Ementa:
Panorama do ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira/ segunda língua em contextos diversos, incluindo aspectos da institucionalização da área e políticas linguísticas no Brasil e no exterior. Abordagens contemporâneas de ensino, produção e análise de materiais didáticos, e avaliação.
Bibliografia:
Bibliografia básica
AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da SIPLE. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272394920_O_ensino_de_portugues_como_lingua_de_acolhimento_para_refugiados. Acesso em: 10 abr. 2024.
BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 155-191, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658345. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658345. Acesso em: 7 mar. 2024.
BULLA, Gabriela da Silva; KUHN, Tanara Zingano. ReVEL na Escola: Português como Língua Adicional no Brasil – perfis e contextos implicados. ReVEL, v. 18, n. 35, 2020.
CARVALHO, S.; SCHLATTER, M. Ações de difusão internacional da língua portuguesa. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 42, p. 260-284, jun. 2011.
DINIZ, L. R. A. Para além das fronteiras: a política linguística brasileira de promoção internacional do português. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 52, n. 2, p. 409-433, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645379. Acesso em: 10 abr. 2023.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Aquisição de Segunda Língua. São Paulo: Parábola, 2014.
ROCHA, C. H. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350403. Acesso em: 19 jun. 2023.
RONCARATI, C.; SILVA, D. B. da; PONSO, L. C. Um olhar crítico sobre a sociometria da língua portuguesa. Gragoatá, Niterói, n. 32, p. 75-98, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33033. Acesso em: 10 abr. 2024.
SCARAMUCCI, M. V. R. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras línguas. Digilenguas, v. 12, p. 48-67, 2012.
Bibliografia adicional
BIZON, A. C.; CAMARGO, H. Acolhimento e ensino da língua portuguesa à população oriunda de migração de crise no município de São Paulo: por uma política do atravessamento entre verticalidades e horizontalidades. In: BAENINGER, R. et al. (Orgs.). Migrações Sul-Sul. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo; Unicamp, 2018.
CAVALCANTI, M. C.; MAHER, T. M. (Orgs.). Multilingual Brazil: Language Resources, Identities and Ideologies in a Globalized World. New York and London: Routledge, 2018.
CRISTÓVÃO, V. L. L.; DIAS, R. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: Múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 265-304.
MATTOS, A. M. de A.; VALÉRIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e intersecções. RBLA, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.
MOITA LOPES, L. P. (Org.). O português no século XXI: Cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013.
ZOPPI-FONTANA, M. G. O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: RG, 2009. p. 13-41.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 8
Número de alunos matriculados: 8
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
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