiva, Rio de Janeiro vol 18, n. 7: 2095-2104, 2013.
ROCHA, M.L.S.; AGUIAR, K.F. Pesquisa- intervenção e a produção de novas análises. Psicol.cienc.prof.Brasília vol 23, n. 4: 64-73, 2003.
RODRIGUES, H.B.C.; LEITÃO, M.B.& BARROS, R.D.B. (orgs) Grupos e instituições em análise. 2ª ed. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 2000.
SAVOYE, A. Análise institucional e pesqu
Ano de Catálogo: 2025
Créditos: 5
Número mínimo de alunos: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Número mínimo de alunos: 1
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | B - | A - | ||||
09:00 | B - | A - | ||||
10:00 | B - | A - | ||||
11:00 | B - | A - | ||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |