Unicamp Diretoria Acadêmica

ED312 - História das Idéias Pedagógicas no Brasil - 2S/2024 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Estudo histórico das idéias pedagógicas no Brasil através do exame das principais concepções, tendo em vista a compreensão das alternativas que se põem para a educação brasileira atual.

Bibliografia:

ALMEIDA, José Ricardo Pires, História da instrução pública no Brasil (1500-1889), 2a.ed., São Paulo Educ/INEP, 2000.

 ANDREONI, J.A. (ANTONIL), Cultura e opulência do Brasil. São Paulo, Nacional, 1967. (texto da edição de 1711).

 ALVES, Gilberto Luiz, O pensamento burguês no seminário de Olinda (1800-1836), 2ª ed. Campinas, Autores Associados, 2001.

 ALVES, Gilberto Luiz, “O seminário de Olinda”. In: LOPES, E.M.T., FARIA FILHO, L.M. e VEIGA, C.G. (Orgs.), 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000, p. 61-78.

ALVES, Gilberto Luiz, A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. Trabalho apresentado no VI Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana. San Luis Potosí, México, 2003.

*5.006. AZANHA, J.M.P., Experimentação educacional. São Paulo, Edart, 1975.

AZEVEDO, F., A cultura brasileira. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1971.

BAETA NEVES, Luís Felipe., O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1978.

 BARROS, R.S.M., Ensaios sobre educação. São Paulo, Grijalbo/EDUSP, 1971.

BARROS, R.S.M., A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo, Convívio/EDUSP, 1985.

 BASTOS, M.H.C. e FARIA FILHO, L.M. (Orgs.), A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: UPF, 1999.

5.012. BASTOS, M.H.C., “O ensino monitorial/mútuo no Brasil (1827-1854)”. In: STEPHANOU, M. e BASTOS, M.H.C. (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. II – Século XIX. Petrópolis, Vozes, 2005, pp. 34-51.

5.013. BENCI, J., Economia cristã dos senhores no governo dos escravos. São Paulo, Grijalbo, 1977.

5.014. BEISIEGEL, C.R., Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982.

5.015. BITTAR, M. e FERREIRA JR., A., “Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI”. Educação & Sociedade, n. 86. vol. 25, Jan./Abr.-2004, p. 171-195.   

5.016. BOSI, Alfredo, Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

5.017. BOTO, C., “Iluminismo e educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX”. In: STEPHANOU, M. e BASTOS, M.H.C. (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil, v. I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, Vozes, 2004, pp. 158-178.

*5.018. BRANDÃO, Z., A intelligentsia educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e histórias da Escola Nova no Brasil. Bragança Paulista, EDUSF, 1999.

5.019. BRAUDEL, F., História e Ciências Sociais. Lisboa, Presença, 1972.

*5.020. BUFFA, E., Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo,

Cortez  e  Moraes, 1979.

5.021. BURKE, P., A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo, UNESP, 1991.

5.022. CAMPOS, R., Grandezas do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo, Atual, 1996.

5.023. CARDOSO, C.F., Paradigmas rivais na historiografia atual. In: Educação & Sociedade, No. 47, abril de 1994.

5.024. CARDOSO, Ciro Flamarion, História e paradigmas rivais. In: CARDOSO               e VAINFAS (Orgs.), Domínios da história. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

5.025. CARDOSO, Mirian Limoeiro, Para o conhecimento dos objetos históricos: algumas questões metodológicas. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1976 (mimeo).

5.026. CARDOSO, M.L., A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1977 (mimeo).

*5.027. CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy, As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e práticas das aulas régias no Rio de Janeiro (1759-1834). Bragança Paulista, EdUSF, 2002.       

Ano de Catálogo: 2024

Créditos: 4

Turma: A Vagas: 45

Número de alunos matriculados: 24

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Quinta 08:00 - 12:00

Docentes:

  • Jose Claudinei Lombardi
  • Mara Regina Martins Jacomeli
  • Regis Henrique Dos Reis Silva

Reservas:

Não possui reservas.

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00 A -
09:00 A -
10:00 A -
11:00 A -
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: