Unicamp Diretoria Acadêmica

EX015 - Grupo de Preparação para o Parto - 2S/2024 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Informações da disciplina

Ementa:

Programa de encontros semanais com gestantes/casais grávidos com o intuito de oferecer uma preparação física e mental para a experiência de parto. Orientações baseadas nas atuais recomendações da literatura científica. Boas práticas de atenção ao parto e nascimento. Exercícios físicos e de apoio mental para uma experiência de parto saudável e positiva

Ano de Catálogo: 2024

Créditos: 3

Turma: A Vagas: 8

Número mínimo de alunos: 1

Número de alunos matriculados: 3

Idioma de oferecimento: Português

Horários/Salas:

  • Quarta 09:00 - 12:00 EN06

Docentes:

  • Clara Froes De Oliveira Sanfelice

Reservas:

Não possui reservas.

Forma de Contato:

  • E-mail: clarafos@unicamp.br

Local dos Encontros:

  • Hospital Estadual Sumaré - HES

Observação:

    • Dia e horário previsto das atividades: quartas-feiras, 9h (atividade presencial no HES) + atividades assíncronas desenvolvidas no horário combinado com a professora.
    • Breve descrição do Projeto e participação esperada pelo estudante: O projeto de extensão "Grupo de Preparação para o Parto" é um programa de preparação para a melhorar a experiência de parto das mulheres, englobando os aspectos fisiológicos e emocionais desta vivência. Tem como principal objetivo divulgar as boas práticas de atenção ao parto e nascimento, diminuir a ansiedade e o medo, bem como estimular o parto normal entre as mulheres, por meio de divulgação de informação científica e resgate da autonomia e protagonismo feminino. Com relação às atividades desenvolvidas pelos alunos, alguns participarão dos encontros presencialmente no HES. Outros ficarão responsáveis pelo trabalho remoto que ocorre diariamente, de forma escalonada e pré-acordada entre eles (captação e contato com as gestantes do município, divulgação dos encontros semanais, geração e compartilhamento de conteúdo educativo nas mídias sociais, desenvolvimento e criação das artes relacionados aos relatos de parto das participantes, orientações gerais no grupo virtual de whatsapp entre outros).

Turma: B Vagas: 4

Número mínimo de alunos: 1

Número de alunos matriculados: 4

Idioma de oferecimento: Português

Horários/Salas:

  • Quinta 08:00 - 11:00 EN07

Docentes:

  • Reginaldo Roque Mafetoni

Reservas:

Não possui reservas.

Forma de Contato:

  • E-mail: rmafetoni@unicamp.br

Local dos Encontros:

  • CAISM - UNICAMP

Observação:

    • Dia e horário previsto das atividades: 08 de agosto a 05 de dezembro de 202 às quintas-feiras, das 08 às 12 horas
    • Breve descrição do Projeto: Esta disciplina está vinculada as atividades do Grupo de Gestantes do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/CAISM/UNICAMP. Nos encontros são compartilhadas informações sobre o trabalho de parto e parto, e da assistência obstétrica do CAISM. As gestantes são treinadas para a prática de exercícios de mobilidade pélvica, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, e orientadas ao preenchimento do Plano de Parto do CAISM.
    • Participação esperada pelo estudanteApresentação de slides em powerpoint, uso de manequins e roda de conversa sobre as principais intercorrências da gestação, trabalho de parto e parto e assistência do Centro Obstétrico do CAISM; Treinamento e incentivo ao uso de exercícios de mobilidade pélvica e fortalecimento do assoalho pélvico, em parceria com equipe de fisioterapia; Orientação e o preenchimento do Plano de Parto do CAISM; Desenvolvimento de material educativo sobre a gestação, trabalho de parto, parto, pós-parto e amamentação para o Grupo de Gestante do CAISM, impresso e eletrônico; Avaliação da satisfação da gestante participante nas ações educativas e atividades do grupo por meio de roda de conversa e o preenchimento de um formulário próprio. 

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00 B - EN07
09:00 A - EN06 B - EN07
10:00 A - EN06 B - EN07
11:00 A - EN06
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: