Ementa:
A estratégia do curso é a ação multi e interdisciplinar, que permite a integração de conhecimentos nas áreas de engenharia, computação, direito, políticas públicas, economia, educação e gestão. O curso almeja envolver alunos de graduação em práticas de extensão, de modo a auxiliar na ressignificação de perfis profissionais e contribuir para a disseminação - fortalecimento de procedimentos educativos baseados na pesquisa a partir de demandas contemporâneas. Disso decorrem dois objetivos: 1) formar agentes de transição energética; 2) habilitar para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas junto a um público de perfis socioeconômicos variados. O conteúdo é descrito abaixo, relacionado com cada um dos objetivos: 1) Formação de agentes de transição energética • O conceito de Comunidade de Energia; • Pobreza energética; • Laboratório Urbano Vivo; • Transição energética e demandas por outras vias de Educação; • Tópicos em tecnologia social; 2) Habilitação para a difusão de tecnologias através de práticas inclusivas • Tópicos em tecnologias de energias renováveis: fotovoltaica e eólica; • Tópicos em economia institucional; • Tópicos em Educação Não Formal; • Visitas orientadas; • Prática laboratorial
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 6
Número mínimo de alunos: 8
Número de alunos matriculados: 23
Idioma de oferecimento: Português
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Forma de Contato:
Local dos Encontros:
Observação:
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são, todos fortemente interconectados. Eles formam um panorama complexo e multifacetado, cuja abordagem exige articulação entre diferentes saberes e interpretações da realidade. Nesse contexto, a disciplina “Educação interdisciplinar para a transição energética” tem forte caráter interdisciplinar, aceita alunos de todas as áreas do conhecimento e acontece dentro e fora da UNICAMP. Isto é, paralelamente à ministração de conteúdos em sala de aula, os alunos estarão presentes também em um bairro da periferia de Campinas, em interação direta com os moradores e seus problemas concretos, de forma a ser possível que a realidade encontrada alimente e motive o processo de aquisição do conhecimento. As aulas no campus e as vivências na periferia são paralelas e semanais. Espera-se que o envolvimento e interesse dos alunos os incentivem a propor seus próprios projetos de pesquisa, de modo a se tornarem agentes de transição energética e vetores de difusão de Ciência e Tecnologia para pessoas dos mais variados perfis socioeconômicos.
Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
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14:00 | A - FE22 | |||||
15:00 | A - FE22 | |||||
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