Ementa:
Aborda e discute as principais cooperações e confluências entre as Ciências Cognitivas, especialmente as Neurociências e a Inteligência Artificial, e os processos criativo-cognitivos de projetos circunscritos nas áreas de conhecimento das Artes, da Arquitetura, do Urbanismo, e do Design. Nestes âmbitos, discorre sobre o conceito, as aplicações e as contribuições das bio-interfaces inteligentes à afetividade e à empatia e, consequentemente, ao incremento do bem-estar, da saúde, e da qualidade de vida do ser humano.
Bibliografia:
Bibliografia Básica
DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
EBERHARD, J. P. Brain Landscape: The Coexistance of Neuroscience and Architecture. New York: Oxford University Press, 2009.
MYERS, Z. Wildness and Wellbeing: Nature, Neuroscience, and Urban Design. Singapore: Springer Nature, 2020.
SCOTT, J; STOECKLI, E. Neuromedia: Art and Neuroscience Research. Heidelberg: Springer, 2012.
Bibliografia Complementar
COUCHOT, E. A natureza da arte: o que as Ciências Cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Editora UNESP, 2019.
DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FARIA, B.A.C.; ZUANON, R. Architecture-Neuroscience cooperation: project recommendations to therapeutic gardens design for the non-pharmacological treatment of individuals with Alzheimer?s disease. Lecture Notes in Computer Science, v. 11582, p. 181-199, 2019.
LIBERATTI, C.V.; ZUANON, R. Cooperation between Design and Neuroscience: contributions to current project methodologies applied to Automotive Design. Lecture Notes in Computer Science, v. 11581, p. 316-334, 2019.
LIMA JÚNIOR, G. C.; ZUANON, R. The neuroeducational principles of the SEE BEYOND method applied on the Materialization of a fashion collection designed by visually impaired fashion designers. Lecture Notes in Computer Science, v. 11581, p. 233-250, 2019.
LIMA JÚNIOR, G. C.; ZUANON, R. SEE BEYOND contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. Disponível em <https://ppgdesign.anhembi.br/datjournal/index.php/dat/article/view/91> 2018b.
LIMA JÚNIOR, G. C.; ZUANON, R. SEE BEYOND: Enhancement – Strategies in Teaching Learning as a Stimulus to Creativity in Fashion Design. Lecture Notes in Computer Science, vol 10917, p. 280-294, 2018a.
LIMA JÚNIOR, G. C.; ZUANON, R. The Foundation of the SEE BEYOND method: Fashion Design and Neuroeducation applied to the teaching of the project methodology to students with congenital and acquired blindness. Lecture Notes in Computer Science, vol 10291, pp 528-546, 2017.
MALLGRAVE, H. F. The Architect’s Brain: Neuroscience, Creativity, and Architecture. Chichester: John Wiley & Sons, 2010.
MONTEIRO, E.Z.; FERREIRA, C.L.; ZUANON, R.; OLIVEIRA, M.R.S.; BERNARDINI, S.P. Architecture in mind: Elderlys affective memories and spatial perceptions of a downtown area. Lecture Notes in Computer Science, v. 11582, p. 306-321, 2019.
RAMACHANDRAN, V. S. O que o cérebro tem para contar: Desvendando os mistérios da natureza humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ZEISEL, J. (2006). Inquiry by Design: Environment/Behavior/Neuroscience in Architecture, Interiors, Landscape, and Planning. New York: Norton.
ZEKI, S.; Lamb, M. The Neurology of Kinetic Art. Brain. 117, 607 – 636. Oxford University Press, 1994
ZEKI, S. Art and the Brain. Journal of Consciousness Studies: Art and the Brain. Volume 6, 76 – 96. Imprint Academic, 1999.
ZEKI, S. Inner Vision. New York: Oxford University Press, 2000.
ZUANON, R.; OLIVEIRA, M.R.S.; FERREIRA, C.L.; MONTEIRO, E.Z. Memória, emoções e sentimentos: impactos na percepção espacial e afetiva da área urbana central de Campinas. DATJournal Design Art and Technology, v. 5, p. 04-21, 2020.
ZUANON, R.; OLIVEIRA, M.R.S.; FERREIRA, C.L.; MONTEIRO, E.Z.; GALLO, H. Memories and Brai
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 6
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
10:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
11:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
15:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
16:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
17:00 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | A - CA21 | |
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |