Ementa:
Disciplina que procura o conhecimento e compreensão das relações entre educação, economia e planejamento de nível macro. Visa, portanto desenvolver análises sobre impacto de políticas econômicas na configuração dos sistemas educacionais e a elaboração do planejamento nas suas diferentes etapas e atores. Esta abordagem remete a considerações espaciais locais quanto continentais.
Bibliografia:
Apple, Michael W. - Education and Power. ARK Paperbacks. Boston, 1985. (Há tradução em língua portuguesa).
Archer, Margaret S. – Social Origins of Educational Systems. Sage Publications. Londres, 1984.
Ball, Stephen – “Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional.” Curriculo sem Fronteiras. Vol. 6, Nº2, (Jul-Dez 2006).
Bijker, Wiebe E. et alii - The Social Construction of Technological Systems. MIT Press. Cambridge (Mass.), 1987.
Boutang, Yann Moulier – Le Capitalisme Cognitif. La Nouvelle Grande Transformation. Éditions Amsterdam. Paris, 2007.
Braverman, Harry - Trabalho e Capital Monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Ed. Zahar. Rio de Janeiro, 1975.
Carnoy, Martin (Ed.) - International Encyclopedia of Economics of Education. 2nd. ed. Nova Iorque: Elsevier, 1995.
Carnoy, Martin & Levin, Henry M. - Escola e Trabalho no Estado Capitalista. Cortez Editora. São Paulo, 1987.
Carnoy, Martin – Mondialisation et réforme de l’éducation: ce que les planificateurs doivent savoir. UNESCO-IIPE. Paris, 1999.
Coriat, Benjamin - L'Atelier et le Chronomètre. Christian Bourgeois Éd.. Paris, 1979.
Coriat, Benjamin - L'Atelier et le Robot. Christian Bourgeois Éd.. Paris, 1990.
Coriat, Benjamin - Penser à l'envers. Travail et Organisation dans l'Entreprise Japonaise. Christian Bourgeois Éd.. Paris, 1991.
Dahl, Robert - A Preface to Economic Democracy. University of California Press. Berkeley, 1985.
David, Paul A. & Foray, Dominique – “An introduction to the economy of the knowledge society”. International Social Science Journal Vol 54, Nº171, Março 2002.
Defourny, J.; Favreau, L.; Laville, J. L. (Orgs.) – Inserción y Nueva Economía Social. Valencia: CIRIEC-España, 1998.
Desroches, Henri – Histoires d’Économies Sociales. D’un tiers état aux tiers secteurs, 1791-1991. Paris: Syros, 1991.
Dosi, Giovanni - "Technological paradigms and technological trajectories. A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change." Research Policy. Vol.11 (1982).
Engerstrom, Yrjö - Learning by Expanding. An Activity-Theoretical Approach to
Fägerlind, Ingemar & Saha, Lawrence J. - Education & National Development. A Comparative Perspective. Pergamon Press. Oxford, 1989.
Fisher, Donald - "Boundary Work: a Model of the Relation Between Power and Knowledge". Knowledge. Creation, Diffusion and Utilization, Vol. 10, No.2 (Dezembro 1988).
Forester, John – Critical Theory, Public Policy and Planning Practice. Toward a Critical Pragmatism. State University of New York Press. Albany, 1993.
Foucault, Michel - Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Ed. Vozes. Petrópolis, 1977.
Foucault, Michel – Naissance de la biopolitique. Paris : Gallimard/Seuil, 2004.
Friedman, Milton e Rose - Liberdade de Escolher. Ed. Record, Rio de Janeiro.
Godet, Michel – “The Art of Scenarios and Strategic Planning: Tools and Pitfalls”. Technological Forecasting and Social Change, Nº 65 (2000) pp 3-22.
Gorz, André (org.) - Divisão Social do Trabalho e Modo de Produção Capitalista. Publicações Escorpião. Porto, 1976.
Gorz, André - Métamorphoses du travail - quête du sens. Critique de la raison économique. Éds. Galilée. Paris, 1991.
Guichaoua, André & Goussault, Yves - Sciences sociales et développement. Armand Colin Éd. Paris, 1993.
Gramsci, Antonio - Os Intelectuais e a Organização da Cultura.
Ano de Catálogo: 2024
Créditos: 4
Número de alunos matriculados: 13
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Regular
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.Hora | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
07:00 | ||||||
08:00 | ||||||
09:00 | ||||||
10:00 | ||||||
11:00 | ||||||
12:00 | ||||||
13:00 | ||||||
14:00 | ||||||
15:00 | ||||||
16:00 | ||||||
17:00 | ||||||
18:00 | ||||||
19:00 | A - | |||||
20:00 | A - | |||||
21:00 | A - | |||||
22:00 | A - | |||||
23:00 |