Unicamp Diretoria Acadêmica

EG127 - Metodologia de Pesquisa II - 6A/2023 Imprimir

Pós-Graduação

Informações da disciplina

Ementa:

Variáveis. População e amostra. Processamento dos dados. Análise dos dados. Discussão de resultados. Como redigir o texto para publicação. Análise de trabalhos de pesquisa.

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA
Bettany-Saltikov J, Whittaker VJ. Selecting the most appropriate inferential statistical test for your
quantitative research study. Journal of Clinical Nursing. 2013; 23, 1520–31, doi: 10.1111/jocn.12343.
Burmeister E, Aitken LM. Sample size: How many is enough? Australian Critical Care. 2012; 25:271-74.
http://dx.doi.org/10.1016/j.aucc.2012.07.002.
Cantrell MA. Demystifying the Research Process: Understanding a Descriptive Comparative Research
Design. PEDIATRIC NURSING. 2011;37(4).
Chiavetta NM, Martins ARS, Henriques ICR, Fregni F. Differences in methodological quality between positive
and negative published clinical trials. Journal of Advanced Nursing, 2014. 70(10), 2389–403. doi:
10.1111/jan.12380.
Fethney J. Statistical and clinical significance, and how to use confidence intervals to help interpret both.
Australian Critical Care. 2010; 23:93-97 doi:10.1016/j.aucc.2010.03.001.
Knapp TR, Brown JK. Ten Statistics Commandments That Almost Never Should Be Broken. Research in
Nursing & Health, 2014, 37, 347–51.
Medronho RA. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2004.
Pagano M, Gauvreau K. Princípios de bioestatística. São Paulo: Ed. Thomson, 2004.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 9ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Portney LG, Watkins MP. Foundations of Clinical Research: application to practice. 3 ed. New Jersey:
Prentice Hall, 2008.
Prasada V, Jorgensonb J, Ioannidisc JPA, Cifue A. Observational studies often make clinical practice
recommendations: an empirical evaluation of authors’ attitudes. Journal of Clinical Epidemiology. 2013;
66:361-6. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2012.11.005.
Prematunga RK. Correlational analysis. Australian Critical Care. 2012; 25:195-199.
doi:10.1016/j.aucc.2012.02.003.
Shrier I, Pang M. Confounding, effect modification, and the odds ratio: common misinterpretations. Journal of
Clinical Epidemiology. 2015; 68:470-474. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2014.12.012.
Zellner K, Boerst CJ, Tabb, W. Statistics used in current nursing research. Journal of Nursing Education
2007; 46 (2): 55-9.

Ano de Catálogo: 2023

Créditos: 6

Turma: A Vagas: 1

Número de alunos matriculados: 1

Idioma de oferecimento: Português

Tipo Oferecimento: Regular

Local Oferecimento:

Horários/Salas:

  • Segunda 08:00 - 12:00 EN01
  • Segunda 14:00 - 17:00 EN01
  • Terça 08:00 - 12:00 EN01
  • Terça 14:00 - 18:00 EN01

Docentes:

  • Roberta Cunha Matheus Rodrigues

Reservas:

  • 59 - Enfermagem - AA

Horários

Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
07:00
08:00 A - EN01 A - EN01
09:00 A - EN01 A - EN01
10:00 A - EN01 A - EN01
11:00 A - EN01 A - EN01
12:00
13:00
14:00 A - EN01 A - EN01
15:00 A - EN01 A - EN01
16:00 A - EN01 A - EN01
17:00 A - EN01
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Compartilhar: