EX003 - Comunidade de aprendizagem com cinema na escola - 2S/2024 Imprimir

Graduação/Tecnologia

Atuar nas escolas municipais de Campinas que estão no Programa “Cinema e Educação: a experiência do cinema na escola de educação básica” da SME, como forma de implantação da 13006/14 que prevê a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola. As escolas que estão no Programa já possuem algum professor ou profissional da educação envolvido com a pedagogia dos dispositivos de criação de cinema na escola, que é a base da metodologia de trabalho do Laboratório Olho junto ao Programa. A atuação dos extensionistas será planejada coletivamente entre o professor responsável pela disciplina “EX003 Comunidade de aprendizagem com cinema na escola”, o professor da escola que está inserido no Programa “Cinema e Educação: a experiência do cinema na escola de educação básica” e o estudante matriculado na disciplina. O Programa Cinema e Educação tem o objetivo dar um salto quantitativo e qualitativo na promoção de diversas ações situadas na confluência entre cinema e educação e a proposta da SME Campinas foi além do que era previsto pela nova lei e promover experiências de ver, debater e produzir filmes, na escola e outros espaços educativos, experiência capaz de deslocar o nosso olhar sobre o cotidiano, o espaço, sobre o que ocorre no interior e no entorno da escola e nas relações humanas. Produzir imagens na escola, discutindo coletivamente essa produção é, na concepção adotada pelo Programa, uma prática educativa que pode promover novas sensibilidades, novas percepções e leituras do mundo. O Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho da Faculdade de Educação da Unicamp é parceiro do programa Cinema & Educação atuando na concepção, na formação de profissionais e no desenvolvimento do programa desde 2016. O aluno matriculado na disciplina estará automaticamente vinculado ao projeto de pesquisa, ensino “Educação, imagens e o comum: tramas de formação pelas comunidades de cinema e educação” durante o 2º semestre de 2024.

Ano de Catálogo: 2024

Idioma de oferecimento: Português

• Sexta 16:00 - 18:00 ED11

• Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

Forma de Contato:

• E-mail: ceamiranda@gmail.com

Local dos Encontros:

• Sala de aula e Escolas da SME de Campinas

Observação:

• Proposta de desenvolvimento da disciplina

Breve descrição do tipo de participação esperada do estudante: A disciplina está aberta para todos os cursos da Unicamp. Esperamos que os estudantes possam colaborar com os principais desafios da educação no século XXI: direitos humanos, sustentabilidade e tecnicidade, com sugestões teórico-metodológicas que nos ajudem a ampliar as possibilidades de produção de imagens do corpo, do espaço, do que é humano e do que é inumano; com a ampliação das dimensões arquitetônicas, urbanas, mecânicas e socioambientais, ou seja, de tudo que pode virar imagem na escola e a comunidade escolar. Também serão bem-vindas colaborações técnicas e artísticas de produção de imagens digitais e de performance com tecnologias digitais e no campo das tecnologias sociais.

Objetivos

Inserir os alunos nos cineclubes já constituídos das escolas para permitir que os alunos conheçam o Programa Cinema & Educação e suas especificidades de cada escola.

Proporcionar material para coleta de dados sobre desejos, necessidades e interesses dos atores que estão envolvidos com o cineclube nas escolas.

Contribuir com propostas, encaminhamentos e material que atendam em parte os desejos, as necessidades e os interesses manifestos nas escolas.

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
16:00 A - ED11