Ementa:
Estudo histórico das idéias pedagógicas no Brasil através do exame das principais concepções, tendo em vista a compreensão das alternativas que se põem para a educação brasileira atual.
Bibliografia:
ALMEIDA, José Ricardo Pires, História da instrução pública no Brasil (1500-1889), 2a.ed., São Paulo Educ/INEP, 2000.
ANDREONI, J.A. (ANTONIL), Cultura e opulência do Brasil. São Paulo, Nacional, 1967. (texto da edição de 1711).
ALVES, Gilberto Luiz, O pensamento burguês no seminário de Olinda (1800-1836), 2ª ed. Campinas, Autores Associados, 2001.
ALVES, Gilberto Luiz, “O seminário de Olinda”. In: LOPES, E.M.T., FARIA FILHO, L.M. e VEIGA, C.G. (Orgs.), 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000, p. 61-78.
ALVES, Gilberto Luiz, A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. Trabalho apresentado no VI Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana. San Luis Potosí, México, 2003.
*5.006. AZANHA, J.M.P., Experimentação educacional. São Paulo, Edart, 1975.
AZEVEDO, F., A cultura brasileira. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1971.
BAETA NEVES, Luís Felipe., O combate dos soldados de Cristo na terra dos papagaios. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1978.
BARROS, R.S.M., Ensaios sobre educação. São Paulo, Grijalbo/EDUSP, 1971.
BARROS, R.S.M., A ilustração brasileira e a idéia de universidade. São Paulo, Convívio/EDUSP, 1985.
BASTOS, M.H.C. e FARIA FILHO, L.M. (Orgs.), A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: UPF, 1999.
5.012. BASTOS, M.H.C., “O ensino monitorial/mútuo no Brasil (1827-1854)”. In: STEPHANOU, M. e BASTOS, M.H.C. (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. II – Século XIX. Petrópolis, Vozes, 2005, pp. 34-51.
5.013. BENCI, J., Economia cristã dos senhores no governo dos escravos. São Paulo, Grijalbo, 1977.
5.014. BEISIEGEL, C.R., Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982.
5.015. BITTAR, M. e FERREIRA JR., A., “Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI”. Educação & Sociedade, n. 86. vol. 25, Jan./Abr.-2004, p. 171-195.
5.016. BOSI, Alfredo, Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
5.017. BOTO, C., “Iluminismo e educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX”. In: STEPHANOU, M. e BASTOS, M.H.C. (Orgs.), Histórias e memórias da educação no Brasil, v. I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, Vozes, 2004, pp. 158-178.
*5.018. BRANDÃO, Z., A intelligentsia educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e histórias da Escola Nova no Brasil. Bragança Paulista, EDUSF, 1999.
5.019. BRAUDEL, F., História e Ciências Sociais. Lisboa, Presença, 1972.
*5.020. BUFFA, E., Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo,
Cortez e Moraes, 1979.
5.021. BURKE, P., A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo, UNESP, 1991.
5.022. CAMPOS, R., Grandezas do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo, Atual, 1996.
5.023. CARDOSO, C.F., Paradigmas rivais na historiografia atual. In: Educação & Sociedade, No. 47, abril de 1994.
5.024. CARDOSO, Ciro Flamarion, História e paradigmas rivais. In: CARDOSO e VAINFAS (Orgs.), Domínios da história. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
5.025. CARDOSO, Mirian Limoeiro, Para o conhecimento dos objetos históricos: algumas questões metodológicas. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1976 (mimeo).
5.026. CARDOSO, M.L., A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1977 (mimeo).
*5.027. CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy, As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e práticas das aulas régias no Rio de Janeiro (1759-1834). Bragança Paulista, EdUSF, 2002.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 23
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | A - | |||||
09:00 | A - | |||||
10:00 | A - | |||||
11:00 | A - | |||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | ||||||
20:00 | ||||||
21:00 | ||||||
22:00 | ||||||
23:00 |