Ementa:
A disciplina "Competências Digitais e Inteligência Artificial para a Construção de Pesquisas em Geografia" tem como objetivo capacitar pesquisadores a compreender as tecnologias digitais e suas implicações na produção e difusão do conhecimento científico, com ênfase em temáticas geográficas. A pandemia global de Covid-19 acelerou a necessidade de desenvolver habilidades digitais, tornando essas competências cruciais para a participação na sociedade atual. Através da capacitação em Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais, os estudantes aprenderão a enfrentar desafios pessoais e globais, construir metodologias inovadoras, gerenciar melhor o tempo e ampliar a difusão da pesquisa, estando preparados para o mercado de trabalho e redes globais de pesquisa que exige habilidades digitais.
Bibliografia:
UNESCO & Mila - Institut québécois d'intelligence artificielle. (2023). Angles morts de la gouvernance de l'IA. Paris, France: UNESCO.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384801
Commission Mondiale d'éthique des connaissances scientifiques et des technologies. (2019). Étude préliminaire sur l’Éthique de l’intelligence artificielle
[Document de programme et de réunion.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367823_fre
Canva (2023). Canva: A step-by-step guide 2023.
Disponível em: https://www.canva.com/learn/a-step-by-step-guide-to-designing-from-scratch/
Wu, C. (2018). O clique de um bilhão de dólares. Intrínseca.
Castells, M. (2003). Viver em rede no século XXI: A sociedade em rede como um paradigma. Editora da UNESP.
Ferreira, J., Guedes, L., & Silva, J. (2020). Using Artificial Intelligence to Create Chatbots: A Literature Review. International Journal of Computer Science and Mobile Computing, 9(2), 113-124.
Institut international de l'UNESCO pour l'enseignement supérieur en Amérique latine et dans les Caraïbes. (2023). ChatGPT e inteligencia artificial en la educación superior: guía de inicio rápido.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385146_spa?posInSet=16&queryId=b927f2d2-a927-48db-a460-3b59e4886548 UNESCO.
Recomendação sobre a Ciência Aberta. 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378469. MURRAY, S. (2017).
Developing digital literacy: Using technology to support academic skills development. In S. Murray & C. MacGregor (Eds.), Digital Literacies in Education (pp. 89-102).
Routledge. JOUVE, B. (2022). Les sciences de la communication à l’ère du numérique : État des lieux et perspectives. Hermann Éditeurs.
ROUSSELIERE, D. Les réseaux sociaux numériques et la confiance dans la science. Hermès, La Revue, v. 84, p. 111-116, 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/hermes/5803.
Ano de Catálogo: 2023
Créditos: 4
Número mínimo de alunos: 5
Número de alunos matriculados: 30
Idioma de oferecimento: Português
Tipo Oferecimento: Eventual
Local Oferecimento:
Horários/Salas:
Não possui horários cadastrados.Docentes:
Reservas:
Não possui reservas.