Ementa:
Educação e cultura digital. Tecnologias livres e recursos educacionais abertos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Políticas públicas em tecnologias educacionais. Pensamento computacional. Cultura maker e robótica pedagógica.
Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 23ª edição. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2021.
DESMURGET, Michel. A Fábrica de Cretinos Digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Tradução de Mauro Pinheiro. 1ª edição. São Paulo: Vestígio, 2021.
FURTADO, Débora; AMIEL, Tel. Guia de bolso da educação aberta. Iniciativa Educação Aberta/CEAD-UnB. 2019. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. The MIT Press, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC, 2022.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, 1980.
RAABE, André; ZORZO, Avelino F.; BLIKSTEIN, Paulo. Computação na Educação Básica – fundamentos e experiências. Editora Penso, 2020.
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; Pretto, Nelson de Luca (Eds.). Recursos Educacionais Abertos: Práticas colaborativas e políticas públicas. Casa da Cultura Digital/Edufba. 2013. www.aberta.org.br/livrorea/
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre – A luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/software-livre-a-luta-pela-liberdade-doconhecimento/
VALENTE, José Armando.; BLIKSTEIN, Paulo. Maker Education: Where Is the Knowledge Construction? Constructivist Foundations, v. 14, n. 3, p. 252–262, 2019.
WING, Jeannette M. Viewpoint: Computational thinking. Communications of the ACM. Volume 49, Number 3, Pages 33-35, 2006.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | A - | |||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |