Unicamp Diretoria Acadêmica

GG071 - Comunicação Institucional, de Desastres e de Riscos - 6A/2024 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Esta disciplina aborda a Comunicação e a Comunicação Institucional, focando em riscos e crises. Explora projetos de comunicação nesses contextos, utilizando Análise de Conteúdo do Jornalista com SPSS e ATLAS.ti. Os alunos aprendem a criar matrizes de observação, analisar estatísticas e representar graficamente dados. Com o ATLAS.ti, identificam e codificam padrões em discursos, resumem códigos e exploram nuvens de palavras para compreender relações. Ao final, dominam análises jornalísticas para lidar eficazmente com situações críticas em organizações

Bibliografia:

Aristóteles (1985): Retórica. Madrid, Centro de Estudios Constitucionales Fernández Collado, Carlos. (2001 y 2002). La comunicación Humana. México, McGraw Hill.
Da Silva, D. (2021, 17 marzo). Plan de comunicación de crisis: 4 pasos que debes seguir. Zendesk MX. https://www.zendesk.com.mx/blog/plan-de-comunicacion-crisis/?fbclid=IwAR2UxI7GAqOiulmdV0RVmEKAWwp_tEqdG0MM1UpFahBgMNEAVnscnpoEfkg
Garcia H, Gustavo, Ranirez N, Jose Manuel. (2005) Manual Práctico para elaborar proyectos sociales. Colección Trabajo Social. Siglo XXI de España Editores. España.
Garrido, F., J., Gerald M. Linda L. Putnam. (2020). Fundamentos de Comunicación Organizacional: de la Organización a la Estrategia en el Siglo XXI. México: Global Network.
Montoya-Robles, M. (2018). Comunicación organizacional: revisión de su concepto y prácticas de algunos autores mexicanos. Razón y Palabra. Recuperado de http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ry
Núñez, L. (2022, 17 agosto). Comunicación de crisis: qué es y buenas prácticas. MacLucan. https://www.maclucan.com/guia-de-pr-digital/comunicacion-de-crisis/?bclid=IwAR2oUdoYECFhfelEhAxpAFLTptaWGlZw-DcLaKo-a-zGh4n1v14tXS-O1- g#:~:text=%C2%BFQu%C3%A9%20es%20la%20comunicaci%C3%B3n%20de,impacto%2
Prez S, Gloria, (2008). Elaboración de Proyectos Sociales, Casos Prácticos, Narcea S.A. de Ediciones Madrid, España. Silva, Luciana Fátima da; Machado, Mara Dubugras. (2020). Comunicação empresarial (Série Universitária) (p. 1). Editora Senac São Paulo. Edición de Kindle

Ano de Catálogo: 2024

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 15

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Eventual

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

Não possui horários cadastrados.

Docentes:

  • Graciela Paz Alvarado

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Esta disciplina não possui horário.

Compartilhar: