EX030 - Grupo de Apoio ao Pós-Parto - 2S/2024 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Programa de encontros semanais com puérperas e suas famílias com a finalidade de ofertar um espaço de orientações e educação em saúde no período pós-parto, além de fornecer um ambiente de troca de experiências e apoio entre puérperas para a promoção de bem-estar físico e mental.

Ano de Catálogo: 2024

Idioma de oferecimento: Português

• Erika Zambrano

Forma de Contato:

• E-mail: ezambrano@fenf.unicamp.br

Local dos Encontros:

• CAISM

Observação:

• Esta disciplina está vinculada as atividades do grupo de gestante/pós-parto do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti/CAISM/UNICAMP, que promove o atendimento de 15 gestantes/puérperas por encontro (média: 60 gestantes/mês, 720 gestantes/ano). Nos encontros desta disciplina são compartilhadas informações sobre a assistência ao pós-parto e ao recém-nascido e a coleta de feedbacks das mulheres às atividades propostas no grupo por alunos de graduação, que recebem capacitação prévia e acompanhamento direto dos docentes envolvidos no projeto e disciplina de extensão. Na disciplina EX15 será abordada o conteúdo da assistência ao parto e trabalho de parto para as gestantes.

Esta disciplina está fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social na qual pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo, com a função de transformar a realidade.
    Os alunos serão instruídos sobre os objetivos e conteúdo programático do grupo de preparação ao parto e pós-parto, e também serão estimulados à leitura e discussões dos temas abortados durante os encontros do grupo.

PERÍODO DE OFERECIMENTO: 01 de agosto a 07 de novembro de 2024
    DIAS DE OFERECIMENTO: Quintas, das 08 às 12 horas