Ementa:
Exame e aprofundamento de três eixos básicos da atuação do ator/bailarino/performer: o movimento, a ação e o gesto. O objetivo nesse caso é inter-relacionar tais eixos e, ao mesmo tempo, esclarecer suas especificidades.
Bibliografia:
BONFITTO, Matteo. Entre o Ator e o Performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem cênica. Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 1, n. 1, 2014.
FERRACINI, Renato. (Org). Corpos em Fuga, Corpos em Arte. São Paulo: Hucitec e FAPESP, 2006.
MOSTAÇO, Edélcio. Incursões e excursões: a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia [Online], v. 4, n.2, 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/cadernosaa/909. Acesso: 11 out. 2015.
SILVA, Luciane; SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul–sul através da técnica Germaine Acogny. Revista Conceição | Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 162–173, jul./dez. 2017.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: editora Vozes, 2008. p. 509-539.
A Bibliografia será adaptada a cada período letivo pelo docente responsável pela respectiva Turma, de acordo com os tópicos abordados.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 3
Número mínimo de alunos: 8
Número de alunos matriculados: 14
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | B - | |||||
15:00 | B - | |||||
16:00 | B - | |||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |