Ementa:
Estudos sobre a concepção de Letramento Estatístico e suas implicações em pesquisas na Educação Estatística e na formação de professores que ensinam Estatística numa perspectiva crítica que considere os contextos socioculturais.
Bibliografia:
Referências básicas: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. B. (Ed.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Dordrecht: Kluwer academic publishers, 2004. https://www.academia.edu/5734290/The_challenge_of_developing_statistical_literacy_reasoning_and_thinkingBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: MEC, 2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, 2019b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/DCEIF.pdf Acesso em: 11 nov. 2020.CARVALHO, C.; SOLOMON, Y. Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, v. 55, p. 57-65, 2012. CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C.; MONTEIRO, C. E. F. Dos dados brutos à informação: o papel das técnicas transnumerativas no ensino de Estatística. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 109-139, 2021. https://doi.org/10.23925/983- 3156.2021v23i4p109-139 CAZORLA, I.; GIORDANO, C.; CARVALHO, R. O papel do letramento estatístico na implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC. In: MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. (Org.). Temas emergentes em Letramento Estatístico. Recife: Universitária UFPE, 2021. COSTA JUNIOR, J. R.; MONTEIRO, C. E. F. A importância do Letramento Estatístico na Licenciatura em Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 624-646, 2020. Disponível em: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/692 ENGEL, J. Statistical literacy and society. En J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín y E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019. https://digibug.ugr.es/handle/10481/55027 GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70, 2002, pp. 1-25. Disponível em: https://www.iase-web.org/document/intstatreview/02.Gal.pdf MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Statistics education from the perspective of statistical literacy: Reflections taken from studies with teachers. The Montana Math Enthusiast, v. 18, p. 612-640, 2021. https://scholarworks.umt.edu/tme/vol18/iss3/10/ MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Temas emergentes em Letramento Estatístico. Recife: Editora Universitária UFPE, 2021. 341p. https://editora.ufpe.br/books/catalog/view/666/677/2080 SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Projetos de Aprendizagem na abordagem de conceitos estatísticos: percepções de futuros professores de Matemática. Iniciação & Formação Docente, v. 4, n. 1, p. 222-239, 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2108 Referências Complementares: EUGÊNIO, R.; MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. Letramento probabilístico na formação de professores que ensinam Estatística. In: MONTEIRO, C. E. F.; CARVALHO, L. M. T. L. (Org.). Temas emergentes em Letramento Estatístico. Recife: Universitária UFPE, 2021. WATSON, J.; CALLINGHAM, R.; Statistical Literacy: a complex hierarchical construct. Statistical Education Reasearch Journal, v. 2, n. 2, p. 3-46, 2003. Disponível em https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/serj/SERJ2(2)_Watson_Callingham.pdf
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 47
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |