Unicamp Diretoria Acadêmica

CT264 - Instrumentos de Política e Gestão: Prospecção, Priorização e Apoio à Decisão - 2S/2024 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

O curso tem como objetivo ampliar a formação acadêmica e prática no campo do planejamento e gestão da pesquisa e inovação, com foco nos processos de prospecção, priorização e apoio à decisão. Serão discutidos os conceitos fundamentais dos estudos de futuro (risco, incerteza, racionalidade, entre outros) e uma seleção de métodos quantitativos e qualitativos de prospecção e priorização (cenários, roadmap, bibliometria, métodos multicritério de apoio à decisão, entre outros). Também serão discutidas tendências neste campo de estudos, tal como o uso de Big Data e Machine Learning, assim como os desafios para implementação destas práticas em políticas públicas e organizações de diferentes naturezas.

Bibliografia:

Shackle, G. L. S. (1969/2010). Decision Order and Time in Human Affairs, 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press.

Frantz, R. (2005). Two Minds: Intuition and Analysis in the History of Economic Thought. Springer: New York.

Stacey, R. (2010). Complexity and Organizational Reality. New York, Routledge, 2009.

Miles, I. et al. (2016). Foresight for Science, Technology and Innovation. Switzerland: Springer.

Georghiou, L., Harper, J. C., Keenan, M., Miles, I., Popper, R. (2009). The Handbook of Technology Foresight. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.

Rohrbeck, R.; and Kum, M.E. (2018). Corporate Foresight and its Impact on Firm Performance: A longitudinal analysis. Technological Forecasting & Social Change, 129, 105–116.

Miner, G. (2012). Practical Text Mining and Statistical Analysis for Non-structured Text Data Applications. Science Direct.

Zuckerman, H.; Merton, R. K. (1971). Institutionalized patterns of evaluation in Science: institutionalisation, structure and functions of the referee system. Minerva, 9(1). p. 66-­100.

Feller, I. (2013). Peer review and expert panels as techniques for evaluating the quality of academic research. In: Link, A.N.; Vonortas, N. S. (Ed.) Handbook on the Theory and Practice of Program Evaluation. Cheltenham/Northampton: Edward Elgar. p. 115­‐142. 

Daim, T.;Kim, J.; Phan,K.(Eds.) Research And Development Management: Technology Journey Through Analysis, Forecasting And Decision Making. Sringer.

Ano de Catálogo: 2024

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 20

Número mínimo de alunos: 3

Número de alunos matriculados: 6

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Sexta 14:00 - 17:00

Docentes:

  • Adriana Bin
  • Sergio Luiz Monteiro Salles Filho

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00 A -
15:00 A -
16:00 A -
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: