Ementa:
O objetivo do curso é oferecer um debate sobre o cinema do Atlântico Negro, circunscrito no campo de estudos do cinema mundial (World Cinema), interessado em cartografias para a história e a crítica do cinema. Trata-se de pensar o campo do cinema intercultural, em que questões estéticas e políticas emergem do cinema da diáspora africana, na eclosão da modernidade e na contemporaneidade. Recorta-se a geografia transatlântica ou o Atlântico Negro (Américas, Europa e África). A partir da reflexão sobre representação, linguagem e poder, almeja-se inspecionar os modos como as construções identitárias, as subjetividades e a memória são enunciadas nos filmes. Assim, filmes dos cinemas negros, LGBT+ e queer e feministas são priorizados. A discussão avança para incluir tópicos como “tecnologias de representação e subjetivação” (marcadores étnico-racias e de gênero e sexualidade) e dissenso. Com isso, os modos da fabulação, os usos dos arquivos, a performance, as confissões, os testemunhos e as profanações emolduram a luta anti-colonial, a descolonização e o decolonial, a territorialização multicultural e as radicalizações e transgressões na imagem.
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Ano de Catálogo: 2024
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