Ementa:
Apresentação e discussão de conceitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: projeto político pedagógico de um curso universitário, neurociência aplicada à prática pedagógica, papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem autorrregulada pelo estudante, contrato pedagógico, zona de desenvolvimento proximal, avaliação formativa, dentre outros. Apresentação e discussão de métodos de ensino-aprendizagem que possibilitam maior participação do estudante e maior interação entre os sujeitos aprendentes. Apresentação e discussão de diferentes formas de avaliação do aprendizado. Elaboração de planos de aulas e de disciplinas. Para abordagem dos temas acima, a disciplina constará de aulas teóricas e oficinas, em sala de aula, e leituras em horários extraclasse.
Bibliografia:
AGUILAR-DA-SALIVA, RH. Professor: ser ou estar. Editora Norte. 2014.
ANTUNES, C. Vigotsky , quem diria?! Em minha sala de aula. Editora Vozes. 6a ed. 2014.
ANTUNES, C. Como desenvolver as competências em sala de aula. Editora Vozes. 11a ed. 2008.
HOFFMANN J. O jogo do contrário em avaliação. 9a. ed, 2014. Editora mediação.
HOFFMANN J. Avaliação mediadora. 33. ed, 2014. Editora mediação.
MORETTO VP. Prova – um momento privilegiado d estudo, não um acerto de contas. 9a. ed, 2010. Ed. Lamparina.
RELVAS, MP. Neurociência na prática pedagógica. Editora Wak. 2012.
Artigos científicos.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 4
Número de alunos matriculados: 17
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | A - | |||||
15:00 | A - | |||||
16:00 | A - | |||||
17:00 | A - | |||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |